You are currently viewing Geografia – Cartografia: Rosa dos Ventos

Geografia – Cartografia: Rosa dos Ventos

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Criada para indicar a direção geográfica das embarcações, a Rosa dos Ventos é utilizada para orientação no espaço geográfico, o movimento aparente do sol é a referência para encontrarmos os pontos cardeais. Esses pontos marcam quatro direções e não estão sozinhos nessa tarefa.

Bússola – Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/b%c3%bassola-mapa-retro-geografia-5137269/

Questão 01

Escreva o nome da sua cidade e a data de hoje na primeira linha de uma folha, vamos chamar essa linha de cabeçalho. Em seguida, desenhe a Rosa dos Ventos e indique apenas os pontos cardeais, lembrando que o cabeçalho marca a direção em que o sol nasce.  

Questão 02


A bússola foi importantíssima para navegação, contribuiu significativamente para orientação e localização na superfície terrestre. Considerando que você está perdido e precisa ir em direção ao ponto cardeal norte, na ausência de equipamentos que te auxiliem é possível se orientar utilizando:

a) Os astros

b) As pegadas dos animais silvestres

c) O sentido da correnteza dos rios

d) Os ventos, pois sopram sempre a oeste

Questão 03


Considerando a ESCOLA como ponto de referência e sabendo que o Estádio de Futebol está à NORTE da escola, localize os pontos indicados, utilizando somente os pontos cardeais e colaterais.  

Cidade orientação – Fonte: https://wordwall.net/pt/resource/32185881/localiza%C3%A7%C3%A3o-e-trajeto

a) Museu:

b) Igreja: 

c) Parque: 

d) Lanche:

e) Rodoviária:

f)  Teatro: 

g) Aeroporto:

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e curte esse vídeo!

Canal Geo Power “Atividade 15 – Cartografia: Rosa dos Ventos- 6º Ano”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DMCLP8yVtg8>. Acesso em: 16, out. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/geografia-6o-ano/


Habilidade:(EF06GE08-B) Conhecer e utilizar a rosa dos ventos e as coordenadas geográficas.
Referencial Teórico: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989.
FARIAS, P. S. C.  A cartografia escolar e o Ensino Fundamental I: limites e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, v. 1, p. 17-34, 2018. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240411/31699>. Acesso em: 12 de outubro de 2022.
IBGE. Cidades. Disponível em:<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/goiania/historico>. Acesso em: 12 de outubro de 2022.