Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Os mapas podem ser compreendidos como a representação da realidade em tamanho reduzido, apresentam diversas características sociais e naturais do espaço geográfico que está sendo representado. Há alguns anos, antes da popularização dos smartphones e da internet móvel, os mapas eram impressos e importantíssimos recursos gráficos para auxiliar na localização pelo globo.
Questão 01
a) Você considera que a imagem acima é um mapa?
b) Considerando que o mapa pode ser uma imagem, mas nem sempre uma imagem pode ser um mapa o que diferencia os mapas das imagens?
Questão 02
Os mapas são representações da realidade em tamanho reduzido, apresentam diversas características sociais, econômicas e naturais do espaço geográfico que está sendo representado. Sobre as legendas dos mapas, assinale a alternativa correta.
a) Permite a localização exata de um ponto no espaço geográfico representado.
b) Indica os responsáveis pela elaboração do mapa.
c) Apresenta quantas vezes a realidade foi reduzida para ser representada no mapa.
d) Auxilia na leitura do mapa, apresentando o significado das cores e símbolos presentes no mapa.
Questão 03
Procure mapas em livros, revistas, jornais ou impressos em outros lugares e tente ler as informações presentes nessa representação cartográfica. Escreva no seu caderno a sua análise.
Se for possível, utilize o Google Maps e explore as possibilidades que a ferramenta oferece, você pode até adicionar informações e contribuir com a elaboração do mapa. Acesse pelo link: https://www.google.com.br/maps
SAIBA MAIS
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Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/geografia-6o-ano/
Habilidade: | (EF06GE08-A) Compreender a importância da leitura de diferentes tipos de mapas, para a sua melhor localização espacial. |
Referencial Teórico: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989. FARIAS, P. S. C. A cartografia escolar e o Ensino Fundamental I: limites e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, v. 1, p. 17-34, 2018. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240411/31699>. Acesso em: 28 de setembro de 2022. IBGE. Cidades. Disponível em:<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/goiania/historico>. Acesso em: 28 de setembro de 2022. IMB – Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Atlas do Estado de Goiás – 2014. Disponível em:<http://dados.sieg.go.gov.br/Sieg/rgg/atlas/index.html>. Acesso em: 28 de setembro de 2022. |