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Geografia – A dinâmica do sistema solar e sua relação com o Universo

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

A dinâmica do sistema solar e sua relação com o Universo

O sistema solar compreende uma estrela central, o Sol, juntamente com os planetas que orbitam ao seu redor, incluindo seus satélites naturais, como a Terra e sua Lua. Além disso, é composto por uma variedade de corpos menores, como cometas e asteroides, que também percorrem suas órbitas ao redor do Sol. Esses elementos constituem o sistema solar, dentro do qual também está presente o meio interplanetário, preenchido por partículas e gases dispersos entre os corpos celestes.

Os corpos celestes que compõem o sistema solar, com destaque para o Sol, exercem uma influência significativa em nossa vida cotidiana. Desde como contamos o tempo até a nossa percepção visual do mundo, e até mesmo nossa própria existência, estão intimamente ligadas às condições e características do sistema solar. Nossa medição do tempo no dia-a-dia é fundamentada nos ciclos solares e lunares. Além disso, a maioria da energia que sustenta a vida na Terra é proveniente diretamente do Sol, influenciando desde os processos naturais até as atividades humanas.

Os planetas, como a Terra, Marte, Júpiter e Saturno, entre outros, orbitam em torno do Sol em trajetórias elípticas, cada um seguindo seu próprio caminho enquanto mantêm uma relação de dependência gravitacional com a estrela central. Além disso, cada planeta possui suas próprias luas, que orbitam ao seu redor.

O sistema solar

Enquanto os planetas se movem em suas órbitas, outros corpos celestes, como asteroides e cometas, cruzam o espaço entre eles, ocasionalmente entrando em órbita ao redor do Sol ou sendo capturados pela gravidade de um dos planetas. Estes corpos são remanescentes da formação do sistema solar, testemunhas de sua história e evolução ao longo de bilhões de anos.

A dinâmica do sistema solar é profundamente influenciada pela física fundamental do universo, incluindo as leis da gravidade e da termodinâmica, que regem o comportamento dos corpos celestes e sua interação mutuamente. Além disso, eventos cósmicos como explosões de supernovas, colisões de asteroides e a constante expansão do universo também exercem influência sobre o sistema solar e seu funcionamento.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Faça uma pesquisa e explique como funciona as fases da lua e como ela afeta o nosso planeta?

QUESTÃO 02

Pesquise notícias em portais de ciências e astronomia como, por exemplo, o <https://www.nasa.gov/news/all-news> e buque as notícias sobre as novas descobertas do universo que foram divulgadas entre 2022 e 2024, selecione uma notícia que te chamou a atenção e produza um resumo e uma explicação do que você entendeu.

QUESTÃO 03

O sistema solar compreende uma estrela central, o Sol, juntamente com os planetas que orbitam ao seu redor, incluindo seus satélites naturais, como a Terra e sua Lua. O nosso sistema solar está localizado em uma galaxia, que faz parte das várias que formam o Universo, a nossa galaxia é chamada de

(A) Elíptica de Sagitário.

(B) Via Láctea.

(C) Nuvem de Magalhães.

(D) Radiogaláxia.

QUESTÃO 04

Desde como contamos o tempo até a nossa percepção visual do mundo, e até mesmo nossa própria existência, estão intimamente ligadas às condições e características do sistema solar. Além disso, a maioria da energia que sustenta a vida na Terra é proveniente diretamente 

(A) do Sol.

(B) da Lua.

(C) da Gravidade.

(D) do Núcleo da Terra.


Autoria:Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação:Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:Geografia
DCGO – AMPLIADO (1o corte) Habilidades:(EF06GE03-A) Compreender a dinâmica do sistema solar e sua relação com o Universo.
Matriz de habilidades essenciais:Analisar a dinâmica do sistema solar e sua relação com o Universo.
Referências:RODRIGUES, Cláudia Vilega. CAPÍTULO 3 – O SISTEMA SOLAR. INPE, São José dos Campos, 2003. Disponível em: <http://mtc-m16c.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/jeferson/2003/08.14.14.48/doc/capitulo3.pdf>. Acesso em 05 de mar. de 2024.