You are currently viewing Geografia – A divisão político-administrativa e a divisão regional do Brasil

Geografia – A divisão político-administrativa e a divisão regional do Brasil

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

A divisão político-administrativa e a divisão regional do Brasil

O Brasil possui 26 estados e um Distrito Federal, cada estado possui um Governador, uma capital e municípios que integram o estado. Os municípios são divisões territoriais dentro do estado, cada município tem um prefeito, distritos e vilas. O Distrito Federal (Brasília) é considerado a capital do país, nele tem a sede do Governo Federal, e dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

A regionalização do Brasil

A primeira regionalização do Brasil foi realizada em 1913, seguida por outras propostas que buscavam alinhar a divisão territorial com as particularidades econômicas, culturais, físicas e sociais de cada estado. A versão atual da regionalização remonta a 1970, com ajustes realizados em 1990 para refletir as mudanças introduzidas pela Constituição de 1988.

Atualmente o Brasil possui uma divisão regional conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) delimitou. Sendo assim, o país é dividido atualmente em cinco Regiões, são elas: A Região Norte, Região Nordeste, Região Centro-Oeste, Região Sudeste e Região Sul.

A regionalização do Brasil é definida a partir de alguns critérios: aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. O objetivo é agrupar estados e municípios com características semelhantes em regiões, facilitando, a análise e a tomada de decisões governamentais. Dessa forma, a classificação regional serve como uma ferramenta essencial para o planejamento de políticas públicas e para desenvolver a análise de indicadores socioeconômicos.

As Regiões do Brasil

A Região Norte é composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Esses estados que compõe a região são ricos em recursos naturais, abriga grande parte da Floresta Amazônica e possui uma grande diversidade cultural, possui também uma variedade de povos indígenas e comunidades tradicionais. Na perspectiva econômica, o extrativismo, a agropecuária e a mineração são atividades importantes na região.

A Região Nordeste é composta pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A região é caracterizada pela grande diversidade cultural, possui uma economia pautada na agropecuária, turismo e industrias. Desde o início dos anos 2000 a região passa por um intenso desenvolvimento socioeconômico.

A Região Centro-Oeste é definida pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, a região se destaca como uma das principais áreas de produção agropecuária do país, e pelo crescimento urbano e desenvolvimento socioeconômico dos estados, na perspectiva cultural o sertanejo se destaca, juntamente com as festas tradicionais. Atualmente o estado de Goiás se destaca pelo desenvolvimento na área de segurança, educação e saúde.

A Região Sudeste é formada pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A região Sudeste possui o maior quantitativo populacional do Brasil e abriga as duas maiores metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro, a Região Sudeste possui mais de 80 milhões de habitantes, conforme o censo de 2010 realizado pelo IBGE. A região é caracterizada por um elevado desenvolvimento industrial, é o principal centro econômico do Brasil, e apresenta uma variedade de possibilidades de acesso à cultura e lazer.

A Região Sul é composta pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a região Sul é caracterizada por uma economia diversificada, com destaque para a agroindústria, o comércio exterior e o turismo. O clima subtropical e a colonização europeia deixaram marcas na cultura e na arquitetura da região.

Portanto, a divisão regional do Brasil não é imutável, dependendo das mudanças, sociais, econômicas e produtivas de cada estado e do país, a classificação pode ser revisada e atualizada ao longo do tempo, como já foi feito anteriormente.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Faça uma pesquisa e escreva no seu caderno as características: econômicas, produtivas, culturais, linguísticas, gastronômicas, ambientais, dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Após a pesquisa, aponte as similaridades e diferenças entre os estados da Região Centro-Oeste.

QUESTÃO 02

A regionalização do Brasil é definida a partir de alguns critérios, cite ao menos 3 critérios e explique o objetivo de regionalizar o país.

QUESTÃO 03

A região possui o maior quantitativo populacional do Brasil e abriga as duas maiores metrópoles do país, e possui mais de 80 milhões de habitantes, conforme o censo de 2010 realizado pelo IBGE. Essas características se referem à

(A) Região Sul.

(B) Região Norte.

(C) Região Sudeste.

(D) Região Nordeste.

QUESTÃO 04

Os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins fazem parte da Região

(A) Norte.

(B) Sudeste.

(C) Nordeste.

(D) Centro-Oeste.

Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF04GE05-A) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais, Distrito Federal, Município, Unidade da Federação e Regiões Brasileiras, suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
Referências:Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias: 2017/IBGE, Coordenação de Geografia. Rio de Janeiro:IBGE, 2017. Disponível em: <http://www.usp.br/nereus/wp-content/uploads/IBGE_2017_REG_GEO.pdf>. Acesso em 25 de jul. de 2023.