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GEOGRAFIA – A ÁGUA E O SOLO

OLÁ, EDUCANDO (A)! ESTA VIDEOAULA DE GEOGRAFIA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 01/06/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

Fonte – https://pixabay.com/

OLÁ CRIANÇAS.
A ATIVIDADE DE HOJE ABORDARÁ SOBRE UM TEMA MUITO INTERESSANTE. VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
E DO SOLO.

ESTÃO ANIMADOS PARA DESCOBRIR E EMBARCAR NESSA AVENTURA?

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

O SOLO É UM IMPORTANTE RECURSO NATURAL PARA AS PLANTAS, ANIMAIS E PARA OS HOMENS.

O SOLO É FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DE ÁRVORES E OUTRAS PLANTAS, INCLUSIVE ALIMENTÍCIAS; O SOLO SERVE TAMBÉM PARA O ESCOAMENTO DA ÁGUA E PARA SUA INFILTRAÇÃO, QUE, DEPOIS, FLUI PARA OS LENÇÓIS E AQUÍFEROS SUBTERRÂNEOS, DE ONDE A ÁGUA É RETIRADA PARA CONSUMO HUMANO E PARA IRRIGAÇÃO, POR EXEMPLO; MUITOS ORGANISMOS, COMO MINHOCAS VIVEM NO SOLO. PODEMOS UTILIZAR O SOLO PARA  AGRICULTURA E EXTRAÇÃO ASSOCIADAS À PRODUÇÃO DE ALIMENTOS.

ATIVIDADE 1

UMA DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO SOLO É FILTRAR A ÁGUA. PARA EXEMPLIFICAR ESSA RELAÇÃO ENTRE SOLO E ÁGUA, VAMOS REALIZAR UM EXPERIMENTO, QUE PODERÁ SER FEITO SOBRE UMA MESA. 

POSICIONE OS MATERIAIS PREPARADOS COM ANTECEDÊNCIA: 

  1. PREPARAR AS GARRAFAS PLÁSTICAS CORTANDO-AS COM A TESOURA NO MEIO (SEMPRE COM A SUPERVISÃO DE UM ADULTO QUANDO OS ALUNOS ESTIVEREM MANUSEANDO ESTE E OUTROS INSTRUMENTOS DE CORTE). A PARTE DA BOCA DA GARRAFA SERÁ UTILIZADA COMO UM FUNIL, E O FUNDO DESTA COMO O SUPORTE;
  2. PRENDER BEM O TECIDO COM O BARBANTE OU ELÁSTICO NA EXTREMIDADE DE CADA GARRAFA-FUNIL (NA BOCA DESTA);
  3. COLOCAR CADA GARRAFA-FUNIL SOBRE SEU SUPORTE QUE É A OUTRA PARTE DA GARRAFA CORTADA (O FUNDO), DE MODO QUE FIQUE APOIADA;
  4. ENCHER CADA GARRAFA-FUNIL COM UM TIPO DE AMOSTRA DE SOLO JÁ PREPARADA ANTERIORMENTE, COLOCANDO 2 COPOS DE CADA SOLO. A GARRAFA 1 COM A AMOSTRA DO SOLO ARENOSO. A GARRAFA 2 COM O SOLO ARGILOSO E A GARRAFA 3 COM O SOLO DE MATA;
  5. ENCHER CADA GARRAFA-FUNIL COM A MESMA QUANTIDADE DE ÁGUA OU 2 COPOS EM CADA UMA DAS GARRAFAS;
  6. OBSERVAR A COR DA ÁGUA QUE ESTÁ PINGANDO; FINALIZE A AULA EXPLICANDO QUE O SOLO FILTRA AS PARTÍCULAS MAIORES QUE ESTÃO MISTURADAS NA ÁGUA, FAZENDO COM QUE ÁGUA QUE É ABSORVIDA PELA TERRA, TANTO DA CHUVA QUANTO A USADA NA AGRICULTURA, CHEGUE COM MENOS IMPUREZAS AO SUBSOLO, ONDE É ARMAZENADA.

OBSERVE QUE O SOLO NÃO SERÁ CAPAZ DE FILTRAR COMPLETAMENTE A ÁGUA, APENAS AS PARTÍCULAS MAIORES PRESENTES NELA. A PARTIR DESSA OBSERVAÇÃO, REFLITA: O QUE ACONTECE COM A ÁGUA POLUÍDA QUE É DESPEJADA SOBRE O SOLO? PARA ONDE VAI A POLUIÇÃO DA ÁGUA? VEJA QUE A ÁGUA POLUÍDA POR ESGOTO OU AGROTÓXICOS, AO PENETRAR O SOLO, ACABA POLUINDO TANTO O SOLO QUANTO OS RESERVATÓRIOS SUBTERRÂNEOS DE ÁGUA.

HABILIDADE ESTRUTURANTE

(EF02GE11-A) RECONHECER A IMPORTÂNCIA DO SOLO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DOS SEUS DIVERSOS USOS, COMO LAVOURA, PECUÁRIA, MINERAÇÃO, CONSTRUÇÕES, LIXÕES E ATERROS.