You are currently viewing Geografia – A divisão territorial do Brasil

Geografia – A divisão territorial do Brasil

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

A divisão territorial do Brasil

O Brasil é subdividido em 26 estados e no Distrito Federal, sendo que cada estado possui uma autonomia administrativa, legislativa e fiscal, garantindo uma descentralização do poder. O Brasil também possui a divisão por municípios, que constituem a menor unidade federativa, com a responsabilidade de gerenciar questões locais.

Observe o mapa político-administrativa do Brasil e a divisão regional. Visando facilitar a compreensão, estudo e administração do vasto território brasileiro, o país foi organizado em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Fonte: IBGE, disponível em: <https://brasilemsintese.ibge.gov.br/territorio/divisao-politica.html>. Acesso em 24 de nov. de 2023.

Divisão regional do Brasil

A Região Norte – estados e capitais:

Acre (AC) – Rio Branco.

Amapá (AP) – Macapá.

Amazonas (AM) – Manaus.

Pará (PA) – Belém.

Rondônia (RO) – Porto Velho.

Roraima (RR) – Boa Vista.

Tocantins (TO) – Palmas.

A Região Nordeste – estados e capitais:

Alagoas (AL) – Maceió.

Bahia (BA) – Salvador.

Ceará (CE) – Fortaleza.

Maranhão (MA) – São Luís.

Paraíba (PB) – João Pessoa.

Pernambuco (PE) – Recife.

Piauí (PI) – Teresina.

Rio Grande do Norte (RN) – Natal.

Sergipe (SE) – Aracaju.

A Região Sul – estados e capitais:

Paraná (PR) – Curitiba.

Rio Grande do Sul (RS) – Porto Alegre.

Santa Catarina (SC) – Florianópolis.

A Região Sudeste – estados e capitais:

Espírito Santo (ES) – Vitória.

Minas Gerais (MG) – Belo Horizonte.

Rio de Janeiro (RJ) – Rio de Janeiro.

São Paulo (SP) – São Paulo.

A Região Centro-Oeste – estados e capitais:

Distrito Federal (DF).

Goiás (GO) – Goiânia.

Mato Grosso (MT) – Cuiabá.

Mato Grosso do Sul (MS) – Campo Grande.

Essa divisão geográfica serve como uma ferramenta essencial para analisar e abordar as distintas características, desafios e potenciais de cada região, promovendo uma gestão mais eficiente e adaptada às particularidades de cada localidade. Sendo assim, a divisão territorial do Brasil não é fixa e imutável, são desenvolvidos debates sobre a eficácia do modelo atual e propostas de alterações para melhor atender às necessidades do país.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Faça uma pesquisa e escreva um texto sobre as principais características da região que você mora.

QUESTÃO 02

Faça uma lista dos locais que você mais gosta de ir na sua cidade. Compartilhe a lista com os colegas e observem os locais mais citados por todos.

QUESTÃO 03

A divisão territorial do Brasil se desenvolveu ao longo dos séculos, moldada por fatores históricos, geográficos e políticos. O país, com sua vasta extensão territorial, é dividido em unidades administrativas que desempenham papéis cruciais na governança e na representação regional. O Brasil é subdividido em

(A) 22 estados e um Distrito Federal.

(B) 28 estados e dois Distritos Federais.

(C) 26 estados e um Distrito Federal.

(D) 24 estados e três Distritos Federais.

QUESTÃO 04

A Região Centro-Oeste é uma das cinco regiões do Brasil, essa Região é composta por

(A) Goiás; Minas Gerais; Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

(B) Paraíba; Goiás; Rio Grande do Norte e Rondônia.

(C) Amapá; Espírito Santo; Distrito Federal e Goiás.

(D) Distrito Federal; Goiás; Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF04GE10-B) Conhecer o mapa do Brasil e de Goiás, com seus municípios.