You are currently viewing Geografia – África Subsaariana

Geografia – África Subsaariana

Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.


África. Disponível em:<https://pixabay.com/pt/vectors/%C3%A1frica-continente-pa%C3%ADses-bandeiras-1297148/>. Acesso em: 12, ago. 2023.

África Subsaariana

A princípio é importante destacar que a África é o terceiro maior continente do mundo e sua extensão territorial é de aproximadamente 30 milhões de quilômetros quadrados. Não é incomum que algumas pessoas acreditem que o continente africano seja um país, e por isso, também desconsideram a enorme diversidade cultural presente neste continente formado por inúmeros povos com tradições e traços culturais distintos. 

Considerando a influência e a cultura dos povos árabes, que colonizaram a porção norte da África, podemos regionalizar esse continente em África Setentrional e Subsaariana. O Deserto do Saara é a fronteira que marca essa possibilidade de regionalização. 

Em decorrência da maior parte da população negra do continente africano estar localizada na África Subsaariana, essa região foi pejorativamente chamada de África Negra. Atualmente, esse termo está em desuso justamente por conta do caráter ofensivo empregado a ele. 

Na África do Norte, ou setentrional, os países apresentam aspectos comuns como idioma, religião, entre outros fatores. Já na África Subsaariana existe uma grande diversidade de etnias com cultura, religião, dialetos e hábitos alimentares distintos. Devido ao imperialismo europeu sobre esse continente, muitas etnias rivais e com características diferentes foram agrupadas formando um Estado. 

Formada por 48 países, a África Subsaariana enfrenta muitos desafios socioeconômicos pois apresenta resultados ruins nos indicadores sociais como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), muitos países da região são castigados pela fome e pobreza. Doenças como malária e AIDS têm causado sérios problemas à região e se tornando um grande desafio devido à falta de infraestrutura para tratamento e combate da proliferação. 

A extração de recursos naturais é uma das principais atividades econômicas da África Subsaariana, ainda que alguns países se destacam, como a África do Sul, existe forte dependência econômica das potências europeias e empresas transnacionais exploram não apenas os recursos como também a mão de obra dos povos subsaarianos. 

Conflitos políticos e étnicos, ausência de infraestrutura, dependência econômica de nações estrangeiras e baixa industrialização é um grande desafio para o desenvolvimento econômico  e social dessa região.

RESPONDA ÀS QUESTÕES


QUESTÃO 1

África –  Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica_subsariana

Assinale alternativa que apresente a região em destaque no mapa. 

(A) África do Norte

(B) África Setentrional 

(C) África Subsaariana 

(D) África Meridional

QUESTÃO 2

 Explique como as questões políticas e o imperialismo estrangeiro afetam o desenvolvimento econômico e social na África Subsaariana, considerando a democracia, a corrupção, os conflitos e a instabilidade política como fatores presentes na trajetória dos países dessa região.

QUESTÃO 3

É notório o crescimento econômico vivenciado pela África Subsaariana nos últimos anos, ainda assim, estamos falando de uma das regiões mais pobres e assoladas pela fome no mundo. Sabendo disso, qual é o setor econômico que desempenha um papel central na maioria das economias da África Subsaariana?

(A) Indústria automobilística

(B) Agricultura

(C) Tecnologia da informação

(D) Setor financeiro

QUESTÃO 4

Considerando a existência das duas Áfricas, Setentrional e Subsaariana, aponte qual critério de regionalização foi adotado para regionalizar o continente africano. 


Autoria:Ailton Silva
Formação:Geografia
Componente curricular:Geografia
Habilidade:(EF09GE14-B) Compreender através de mapas as regionalizações mundiais, como países do norte, do sul, orientais, ocidentais, Oriente Médio,  África Subsaariana.
Referências:AMARAL, I. A importância do sector informal na economia urbana em países da África Subsariana. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/1492>. Acesso em: 09, ago. 2023.
MONIÉ, F; AMORIN, V; ROSA, I. G. F. A inserção da África Subsaariana no sistema mundo: permanências e rupturas. Disponível em:<https://tinyurl.com/2n3d2bxt>. Acesso em: 08, ago. 2023.
THE WORD BANK. A África Subsaariana sai da recessão em 2021 mas A recuperação continua vulnerável. Disponível em: <https://www.worldbank.org/pt/news/press-release/2021/10/06/sub-saharan-africa-exits-recession-in-2021-but-recovery-still-vulnerable>. Acesso em: 09, ago. 2023.