You are currently viewing Gêneros em Foco

Gêneros em Foco

Olá turma! Espero que estejam todos bem. Hoje você vai estudar a composição de dois gêneros textuais muito importantes na sociedade atual. Devido à pandemia do novo coronavírus, a reportagem e a notícia são essenciais até mesmo para a sobrevivência das pessoas.


ATIVIDADE 1

Leia a reportagem “Discussão sobre volta às aulas envolve ciência e insegurança dos pais” Estadão Conteúdo. Publicado em: 02/08/2020 às 16h56.

Faça uma reflexão com sua família sobre volta às aulas e registre no seu caderno.

ATIVIDADE 2

Leia a notícia “Retorno de aulas em Goiânia deve ser a partir de 1° de agosto, diz secretário de Educação” DA REDAÇÃO |28 de maio de 2020 | 13h40- atualizada em 28/05/2020 | 16h37

Fonte: Sagres Online. https://sagresonline.com.br/retorno-de-aulas-em-goiania-deve-ser-a-partir-de-1-de-agosto-diz-secretario-de-educacao/ .

 https://sagresonline.com.br/retorno-de-aulas-em-goiania-deve-ser-a-partir-de-1-de-agosto-diz-secretario-de-educacao/ . Após a leitura compare os textos. Observe que o texto da atividade 1, que é uma reportagem, o repórter vai a fundo no tema, faz investigações, apresenta entrevistas e ainda discute e argumenta sobre a volta às aulas. E no texto 2? O que foi observado? Registre em seu caderno.

ATIVIDADE 3

Após a leitura dos dois textos 1 e 2 e utilizando responda o questionário baixo no seu caderno.

1º.) Qual é o tema das reportagens?

2º.) Transcreva um argumento utilizado pelo repórter (no texto 1) para que as aulas não voltem.

3º.) Qual a opinião do presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Marco Aurélio Safadi, sobre a volta às aulas?

4º.) Qual a sua opinião sobre a volta às aulas e defenda seu ponto de vista.

Saiba Mais | Referências:

http://g1.globo.com/jornal-hoje/ultimas-noticias.html

https://www.revistaplaneta.com.br/secao/reportagens/

Objeto de ConhecimentoGêneros textuais 
Componentes curricularesLíngua portuguesa
HabilidadesEF07LP02 Reconhecer as diferenças entre dois gêneros textuais: reportagem e notícia e adquirir proficiência na produção textual.
Proponentes/ Professores:Professora Nara de Oliveira
Instituição Educacional:Escola Municipal Geralda de Aquino
CRE:Brasil

Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) –Ética e Cidadania