You are currently viewing Geografia – A riqueza das regiões brasileiras
Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors/brasil-geografia-mapa-regi%c3%a3o-153889/

Geografia – A riqueza das regiões brasileiras

Olá, educando(a)! Esta videoaula de Geografia para o Agrupamento E (5º ano), do Ciclo da Infância, foi veiculada na TV no dia 10/09/2021 (sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors/brasil-geografia-mapa-regi%c3%a3o-153889/

Nosso país é um berço de riquezas diversas e nós mal conhecemos a cidade em que moramos. São inúmeros limites e fronteiras a serem desbravados e conhecidos junto a sua gente. Estude sobre as regiões brasileiras nesta aula.

Assista à videoaula da professora Jussarinha sobre esta temática.

Geografia | Turma E | 5º Ano | Ciclo da Infância

O Brasil é dividido em cinco regiões e cada uma delas é composta por alguns estados. Esta divisão se dá para definir os estados, a população e o povoamento de cada parte. Vamos conhecer algumas riquezas de cada cantinho do Brasil, seus limites e fronteiras. Como nosso país é grande e rico em belezas e recursos naturais! A extensão territorial, que é imensa, guarda segredos que podem trazer benefícios e descobertas nos mais diversos campos das ciências. O solo nacional tem mistérios em forma de minérios e minerais de incontáveis valores e usos.

Você sabe a diferença entre limite e fronteira?

Os limites referem-se a uma determinação legalmente determinada, que foi estabelecida por um acordo formal ou uma convenção.

Já as fronteiras constituem algo dinâmico, que refere-se às trocas e relações, sejam elas culturais, econômicas, militares, afetivas e outras.

Por exemplo: O “limite entre Brasil e Paraguai” é diferente de dizer “a fronteira entre Brasil e Paraguai”, sendo entendemos por fronteira as áreas de interação populacional, econômica e cultural entre os povos. Enquanto o limite define um término, a ideia de fronteira consiste em um começo ou uma expansão.

Agora que você já compreendeu sobre limite e fronteiras, conheça algumas riquezas de cada cantinho brasileiro. Embarque nesta aventura!

Você sabia que o Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial? E que o território brasileiro ocupa uma área de 8.547.403 km² no planeta Terra? Toda esta extensão territorial faz do nosso país um berço de diversidade cultural, humana e econômica.

Região Norte

Veja a imagem do mapa acima. É a região Norte, formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins. É uma região que faz muitas fronteiras com outros países como: Bolívia, Peru, Colômbia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. É a maior das cinco regiões brasileiras, a segunda menos populosa e a menos povoada do país.

Qual é a diferença entre região populosa e região povoada?

Preste atenção: Populosa, referimos a um determinado lugar que possui um número total de habitantes. Refere-se a um número elevado de habitantes; Por sua vez, a palavra povoada ou povoado se refere ao número de habitantes por km quadrado, ou seja, a densidade demográfica daquela região no caso. Faz relação entre população e área ocupada.

A região norte, possui uma grande área coberta pela selva, e isso dificulta a ocupação humana. A população se concentra mais nas capitais de seus estados e é formada de mestiços descendentes de índios e portugueses. Porém, esta região recebeu muitas pessoas do Sul, Sudeste brasileiro e muitos nordestinos que foram atrás de trabalho nos seringais para extrair a borracha. De acordo com o censo de 2010, esta região tem mais de 15 milhões de habitantes.

O clima equatorial – que é quente e úmido – predomina na região, exceto no Pará, no sul do Amazonas e no sul de Rondônia, onde o clima é tropical – que apresenta temperaturas elevadas durante o ano todo.

A economia é baseada nas atividades industriais, sobretudo em Manaus, e ainda no extrativismo vegetal e mineral – que é  a retirada da natureza, algo que pode ser industrializado e comercializado, como madeira, óleos vegetais e minérios. É aqui que se concentra a maior bacia hidrográfica do mundo, formada pelo rio Amazonas e seus afluentes, onde temos alguns portos e usinas hidrelétricas. A floresta amazônica cobre quase toda região, havendo uma pequena faixa de mangue no litoral e algumas áreas de cerrado em sua porção sul. 

