You are currently viewing Geografia – Povos tradicionais

Geografia – Povos tradicionais

Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.


Povos tradicionais . Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Indians_of_northeastern_of_Brazil_%283%29.jpg>. Acesso em: 24, ago. 2023.

Povos tradicionais

O povo brasileiro é tradicionalmente conhecido pela miscigenação, a mistura de diferentes povos e etnias, o que garante uma grande diversidade cultural que forma um grande mosaico de cultura. Ao longo do território brasileiro encontramos diferentes tipos de culinárias, tradições, devoção religiosa e expressões culturais. Dentro das diferentes manifestações culturais no Brasil, observamos a presença dos povos tradicionais.

O decreto n° 6040 de 2007 estabelece a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais, de acordo com o decreto compreendemos que: 

Povos e Comunidades Tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição; (BRASIL, 2007)

Os povos tradicionais são caracterizados pelas práticas culturais, organização social, relação estabelecida como um território específico e tradições ancestrais. Nesse sentido, vale destacar que esses povos têm direito de ocupar territórios tradicionais onde moram e vivem em harmonia com os recursos naturais presentes, reproduzindo sua cultura. 

Alguns povos tradicionais são conhecidos como guardiões da floresta e auxiliam os órgãos de fiscalização na preservação dos recursos naturais, apontando áreas que possivelmente podem estar sob ameaça ou ocorrendo a extração irregular dos recursos naturais, esses também atuam como guias para auxiliar o deslocamento dos fiscais pela floresta. 

Os povos tradicionais utilizam os recursos naturais apenas para subsistência, algumas comunidades tradicionais estão organizadas em cooperativa e ainda que vendam seus produtos para grandes indústrias a extração é feita de forma sustentável, trazendo o menor impacto possível para o ambiente.  

Dentre os mais de duzentos milhões de cidadãos brasileiros, aproximadamente 4,5 milhões fazem parte de comunidades tradicionais. O território dessas comunidades, que compreende a quase 25% do espaço brasileiro, é alvo de interesses do setor extrativista e a manutenção desses territórios está em constante disputa.

Dentre os diversos povos que formam o Brasil, destacamos alguns povos tradicionais como seringueiros, castanheiros, ribeirinhos, indígenas, cerradeiros, quilombolas, entre outros. 

RESPONDA ÀS QUESTÕES


QUESTÃO 1

Observe a imagem e assinale a alternativa correta. 

Agronegócio – Fonte: https://fbssan.org.br/2013/06/expropriaa%C2%A7ao-de-territa%C2%B3rios-leva-insegurana%C2%A7a-alimentar-aos-povos-inda%C2%ADgenas/

(A) A charge representa o auxilio que os povos tradicionais, em especial os indígenas, têm recebido do setor extrativista. 

(B) O agronegócio se posicionou nos últimos anos como o maior parceiro dos povos tradicionais, ocupando as suas terras e fornecendo alimento em quantidade e qualidade necessária para os povos tradicionais.  

(C) A charge critica o interesse do setor extrativista por territórios tradicionais que são ocupados pelos povos tradicionais. 

(D) O agronegócio tem convivido de forma pacífica com os povos tradicionais, não manifestando interesse por nenhum território em uso desse povo. 

QUESTÃO 2

Povos e Comunidades Tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.

BRASIL. Decreto nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm>. Acesso em: 22, ago. 2023.

O decreto n° 6040 de 2007 estabelece a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais. Sabendo disso, apresente exemplos de Povos e Comunidades Tradicionais. 

QUESTÃO 3

De herança indígena à comida fitness: conheça a história da tapioca

A tapioca está presente na dieta de todo bom pernambucano. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a tapioca não é uma iguaria nordestina, e sim, indígena.

Do tupi tïpï’og (coágulo), a tapioca é o nome que se dá à farinha obtida a partir do amido presente na mandioca (também conhecida como macaxeira ou aipim). O nome também é o mesmo dado à receita tradicional como conhecemos, típica da culinária nordestina.

Fonte:https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/sabor-da-gente/2021/03/12041994-de-heranca-indigena-a-comida-fitness-conheca-a-historia-da-tapioca.html

De acordo com o texto, podemos concluir que:

(A) A tapioca não é uma iguaria típica do Brasil e foi trazida pelos portugueses durante o período da colonização portuguesa. 

(B) A tapioca não tem nenhuma ligação com os povos tradicionais, considerando que ela se popularizou apenas no meio fitness das pessoas que moram em Pernambuco. 

(C) Feita com amido extraído do milho, a tapioca era chamada pelos indígenas de beiju. 

(D) Ainda que seja típica da culinária nordestina, a tapioca não é uma iguaria nordestina, e sim, indígena.

QUESTÃO 4

Qual é a importância dos povos tradicionais, como os indígenas, quilombolas e castanheiros na preservação da diversidade cultural e ambiental do Brasil? Discuta como suas práticas, conhecimentos e modos de vida contribuem para a sustentabilidade e o equilíbrio dos ecossistemas locais.

Autoria:Ailton Silva
Formação:Geografia
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF06GE02-A) Analisar modificações de paisagens por diferentes grupos sociais, destacando os povos originários, os quilombolas e as comunidades tradicionais de Goiás.
Referências:BRASIL. Decreto nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm>. Acesso em: 22, ago. 2023.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Populações Tradicionais. Disponível em:<https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/populacoes-tradicionais>. Acesso em: 22, ago. 2023.

COMUNIDADES OU POPULAÇÕES TRADICIONAIS. Disponível em:<www.ecobrasil.eco.br/noticias-rodape/1272-comunidades-ou-populacoes-tradicionais>. Acesso em: 22, ago. 2023.

FRANÇA, B. L. F. C. Por que devemos falar sobre a valorização de Comunidades e Povos Tradicionais no Brasil?. Disponível em:<https://portal.fgv.br/artigos/devemos-falar-sobre-valorizacao-comunidades-e-povos-tradicionais-brasil>. Acesso em: 23, ago. 2023.