You are currently viewing Geografia – Relações comerciais do Brasil

Geografia – Relações comerciais do Brasil

Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.


Exportação. Disponível em:<https://pixabay.com/pt/photos/recipiente-porta-a-carregar-3118784/>. Acesso em: 19, mai. 2023.

Relações comerciais do Brasil

As relações comerciais são fundamentais para a economia de qualquer país, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento econômico e no posicionamento da nação em cenário internacional.  O Brasil é um importante player global, possui econômica diversificada e destaca- se no cenário internacional pela exportação de commodities (produtos primários, negociados no mercado internacional com nenhuma ou pouca transformação). 

As relações comerciais podem ser compreendidas pelo intercâmbio de bens e serviços entre diferentes entidades econômicas, como países, empresas e indivíduos, com o objetivo de atender às necessidades e demandas de cada parte envolvida. É uma troca econômica que envolve a compra, venda, importação e exportação de produtos e serviços.

O Brasil tem acordos comerciais e parceiros de diferentes regiões do globo, relações econômicas marcadas pelo comércio de bens e serviços. A China é, atualmente, o principal parceiro econômico brasileiro, seguida pela União Europeia e os Estados Unidos. 

Em 2022, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a China foi a principal parceira econômica do Brasil, sendo responsável por aproximadamente 31% da exportação brasileira, contra apenas 11% dos Estados Unidos, o segundo colocado. O país asiático é o maior importador de commodities brasileiras, como soja, minério de ferro e petróleo. Além disso, a China também tem investido significativamente em setores estratégicos da economia brasileira, como energia, infraestrutura e tecnologia. Essa parceria tem impulsionado o crescimento econômico do Brasil nas últimas décadas.

Em cenário global, o Brasil vem buscando expandir suas relações comerciais através da participação em acordos comerciais bilaterais e multilaterais. O país é membro do Mercosul, além disso de ser membro do BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que busca fortalecer a cooperação econômica entre os países membros.

RESPONDA ÀS QUESTÕES


QUESTÃO 1

Observe a imagem e responda. 

Principais destinos da carne bovina em 2022. Fonte: https://saobentoemfoco.com.br/noticia/83937/exportacao-de-carne-bovina-para-china-mais-que-dobrou-em-2022.html

a) Dentre os países listados, considerando não apenas o destino da carne bovina qual é o principal parceiro econômico do Brasil? 

b) Quais países Europeus aparecem na imagem?

QUESTÃO 2

Atualmente a China é a principal parceira econômica do Brasil, mais de um quarto das exportações brasileiras são destinadas ao país asíatico. Em 2022, de acordo com o Ministério da Economia, foram mais de 90 bilhões de dólares em exportação. Assinale a alternativa correta dos produtos mais exportados pela China.

(A) Veículos automotores e minério de ferro.

(B) Soja, minério de ferro e petróleo. 

(C) Aviões e soja.

(D) Algodão e tecnologia de ponta.

QUESTÃO 3

Em 2022, de acordo com o Ministério da Economia, o Brasil registrou superávit, ou seja, exportou mais do que importou, fechando a balança comercial neste ano com 61,8 bilhões de dólares.  Considerando exportação e importação os principais parceiros comerciais do Brasil são:

(A) Estados Unidos e China, o primeiro como principal importador e o segundo exportador.

(B) A China é a principal parceira econômica brasileira considerando as importações e exportações. 

(C) A Argentina é o principal destino das exportações brasileiras e os Estados Unidos é o país de quem o Brasil mais importa.  

(D) União Europeia e China são os principais parceiros econômicos brasileiros, a União Europeia é para quem o Brasil mais vende seus produtos e serviços. 

QUESTÃO 4

Vida de gado! – Fonte: http://www.genildo.com/2019/07/vida-de-gado.html

Qual é a crítica presente na Charge do Genildo no que diz respeito às relações comerciais entre a China e o Brasil?


Autoria:Ailton Silva
Formação:Geografia
Componente curricular:Geografia
Habilidade:(EF09GE10-B) Conhecer as relações comerciais do Brasil com países europeus, asiáticos e da Oceania.
ReferênciasADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
HIRATUKA, C; SARTI, F. Relações econômicas entre Brasil e China: Análise dos fluxos de comércio e investimento direto estrangeiro. Disponível em:<https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/rtm/160331_rtm_vol2_n1_relacoes_economicas.pdf>. Acesso em: 15, maio. 2023.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Resultados da Balança Comercial Brasileira de 2022. Disponível em:https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/Balanca2022.pdf>. Acesso em: 15, maio. 2023.
SILVA, L. G. et al. Comércio Brasil-China e seus três pilares: soja, petróleo e minério de ferro. Disponível em:<https://opeb.org/2021/04/24/comercio-brasil-china-e-seus-tres-pilares-soja-petroleo-e-minerio-de-ferro/>. Acesso em: 15, maio. 2023.