You are currently viewing Geografia – África: Dominação europeia

Geografia – África: Dominação europeia

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Assim como ocorreu na América, por volta de 1500, a colonização europeia alcançou o continente africano em 1884, isso mesmo, ainda que a África seja considerada um dos berços da civilização não foi poupada dos interesses imperialistas das potências europeias. Com a expansão da industrialização a necessidade por matéria- prima leva a partilha da África pelos europeus, o que conhecemos por neocolonialismo.

Terra – Fonte: https://pixabay.com/pt/illustrations/terra-planeta-mundo-globo-1617121/

Questão 01

Partilha da África – Fonte: http://www.arionaurocartuns.com.br/2018/10/charge-partilha-da-africa.html

A charge faz referência a qual período da história africana? Descreva as características do evento representado na charge.

Questão 02

Na primeira vez que a Marselhesa foi entoada na Copa do Brasil, Karim Benzema ficou calado. O artilheiro e principal jogador da seleção francesa escolheu não cantar o hino nacional de seu país em um protesto silencioso contra a xenofobia presente na letra e na sociedade multicultural da França.

Benzema, como milhões de franceses, é filho de imigrantes de uma das colônias que o país teve no século 20, no caso dele, a Argélia.

Fonte:https://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/06/por-que-benzema-nao-canta-o-hino-da-franca.html

Qual relação podemos estabelecer entre a reportagem e a Conferência de Berlim?


QUESTÃO 03

Colonização europeia – Fonte: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. p. 264.

a) De acordo com o mapa, quais nações africanas eram independentes em 1945?

b) Qual nação europeia detém mais colônias na África?

c) A colonização foi positiva para África? Justifique sua resposta.

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e curte esse vídeo!

Canal Geo Power “Atividade 16 – África: Dominação europeia – 8º Ano”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=inYj9GJ5ZMM>. Acesso em: 10, out. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-8o-ano/


Habilidade:(EF08GE20-A) Compreender as diversas identidades do continente americano e africano e as interculturalidades originadas pelo processo histórico de ocupação.
Referencial Teórico: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
___________. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.
ALMEIDA, M. Z. C. M; PEREIRA, N. C; SANTOS, R. C. A população negra na capitania de Goyazes entre 1500 a 1800. Disponível em:<https://www.anais.ueg.br/index.php/semanahistoriacoracoralina/article/download/13202/9740/>. Acesso em: outubro de 2022.
FELINTO, M. A escravidão no Brasil durou 300 anos. Disponível em:<https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/5/12/folhinha/4.html>. Acesso em: outubro de 2022.
MARQUESE, R. B. A dinâmica da escravidão no Brasil: resistência, tráfico negreiro e alforrias, séculos XVII a XIX. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/nec/a/xB5SjkdK7zXRvRjKRXRfKPh/abstract/?lang=pt>. Acesso em: outubro de 2022.
PORTAL da cultura afro-brasileira. Disponível em: <https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/index.php>. Acesso em: agosto de 2021.
SCHRODER, A. A era da escravidão. Disponível em:<https://super.abril.com.br/especiais/a-era-da-escravidao/>. Acesso em: outubro de 2022.