You are currently viewing Geografia – América Latina: recursos naturais e economia

Geografia – América Latina: recursos naturais e economia

Olá, estudante. Esta videoaula de Geografia do 8º ano foi veiculada na TV no dia 01/12/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos compreender a dependência da economia latino americana dos seus recursos naturais.

Temática – Geografia – América Latina: Recursos Naturais e Economia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Map-Latin_America_and_Caribbean.png>. Acesso em: 03 de Novembro de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – América Latina: Recursos Naturais e Economia

GEOGRAFIA | 8º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: AILTON

América Latina: Recursos Naturais e Economia 

Assim como em qualquer outro país, os povos que vivem na América Latina têm dependência dos recursos naturais para atender às suas necessidades mais básicas de sobrevivência. No entanto, a economia dos países latinos apresenta forte dependência da exportação dos seus recursos naturais, sejam eles in natura, utilizados em algum processo produtivo, ou apresentando qualquer grau de beneficiamento. Veja o mapa da regionalização da América segundo as características econômicas:

Figura I:. Fonte: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. p. 120.

Considerando que os países que estão ao sul do México pertencem a América Latina, a Figura I, nos mostra a dependência econômica dos latinos em relação aos recursos naturais, ao observar o mapa é possível identificar que nenhum país entre os latinos faz parte do grupo dos desenvolvidos, onde encontramos países produtores de tecnologia de ponta e altamente industrializados.

Ainda que não façam parte do grupo de países desenvolvidos, algumas regiões apresentam diversas indústrias em seu território, como é possível observar, na Figura I, nações assinaladas com a cor verde representam o grupo dos emergentes, caracterizados pelo processo de industrialização tardia (meados de 1930), pouco domínio na produção de alta tecnologia e indústrias clássicas. Esse grupo é composto por Argentina, Brasil e México. 

Na cor marrom estão representados os países com economia de base agropecuária e de lilás os que apresentam economia diversificada mas de base mineral. Na América Central destaca- se a produção de banana, café, açúcar, algodão e tabaco, enquanto nas regiões de base mineral predomina extrativismo de bauxita e petróleo.

É importante ressaltar que os países que apresentam economia de base mineral ou agropecuária não vivem exclusivamente do setor extrativista, mas detém uma forte dependência dos produtos ligados ao setor primário considerando que na maioria dos casos vendem seus produtos como commodities com pouco ou sem nenhum processo de beneficiamento. O Brasil, ainda que faça parte do grupo de países emergentes, é um dos maiores produtores de soja e proteína animal do mundo, além de ser um grande fornecedor mundial de minérios como alumínio, cobre, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel e ouro. 

A concentração de terras e forte presença das transnacionais, extrativistas ou industriais, marcam a economia de diversas nações da América Latina alguns países apresentam forte dependência da exportação de recursos naturais, como é o caso do Uruguai que assistiu nos últimos anos um certo desequilíbrio financeiro com a queda do preço das commodities, o que deu deu espaço para o surgimento de outras atividades como por exemplo as instituições financeiras. 

O Chile tem feito investimentos para reduzir a dependência econômica da exportação de recursos naturais. A Venezuela apresenta um dos casos mais emblemáticos ainda que detenha uma das maiores reservas de petróleo do mundo, vive uma intensa crise financeira, política e humanitária desde 2015, a economia é dependente da exportação do petróleo com a queda do preço do barril e diversas tomadas de decisão políticas que não deram bons resultados o país sofre com aumento expressivo da inflação e pouco dinamismo econômico. 

Os recursos naturais, em sua grande maioria, não são infinitos e precisam ser extraídos com responsabilidade tanto na perspectiva de minimizar os impactos sociais e ambientais da atividade extrativista, quanto na consciência do tempo de renovação de determinado recurso. 

Por fim, é preciso fazer diversos investimentos para que a economia não seja completamente dependente de um único produto ou setor, a dinâmica econômica é saudável para um país e pode evitar crises quando o preço de algum produto ou serviço sofre severa queda no mercado internacional.  

Atividades

Responda as questões abaixo e registre as respostas em seu caderno. Se possível, compartilhe com os colegas e professores. 

Questão 1 – Observe a Figura I e aponte a qual grupo de países o Brasil pertence? 

Questão 2 – Os países classificados como economia de base agropecuária, praticam apenas atividade agropecuária?


Habilidade estruturante: (EF08GE22-A) Identificar os principais recursos naturais dospaíses da América Latina, analisando seu uso e importânciapara a produção de matéria-prima e energia.
Referências:ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
 ___________. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.
CACCIAMALI, M. C; BOBIK, M; CELLI, U. J. Em busca de uma nova inserção da América Latina na economia global. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/S0103-40142012000200007>. Acesso em: 05 out. 2021.
GONÇALVES, R. J. de A. F. Capitalismo extrativista na América Latina e as contradições da mineração em grande escala no Brasil. Brazilian Journal of Latin American Studies, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 38-55, 2017. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/prolam/article/view/133593>. Acesso em: 08 out. 2021.
MACHADO, L. T. A teoria da dependência na América Latina. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ea/a/mjsc7pDvgJxjSNFFM6NwmGN/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 08 out. 2021.
MORAES, A. C. de. O social na América Latina: Dilemas e perspectivas. Brazilian Journal of Latin American Studies, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 23-36, 2004.. Disponível em:< https://www.revistas.usp.br/prolam/article/view/81782>. Acesso em: 08 out. 2021.