Região Nordeste

A região Nordeste é composta pelos estados de  Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. É uma região totalmente banhada pelo oceano Atlântico. As praias mais lindas e diversificadas do país estão nesta região, que conta atualmente com quase 60 milhões de pessoas e ocupa 18% da área brasileira. Aqui nós temos uma subdivisão devido às características dessa região: Temos a Zona da mata, o Agreste, o MEIO NORTE  que é uma porção semiárida com o clima úmido e seco, predominando com vegetação a mata dos cocais. Além do SERTÃO com o solo raso, pedregoso, região de pouca chuva, que predomina a caatinga e se estende até o litoral do Rio Grande do Norte e do Ceará.

A população é formada a partir da mistura dos índios, europeus e africanos. Assim, originam os caboclos (índio e branco), mulatos (negros e brancos) e cafuzos (índios e negros). A população se concentra mais na faixa litorânea e nas capitais, pois no SERTÃO o clima desfavorece a povoação. Nas décadas de 60 e  80, muitos nordestinos migraram, foram para outras regiões por causa da seca. É considerada a região mais pobre do país.

Esta região tem como principal produto agrícola a cana-de-açúcar, algodão, tabaco, caju e frutas para consumo interno e exportação. Cria-se gado bovino, ovino, suíno e aves. A exploração de petróleo é destaque e o turismo atrai pessoas de todo o mundo para conhecer as praias e chapadas.

Região Centro-Oeste

Formada pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal, faz fronteira com Bolívia e Paraguai, têm mais de 14 milhões de habitantes, é uma região com algumas concentrações urbanas e grandes áreas vazias. Seu relevo é composto pelo planalto Central, a planície do Pantanal, o planalto Meridional, com climas e vegetações distintas. No planalto Central, temos os chapadões cobertos pelo cerrado e com clima tropical. A planície do pantanal mistura as características das vegetações das 5 regiões brasileiras. O planalto Meridional estende-se desde a região Sul do país até os estados do Mato Grosso do Sul e de GOiás e tem solos mais férteis, banhada por muitos rios. É uma região com bacias hidrográficas importantes: Amazônica, Tocantins/Araguaia e Platina.

Os primeiros habitantes da região foram os indígenas, depois vieram os bandeirantes que fundaram as primeiras vilas à procura de minérios. Mais tarde vieram fazendeiros de Minas Gerais, São Paulo e da região Sul, que estabeleceram aqui grandes fazendas de criação de gado. A chegada das estradas de ferro, construção das hidrovias, rodovias e da capital Brasília contribuíram para o crescimento regional. Ainda hoje, temos índios que habitam o centro-oeste, o que faz com que tenhamos muitas reservas e parques indígenas. A criação de gado bovino, predomina na pecuária extensiva e a Agricultura vem crescendo dia a dia. O setor industrial é o menos desenvolvido.

Região Sudeste

Quatro estados urbanizados, a região mais populosa e rica do país, formada por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com mais de 80 milhões de habitantes. Abriga 3 metrópoles importantes para o país: Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

A região Sudeste fica na parte mais elevada do Planalto Atlântico, que abriga as Serras da Mantiqueira, do Mar e do Espinhaço. Seu relevo tem planaltos, baixadas, morros arredondados e em formato de pão de açúcar. A mata nativa do litoral, começou a ser devastada para o povoamento da região e o cultivo do café. Em Minas Gerais, a vegetação predominante é o cerrado e no norte do estado encontra-se a caatinga. O clima tropical atlântico é presente no litoral, nos planaltos já temos o tropical de atitude e o subtropical no sul de São Paulo. Temos usinas hidrelétricas, pois contamos com as bacias hidrográficas dos rios Paraná e São Francisco.

