You are currently viewing Língua Portuguesa – Gêneros textuais: anedota, piada, cartum e manual de regras.

Língua Portuguesa – Gêneros textuais: anedota, piada, cartum e manual de regras.

Oi galerinha! Tudo bem com vocês? Sou o professor Edmilson e iremos estudar hoje sobre os gêneros textuais: piada, anedota, cartuns e manual de regras. Inicialmente farei uma breve revisão para lembrarmos o que são tipos textuais e gêneros textuais. Em seguida vamos aprender o que são e sua importância no nosso dia a dia.


Vídeo de acolhimento e breve revisão da temática:

“Acolhida e revisão de conteúdos.” Canal: Edmilson Alves – https://www.youtube.com/watch?v=dktevyE1qZM&feature=youtu.be

Atividade 1 – Revisão.

Tipologia ou tipos textuais

São diferentes tipos de texto que apresentam diferentes características: estrutura, construções de frases, linguagem, vocabulário, tempos verbais, relações lógicas, modo de interação com o leitor, entre outros. Podemos apresentar os seguintes tipos textuais: o texto narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo.

Gêneros textuais

São textos que tem uma função social e de comunicação. Os gêneros textuais têm uma estrutura limitada e definida, logo, eles são bastante diversos. Os quais podem sofrer algumas modificações ao longo do tempo, devido as mudanças na forma de comunicação na sociedade. 

Exemplos de alguns gêneros textuais mais comuns: conto, crônica, artigo, resumo, receita culinária, carta, propaganda, novela, dicionário, resenha, poema, poesia, e-mail, entre outros.

Atividade 2.

Agora, vamos ao conteúdo específico!

Gênero textual anedota: é uma narrativa que apresenta duplo sentido sobre um detalhe curioso e pouco divulgado, que ocorre em segundo plano com certo personagem ou em um evento histórico.

Exemplo:

Joãozinho estava vendo um álbum antigo e perguntou para a mãe:

— Mãe, quem são esses dois aqui nessa foto? Essa moça de branco e esse cabeludo de bigode ao lado dela?

E a mãe explicou:

— Sou eu e seu pai!

— Esse é que é o papai? — perguntou o menino, assustado.

— Então quem é esse careca que mora aqui com a gente?

Autor: Ziraldo
Disponível em: https://www.guiaestudo.com.br/anedota

Gênero textual piada: Piada é uma breve história que geralmente possui um final e que tem por objetivo provocar risos ou gargalhadas em quem ouve.

Exemplo:

Título: Joãozinho Chegando Tarde

Joãozinho chega atrasado na aula novamente. A professora fala:

– Chegou atrasado de novo, Joãozinho!

Ele responde:

– Mas a senhora disse que nunca é tarde para aprender.

Disponível em: https://piadas-e-videos.com/imagem/a-importancia-de-estudar-7988

Assista o videoaula e em seguida produza (criar) uma anedota e uma piada. Escolha um momento em que a família esteja reunida e conte (compartilhe) para todos.

Link do videoaula:

“O que são anedotas e piadas?” Canal: Khan Academy Brasil – https://www.youtube.com/watch?v=_el6JHp7sCw

Atividade 3.

Gênero textual cartum:  O cartum se caracteriza como uma anedota gráfica em que nele podemos visualizar a presença da linguagem verbal associada à não verbal. Suas abordagens dizem respeito a situações relacionadas ao comportamento humano, mas não estão situadas no tempo, por isso são denominadas de atemporais e universais, ou seja, não fazem referência a uma personalidade em específica.

Exemplo

Quiz Capítulo 1 e 2 (Isabelle e Vitória) | Test
Disponível em: https://cantinholiterariososriosdobrasil.wordpress.com/2017/10/14/dia-das-criancas-cartum-de-fabiano-dos-santos/

Gostou? Escolha um tema de seu interesse, chame alguém que esteja em casa para ajudar-lhe a criar um ou mais cartuns. Tendo como referência o cartum acima, pense num contexto, desenhe, pinte e, ao terminar, recorte um pedaço de papelão em forma de quadro, cole os cartuns e exponha no seu quarto. Vai ficar muito legal!

Gênero textual manual de regras: O Manual de Regras ou Instruções é um gênero textual do tipo injuntivo, que tem a função de apresentar, ensinar a montar, operar, armazenar e conservar um equipamento.

O Manual de Instruções serve também para apresentar regras de jogos. Por se tratar de texto utilitário, a redação é econômica, com vocabulário simples.

Exemplo

MANUAL DE MONTAGEM – PRATELEIRA

1) Verifique todas as peças antes de começar a montagem: 1 base marrom; 4 intermediárias brancas; 10 travas; 36 parafusos com arruelas.

2) Ao separar as peças e ferragens, cuide para não danificá-las.

3) Monte a prateleira no chão; para isso, utilize a própria embalagem para proteger a prateleira.

4) Comece a montagem.

Agora é com vocês! 

As regras do jogo de queimada são várias. Crie um manual de regras de queimada, enumerando-as e descreva o passa a passo de como se joga. Em seguida, faça uma bola de meia, ensine e jogue com sua família.


Saiba Mais | Referências:

https://www.estudopratico.com.br/generos-textuais/
https://www.todoestudo.com.br/portugues/humor

Objeto de ConhecimentoProdução de textos do campo da vida cotidiana: convenções do gênero, situação comunicativa e a finalidade do texto.

Habilidades
(EF05LP11) Registrar, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, manual de regras de jogo entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Proponentes/ Professores:
Patrícia Cristina Ferreira Jayme
Instituição Educacional:Escola Municipal Professor José Décio Filho
CRE:Central

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5° ano – Ética e cidadania