Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Cartografia: Mapa
A cartografia envolve a representação gráfica da superfície da Terra ou de uma região específica, utilizando símbolos, cores e linhas para mostrar características geográficas, como relevo, hidrografia, estradas, fronteiras políticas, entre outros elementos. Os seres humanos utilizam as representações cartográficas há muito tempo para navegação, para explorar ou representar algum lugar.
Os mapas podem ser compreendidos como a representação da realidade em tamanho reduzido, apresentam diversas características sociais e naturais do espaço geográfico que está sendo representado. Há alguns anos, antes da popularização dos smartphones e da internet móvel, os mapas eram impressos e importantíssimos recursos gráficos para auxiliar na localização pelo globo.
Ao longo do tempo a cartografia evoluiu bastante a introdução de tecnologias como o GPS (Sistema de Posicionamento Global) e os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) revolucionaram a forma como os mapas são criados, armazenados e utilizados.
Atualmente manipulamos mapas interativos e até podemos colaborar na construção adicionando informações a esses mapas, aplicativos utilizados em dispositivos móveis como Google Maps, Waze, Uber, 99 Pop, Ifood e RMTC Goiânia, são exemplos da utilização dos mapas em nosso cotidiano.
Todo mapa pode ser uma imagem, mas nem sempre uma imagem pode ser um mapa devido à ausência dos elementos cartográficos. O mapa é dotado de elementos como: Título, Legenda, Fonte, Escala, Orientação e Coordenadas Geográficas.
A legenda auxilia na leitura do mapa, apresentando o significado das cores e símbolos presentes no mapa. A escala do mapa apresenta quantas vezes a realidade foi reduzida para ser representada no mapa. Os responsáveis pela elaboração do mapa são indicados pela fonte.
No mapa a orientação é a Rosa dos ventos completa ou apenas apontando a direção Norte. As Coordenadas geográficas (latitude e longitude) são linhas imaginárias que permitem a localização exata de um ponto no espaço geográfico representado.
Questão 01
a) Você considera que a imagem acima é um mapa?
b) Considerando que o mapa pode ser uma imagem, mas nem sempre uma imagem pode ser um mapa o que diferencia os mapas das imagens?
Questão 02
Os mapas são representações da realidade em tamanho reduzido, apresentam diversas características sociais, econômicas e naturais do espaço geográfico que está sendo representado. A legenda do mapa
(A) Permite a localização exata de um ponto no espaço geográfico representado.
(B) Indica os responsáveis pela elaboração do mapa.
(C) Apresenta quantas vezes a realidade foi reduzida para ser representada no mapa.
(D) Auxilia na leitura do mapa, apresentando o significado das cores e símbolos presentes no mapa.
Questão 03
Procure mapas em livros, revistas, jornais ou impressos em outros lugares e tente ler as informações presentes nessa representação cartográfica. Escreva no seu caderno a sua análise.
Se for possível, utilize o Google Maps e explore as possibilidades que a ferramenta oferece, você pode até adicionar informações e contribuir com a elaboração do mapa. Acesse pelo link: https://www.google.com.br/maps
Questão 04
Nem todas as imagens podem ser consideradas um mapa, os mapas são caracterizados pelos elementos dos mapas Título, Legenda, Fonte, Escala, Orientação e
(A) Coordenadas Geográficas
(B) Gravuras coloridas
(C) Representação do relevo
(D) Mapas colaborativos
SAIBA MAIS
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Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/geografia-6o-ano/
Habilidade: | (EF06GE08-A) Compreender a importância da leitura de diferentes tipos de mapas, para a sua melhor localização espacial. |
Referencial Teórico: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989. FARIAS, P. S. C. A cartografia escolar e o Ensino Fundamental I: limites e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, v. 1, p. 17-34, 2018. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240411/31699>. Acesso em: 28 de setembro de 2022. IBGE. Cidades. Disponível em:<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/goiania/historico>. Acesso em: 28 de setembro de 2022. IMB – Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Atlas do Estado de Goiás – 2014. Disponível em:<http://dados.sieg.go.gov.br/Sieg/rgg/atlas/index.html>. Acesso em: 28 de setembro de 2022. |