You are currently viewing Língua Portuguesa – Gênero notícias e seus impactos no cotidiano

Língua Portuguesa – Gênero notícias e seus impactos no cotidiano

Olá, pessoal! Vocês certamente já leram ou ouviram notícias, não é mesmo? E é sobre esse gênero textual que vamos conhecer um pouco mais sobre suas características. Vamos lá?

ATIVIDADE 1

► Leia sobre os elementos da notícia no link abaixo, depois anote no caderno as partes que compõem uma notícia.

ATIVIDADE 2

Leia o texto com atenção. Copie e responda as atividades no caderno.

Menina em quarentena ganha festa de aniversário por videochamada e mensagem surpresa na fachada de prédio

Parentes que moram em São Paulo e Brasília cantaram ‘parabéns’ pelo celular e assistiram à projeção. Mãe conta que filha se emocionou e perguntou: ‘Eles são mágicos?’

A ideia de usar o projetor surgiu quando a mãe, a analista de TI, Luciana Peixoto, de 43 anos, reparou que uma empresa projetou mensagens de solidariedade no prédio vizinho, durante a semana. Após entrar em contato com a companhia, o desejo de feliz aniversário para Mariana foi projetado na parede às 19h15 de sexta-feira (27), quando a mãe, o pai e a irmã mais velha da menina aguardavam a videoconferência para cantar os parabéns. “Ela amou a surpresa. Por causa do coronavírus, meus irmãos que moram em São Paulo e Brasília cancelaram a viagem para vir ao aniversário dela. Ela ficou triste e nem queria festa. Tinha um pessoal fazendo projeções de laser no prédio e pedi a gentileza de projetar o ‘feliz aniversário, Marina’. Eles toparam e combinamos o horário”, afirma Luciana Peixoto. A emoção da Mariana foi tão grande que ela perguntou à mãe se o laser era mágico. “Mãe, eles são mágicos? Como sabem meu nome e que meu aniversário é hoje?”, conta Luciana. A reação da menina foi emocionante, segundo Luciana, já que ela é apegada aos avós, que moram em um prédio quase vizinho da Mariana. “Meu pais são idosos. O avô dela é hipertenso e fez uma cirurgia no coração recentemente. Eles não podem sair de casa, o que deixou ela triste”, explica a mãe. A projeção foi assistida por tios e os avós residentes nos prédios próximos ao da Mariana. A parte da família que mora em SP e no DF assistiu por redes sociais. “Fizemos uma videoconferência pelo celular com a família que está longe na hora de cantar ‘parabéns’. Todo mundo participou do aniversário dela, mesmo que distante”, relata Luciana. Fonte

1) O texto lido é uma notícia. Onde foi veiculada (publicada) e quem a escreveu?
2) Qual o nome da aniversariante e onde ocorreu essa história?
3) Por que ela não teve uma festa tradicional, com convidados? 4) “Mãe, eles são mágicos? Como sabem meu nome e que meu aniversário é hoje?” – Qual o objetivo do uso das aspas? Os milhares de quilômetros entre Goiânia, São Paulo e Brasília não separaram a família Peixoto da festa de aniversário de 7 anos de Mariana Peixoto, comemorada por videochamada de celular com os avós, tios e primos, após o isolamento social decretado pelo governo estadual desde o dia 13 de março por causa do coronavírus. Além da tradicional mesa com bolo, doces e salgados, a projeção da mensagem “feliz aniversário, Mariana”, na parede do prédio vizinho, surpreendeu a pequena, que assistiu à projeção da janela de casa, na capital goiana.
Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia
3
5) Para vivermos em isolamento social e cultivar bons hábitos devemos estabelecer uma rotina para que a vida seja saudável, equilibrada e nos proporcione desenvolver nossos potenciais. Que mudanças de comportamento essa quarentena nos trouxe e que estejam de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) ? Pesquise sobre isso.

ATIVIDADE 3

6. Após ler o texto e assistir aos vídeos, escreva uma notícia ou produza um vídeo com duração máxima de um minuto sobre o seu isolamento social nessa quarentena.

Saiba Mais | Referências:

O gênero Notícia – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – Canal Futura – YouTube

Gênero Notícia – Gênero Textual Notícia com Interpretação – Canal Isolada de Português – YouTube

Nordeste cancela festas de São João devido à pandemia do coronavírus | Primeiro Impacto (09/04/20) – Canal SBT Jornalismo – Youtube

Objeto de Conhecimento• Elementos centrais em notícias, reportagens e fotorreportagens, entrevistas, entre outros.
• Fato e opinião: gêneros jornalístico-midiático.
• Tratamento da informação em notícias: questões lexicais, morfológicas – verbos (pessoa, número, tempo, modo), etc.
Habilidades(EF67LP02-B) Posicionar-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas.
(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens, o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem; em entrevistas, os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes entre outros, a crítica, a ironia ou o humor presente.
Proponentes/ Professores:Eliane Maria dos Santos
Katya Maria Chaves Brito