You are currently viewing Geografia – População

Geografia – População

Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.


População. Disponível em:<https://pixabay.com/pt/photos/beb%c3%aa-rec%c3%a9m-nascido-filho-hospital-2387637/>. Acesso em: 12, mai. 2023

População

Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira em 2021 era de aproximadamente 213 milhões de pessoas, em 2008 éramos 120 milhões de brasileiros. Você já se perguntou como a população de um país cresce?

A população de um país cresce quando se tem saldo migratório positivo ou pelo crescimento vegetativo, o segundo é a diferença, em um determinado período, entre duas importantes taxas: a de natalidade e mortalidade

Taxa de natalidade é o número de crianças que nascem vivas por mil habitantes em um determinado período, essa taxa é calculada pelo número de nascidos vivos dividido pelo número total de habitantes, multiplicando o resultado por mil. 

Taxa de mortalidade é o número de óbito a cada mil habitantes, essa taxa é calculada pelo número de óbitos dividido pelo número total de habitantes e multiplicando o resultado por mil. No Brasil a amostragem da população é feita pelo IBGE através do Censo ou recenseamento demográfico que consiste em uma pesquisa realizada para contagem e levantamento de características da população como idade, gênero, escolarização, dentre outros. O censo demográfico ocorre a cada 10,  ainda que seja possível que ocorram atualizações de alguns dados anualmente.

RESPONDA ÀS QUESTÕES


QUESTÃO 1

Leia:

A maioria dos ministros do Supremo votou nesta sexta-feira a favor da realização do recenseamento em 2022, cancelado pelo governo, e o novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Rios Neto, empossado esta semana, afirmou que o órgão está preparado tecnicamente para realizar o Censo Demográfico em 2021, “a depender das condições sanitárias”.

CENSO está pronto para ser iniciado, dependendo da pandemia e das verbas. Disponível em: <tribunadainternet.com.br/censo-esta-pronto-para-ser-iniciado-dependendo-da-pandemia-e-das-verbas-diz-ibge/>. Acesso em 21, fev. 2022.

a) O Censo que deveria ser organizado em 2020 foi suspenso pelo governo federal em decorrência da crise sanitária provocada pelo coronavírus e por fatores políticos. Você considera importante a realização do censo demográfico?

b) Como os gestores públicos e as empresas privadas podem utilizar o censo demográfico? 

QUESTÃO 2

Observe a charge:

De acordo com a charge podemos concluir que:

(A) A pandemia de Covid- 19 fez com que muitas pessoas precisassem de atendimento médico, algumas evoluíram a óbito e por isso tivemos altas taxas de natalidade. 

(B) A pandemia de Covid- 19 foi responsável pelo alto crescimento vegetativo registrado no Brasil entre 2020 e 2021.

(C) O aumento expressivo dos óbitos, em decorrência da Covid- 19, fez com que a taxa de mortalidade ficasse mais alta no período da pandemia. 

(D) Ainda que se tenha registrado muitos óbitos, houve aumento do crescimento vegetativo em decorrência da redução da taxa de natalidade no mesmo período.

QUESTÃO 3

É hora de fazer o nosso censo! 

1° Passo: Construa um pequeno questionário com as seguintes perguntas: Nome, idade, sexo, escolaridade e atividade profissional. 

2° Passo: Aplique o questionário com ao menos 7 pessoas, podem ser colegas da sua escola, seus vizinhos, familiares e amigos. 

3° Passo: Com auxílio dos seus professores (Geografia e Matemática), organize os dados coletados e construa tabelas ou gráficos para expor a sua pesquisa. 

QUESTÃO 4

População do Brasil tem menor aumento da história, aponta prévia do Censo

O Brasil tem 208 milhões de habitantes, segundo a prévia do Censo 2022. Em média, a população cresceu apenas 0,7% ao ano desde o último recenseamento, em 2010. É o menor aumento populacional já registrado pelo país — a série histórica começa em 1872…. 

ROSSI, A. População do Brasil tem menor aumento da história, aponta prévia do Censo. Disponível em:<https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/01/04/populacao-do-brasil-tem-menor-aumento-da-historia-aponta-previa-do-censo.html>. Acesso em: 10, mai. 23.

O conceito demográfico evidenciado no texto é:

(A) Crescimento vegetativo

(B) Densidade demográfica 

(C) População absoluta 

(D) Taxa de fecundidade


Autoria:Ailton Silva
Formação:Geografia
Componente Curricular:Geografia
Habilidades:(EF08GE03-A) Relacionar os indicadores socioeconômicos brasileiros (perfil etário, gênero, crescimento vegetativo e mobilidade espacial) com a dinâmica demográfica atual.
Referência bibliográfica:ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.
IBGE. Estimativa da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1° de julho de 2020. Disponível em: <https://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2020/estimativa_dou_2020.pdf>. Acesso em: 10, mai. 2023.
IBGE. População. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/>. Acesso em: 10, mai. 2023.