You are currently viewing Geografia – Alternativas de energia que movem o mundo

Geografia – Alternativas de energia que movem o mundo

Olá, educandos! Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 06/08/21. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

 Nesta aula de Geografia você estudará sobre fontes de energias alternativas e seus impactos na natureza.

Assista à videoaula da professora Jussarinha sobre a temática fontes de energia alternativas.

Como explicou a professora Jussarinha na videoaula que você assistiu, a energia é fundamental para o crescimento dos seres vivos, possibilita que os seres humanos realizem suas atividades diárias e também é a responsável pelo movimento das coisas. Aprendeu sobre fontes de energia alternativas mais utilizadas e como elas impactam o meio ambiente. As fontes de energia alternativas têm origens diversas: o sol, o vento, os rios, os oceanos, o interior da terra e a biomassa. Veja:

Energia solar

Fonte de energia proveniente do sol. É considerada limpa, renovável, abundante e pode ser captada de duas maneiras:

Energia Solar Fotovoltaica é o nome dado ao processo de conversão direta dos raios solares em energia elétrica, que acontece quando a luz solar atinge as células das placas solares, gerando assim a eletricidade.

 Energia heliotérmica é um tipo de energia também proveniente do sol. O processo de transformação acontece em uma usina, onde o vapor movimenta as turbinas que acionam os geradores que produzem a energia elétrica. Este tipo de energia é transformada em calor e é utilizada para aquecer a água usada em residências, clubes, hotéis, entre outros.

Energia eólica

Fonte de energia obtida do movimento das massas de ar (vento). É renovável e considerada a fonte energética mais limpa do planeta.  O vento gira as pás e o processo de transformação acontece em uma turbina eólica ou aerogerador. As turbinas eólicas podem ser instaladas sozinhas ou em grupos que são os parques eólicos.

O sistema eólico pode ser usado em 3 sistemas diferentes:

Sistema isolado: são sistemas que se encontram privados de energia elétrica proveniente da rede pública;

Sistema híbrido: são sistemas que produzem energia elétrica em simultâneo com mais de uma fonte, nomeadamente painéis fotovoltaicos ou turbinas eólicas;

Sistema interligado à rede: são sistemas que inserem a energia produzida por eles mesmos na rede elétrica pública.

Energia hidráulica 

Fonte de energia produzida pela movimentação das águas dos rios e também dos oceanos. A água ativa os geradores de uma usina que ativa os geradores. Esta fonte de energia é a principal fonte geradora de energia elétrica no País.

Energia geotérmica

Fonte de energia obtida por meio da perfuração do solo em locais onde há grande concentração de vapor e água quente, que são drenados até a superfície terrestre por meio de tubulações específicas. Em seguida o vapor é transportado a uma central elétrica geotérmica, que faz girar as lâminas das turbinas e que ao se movimentarem produzem energia elétrica.

Biomassa

Fonte de energia de origem orgânica, proveniente de animais e vegetais. Pode ser obtida através da combustão da madeira, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas. Existem 4 formas de transformar a biomassa em energia:

Fonte: acervo pessoal professora Jussarinha

Atividade 1

Pesquise um pouco mais sobre a BIOMASSA e faça um texto sobre como ocorre a transformação dela em energia. O que mais lhe chamou a atenção? Onde você mora ela é usada? Como é este processo? E a questão ambiental, como fica com o uso desta fonte? Explique tudo direitinho no seu caderno. Lembre-se de que todo texto tem Título, começo, meio e fim.

Relembrando a aula – Hoje você aprendeu sobre as fontes de energia alternativas, seus usos e impactos na natureza.  O importante é ter consciência e usar o seu conhecimento para contribuir e fazer a sua parte na preservação do meio ambiente.

ReferênciasTecnologia e invenção Atualmente, a energia solar pode ser armazenada em painéis especiais e convertida em eletricidade Disponível em:https://escola.britannica.com.br/pesquisa/imagens/energia/recursos/215209 – Acesso em 19 de maio de 2021.
Energia alternativa – Disponível em :https://escola.britannica.com.br/artigo/energia-alternativa/603331 Acesso em 19 de maio de 2021
Componente curricularHabilidades
Geografia(EF05GE07-B) Relacionar diferentes tipos de energia com as questões socioambientais.