You are currently viewing Geografia — A mudança da paisagem urbana no bairro de Campinas em Goiânia

Geografia — A mudança da paisagem urbana no bairro de Campinas em Goiânia

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

A mudança da paisagem urbana no bairro de Campinas em Goiânia

Antes da construção de Goiânia, o bairro de Campinas era, na verdade, um município, e foi após a construção da capital de Goiás, que o município de Campinas, se transformou em um bairro de Goiânia.

O bairro de Campinas carrega, na arquitetura de alguns prédios e praças, os vestígios do passado, dessa forma, podemos perceber na paisagem urbana do bairro de Campinas, as arquiteturas do passado e as modernas, a concentração de lojas e prestadores de serviço e o estádio de futebol Antônio Accioly, que pertence ao clube de futebol Atlético-Go.

Assim como a cidade de Goiânia, o bairro de Campinas passou por várias mudanças na sua paisagem urbana, um exemplo é a avenida 24 de outubro, que é uma das avenidas mais importantes do bairro.

Pavimentação da avenida 24 de outubro no final da década de 1930

Fonte: Blog Conexão Cerrado Ilha. Disponível em: http://cerradoilha.blogspot.com/search/label/GOI%C3%82NIA%20DE%20ONTEM. Acesso em: 15 de set. de 2023.

Avenida 24 de outubro atualmente

Fonte: Google maps. Disponível em: <https://www.google.com/maps/@-16.6712748,-49.2844352,3a,75y,286.19h,91.51t/data=!3m6!1e1!3m4!1sxtJlWjkbWV700t9Q-ckUNA!2e0!7i16384!8i8192?authuser=0&entry=ttu>. Acesso em 15 de set. de 2023.

No início da década de 1940 a praça Joaquim Lúcio marcava o ponto final da linha de ônibus Goiânia-Campinas, hoje ela é apenas um local de passagem, que ainda é uma parada de ônibus, mas não é mais o ponto final, pela praça atualmente passa várias linhas de ônibus, que vem de diversos locais da cidade.

Praça Joaquim Lúcio na Década de 1940

Fonte: Blog Conexão Cerrado Ilha. Disponível em: <http://cerradoilha.blogspot.com/search/label/GOI%C3%82NIA%20DE%20ONTEM>. Acesso em: 15 de set. de 2023.

Praça Joaquim Lúcio atualmente

Fonte: Google maps. Disponível em: <https://www.google.com/maps/@-16.6680394,-49.2941255,3a,75y,246.89h,82.43t/data=!3m6!1e1!3m4!1sB-y7TGpZckI_2NhlF1eqMA!2e0!7i16384!8i8192?authuser=0&entry=ttu>. Acesso em 15 de set. de 2023.

Portanto, podemos perceber as mudanças na paisagem urbana da praça Joaquim Lúcio, que mesmo que a arquitetura original do coreto tenha sido preservada, a praça e seus arredores passaram por várias mudanças na paisagem e no fluxo de pessoas e veículos. Sendo assim, podemos perceber que as paisagens urbanas passam por modificações frequentemente, pois, a cidade está em constante transformação.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Converse com vizinhos sobre como era o bairro que você mora, há 15 amos atrás, pergunte para eles quais foram as principais mudanças na paisagem do bairro, busque imagens da época. Depois dessa pequisa, escreva um texto analisando e descrevendo as principais mudanças do seu bairro, após finalizar o texto cole no seu caderno, uma foto de 15 anos atrás e uma dos dias atuais.

QUESTÃO 02

Explique o que é uma paisagem urbana.

QUESTÃO 03

A paisagem urbana pode ser considerada uma paisagem que

(A) nunca muda.

(B) muda constantemente.

(C) representa as florestas.

(D) se refere às imagens do passado.

QUESTÃO 04

O bairro de Campinas antes da construção da cidade de Goiânia era um

(A) bairro.

(B) vila.

(C) município.

(D) metrópole.

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF05GE08-A) Comparar as transformações das paisagens através de análise de diferentes recursos, como imagens de satélite, fotografias aéreas, fotografias, com ênfase no estado de Goiás, destacando o seu município.
Referências:SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado, fundamentos teórico e metodológico da geografia. HUCITEC. São Paulo 1988.