A população é composta por brancos, negros, pardos, amarelos e indígenas. É concentrada nas zonas urbanas. O povoamento do Sudeste, se deve às expedições desbravadoras entre os séculos XVII e XVIII, que tinham como objetivo aprisionar índios e buscar riquezas como ouro, prata e pedras preciosas. Os bandeirantes abriram trilhas e caminhos em direção ao interior do País. A mudança da capital brasileira de Salvador, na Bahia, para o Rio de Janeiro e a expansão do café para o interior contribuíram para a ocupação do Sudeste. Muitos nordestinos migraram para a região sudeste buscando trabalho em São Paulo e Rio de Janeiro. Imigrantes estrangeiros suíços, alemães foram para o Rio de Janeiro; alemães para o Espírito Santo; italianos, japoneses, espanhóis, libaneses e sírios se fixaram, principalmente, em São Paulo. Na região como um todo, a imigração Portuguesa predominou.

A economia mais desenvolvida, diversificada e industrializada do Brasil se concentra nesta região. Na agricultura, destacamos cana-de-açúcar, café, algodão, milho e frutas. A pecuária tem grande presença nos 4 estados. Há também destaque na exploração de minérios e petróleo. Já no que diz respeito às Ciências, aqui temos os maiores polos de pesquisa brasileira. O sudeste ainda conta com um grande turismo.

Região Sul

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul compõem a Região Sul, que faz fronteira com Paraguai, Argentina e Uruguai, conta com mais de 27 milhões de habitantes. Mesmo sendo a menor das regiões brasileiras, é de uma organização impecável, de povo hospitaleiro, mesclado por índios, negros, portugueses, alemães, italianos, russos e poloneses. A economia é baseada na pecuária extensiva – criação de gado em grandes áreas de pastagem-, na agricultura destacamos arroz, trigo, milho, batata, hortaliças, frutas e soja. O cultivo de uva é muito importante para a produção de vinho. A extração de celulose também tem destaque. O turismo se destaca no litoral catarinense.

O relevo mostra vastos planaltos e planícies estreitas. A vegetação varia entre florestas – mata dos pinhais ou araucárias, mata atlântica e campos, a campanha gaúcha ou pampas. O clima subtropical registra as temperaturas mais baixas do país. As bacias dos rios Paraná e Uruguai, tem volumoso potencial hidrelétrico como o Paraná, com a represa de Itaipú.

Relembrando a aula

Nesta aula, você aprendeu sobre as 5 regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, e o que diferencia uma região da outra. Aprendeu, também, sobre os limites e as fronteiras, e ainda sobre as características quanto ao clima, relevo, hidrografia, mistura populacional, economia, riquezas naturais e recursos hidrográficos.

Atividade

Agora um desafio para você: Escolha uma das regiões brasileiras e prepare-se para apresentar, oralmente, essa região para um(a) de seus colegas ou de sua família. basta seguir os passos:

1- Leia novamente as informações sobre as regiões brasileiras contidas na aula e escolha uma delas;

2- Busque mais informações, caso ache necessário. Você pode pesquisar ou até mesmo entrevistar alguém de sua família, caso ela seja da região que você escolheu. Que tal descobrir uma curiosidade sobre a região escolhida? Assim sua apresentação ficará mais interessante.

3- Agora, anote em seu caderno o resultado de sua pesquisa, o que mais lhe chamou a atenção nessa região e crie uma apresentação oral para compartilhar com seus amigos ou familiares. Você pode compartilhar sua atividade pelas redes sociais com seus amigos.


Habilidade estruturante: (EF05GE09-A) Localizar os estados e as regiões brasileiras, bem como conhecer seus limites e fronteiras
Referências:Buriti mais Geografia/ Organizadora Editora Moderna; Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; Lina Youssef Jomaa  -1ed.- São Paulo: Moderna, 2017.
https://escola.britannica.com.br/artigo/regi%C3%A3o-Norte/483411 https://escola.britannica.com.br/pesquisa/imagens/brasil%20regiao%20norte/recursos/145945 https://escola.britannica.com.br/artigo/regi%C3%A3o-Nordeste/483410 https://escola.britannica.com.br/artigo/regi%C3%A3o-Centro-Oeste/483168 https://escola.britannica.com.br/artigo/regi%C3%A3o-Sudeste/483573 https://escola.britannica.com.br/artigo/regi%C3%A3o-Sul/483574 https://cnae.ibge.gov.br/en/component/content/article/97-7a12/7a12-voce-sabia/curiosidades/1629-o-tamanho-do-brasil.html

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).