You are currently viewing Geografia – América Latina: Águas subterrâneas

Geografia – América Latina: Águas subterrâneas

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Nem toda água disponível para o consumo está localizada na superfície terrestre, as águas subterrâneas podem ser encontradas em reservatórios abaixo da superfície terrestre e a América Latina, na porção sul, abriga os dois maiores aquíferos do mundo em volume de água potável.

Gruta – Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/caverna-gruta-rochas-natureza-luz-1909324/

Questão 01

Os aquíferos são grandes reservatórios subterrâneos e são utilizados para o abastecimento de rios e para consumo humano, o Brasil é privilegiado pois abriga em seu território os dois maiores aquíferos do mundo em volume de água. Pesquise e descreva as características dos aquíferos citados, lembrando que um deles não está localizado apenas em território brasileiro.

Questão 02

Assinale a alternativa correta sobre os reservatórios subterrâneos. 

a) As zonas de recarga são áreas na superfície terrestre que garantem o abastecimento dos reservatórios subterrâneos, as atividades humanas não interferem nesse espaço e por isso não geram impactos. 

b) O Brasil trata com rigor as políticas ambientais voltadas à preservação dos aquíferos e por isso compreendemos que os resíduos oriundos da agropecuária não contaminam os aquíferos em nenhuma hipótese. 

c) Consideremos por água subterrânea toda água que encontra- se congelada nas geleiras ou no topo das montanhas. 

d) Durante a infiltração da água além da purificação ocorre também a percolação que enriquece água com os minerais presentes no solo e nas rochas.

Questão 03


Frente à crescente demanda dos recursos hídricos, a exploração das águas subterrâneas é uma alternativa bastante atraente para abastecimento, em virtude da sua abundância, qualidade e relativo baixo custo de captação, principalmente considerando-se a condição inadequada de qualidade das águas superficiais associada ao elevado custo do tratamento dessas águas para os diversos usos e a escassez verificada em algumas regiões. Assim, o recurso hídrico subterrâneo vem se tornando estratégico para desenvolvimento econômico da sociedade, devendo, portanto ser protegido contra a poluição.

ÁGUAS Subterrâneas. Disponível em: <https://cetesb.sp.gov.br/aguas-subterraneas/>. Acesso em: 23, set. 2022.

Descreva como os reservatórios subterrâneos podem ser contaminados pela poluição e quais ações humanas contribuem para redução do volume de água dos aquíferos?

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e curte esse vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=WED3MTMSfpc
Canal Geo Power “Atividade 13 – América Latina: Águas subterrâneas – 8º Ano”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=dxlZ_HTEyfA>. Acesso em: 25, set. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-8o-ano/


Habilidade:(EF08GE15-A) Relacionar os recursos hídricos da América Latina, aquíferos, bacias hidrográficas, com a dinâmica climática.
Referencial Teórico: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
_________. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.
AQUÍFERO Guarani, o gigante subterrâneo. Disponível em:<https://www.gov.br/fundaj/pt-br/destaques/observa-fundaj-itens/observa-fundaj/revitalizacao-de-bacias/aquifero-guarani-o-gigante-subterraneo>. Acesso em: 23, set. 2022. 
CARMO, T. Água, um recurso finito. Disponível em:<https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=231869#:~:text=Apesar%20de%20ser%20um%20recurso,a%20água%20e%20o%20solo.>.Acesso em: 23, set. 2022. 
CASTRO, J. E. A gestão da água na América Latina. Disponível em:<https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2834:catid=28&Itemid=23>. Acesso em: 23, set. 2022. 
EMBRAPA. Manejo de recursos hídricos. Disponível em:<https://www.embrapa.br/tema-manejo-de-recursos-hidricos/perguntas-e-respostas>. Acesso em: 23, set. 2022. 
MORENO, S. Universo: A água do planeta Terra vai acabar? Ou esse recurso natural é infinito?. Diposnível em:<https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/acervo/pesquisa-e-inovacao/audio/2018-03/universo-agua-do-planeta-terra-vai-acabar-ou-esse-recurso-natural/>. Acesso em: 23, set. 2022.