You are currently viewing Língua Portuguesa e Matemática – Gastar menos e economizar.

Língua Portuguesa e Matemática – Gastar menos e economizar.

Você já ouviu falar de consumo excessivo? No vídeo “Consumo excessivo, e agora?”, do canal Conexão Jovem, no Youtube, a psicóloga Letícia de Oliveira apresenta as possíveis razões que levam as pessoas a comprarem excessivamente. Veja o vídeo, clicando no link abaixo: 

O consumo excessivo é aquele que acontece sem uma real necessidade, seguindo apenas a lógica da “compra pela compra”. 

Quais os motivos apresentados no vídeo que levam as pessoas a comprarem excessivamente?  

Observe qual o percentual das pessoas que, em 2015, costumavam dividir o pagamento das compras no máximo de prestações possíveis.  Retorne ao vídeo, caso não se lembre e responda. Você acha esse percentual alto? 

Convide sua família ou alguém próximo a você para refletirem sobre seus hábitos de consumo. 

Em sua opinião, por que algumas pessoas não conseguem se controlar na hora das compras?  Será que o estado emocional influencia na forma como as pessoas compram? 

Vamos refletir mais um pouco.

Qual o assunto dessa tirinha?

Partindo da reflexão da tirinha, qual o problema de parcelar uma compra em muitas vezes? Isso tem impacto na nossa vida financeira? Escreva um texto sobre essas questões e aponte o que pode ser feito para se consumir moderadamente.

No link abaixo, você  verá um infográfico que apresenta 6 dicas para uma compra consciente. Compartilhe essas ideias com sua família e discutam sobre o assunto. 

Vamos aprender um pouco mais? Clique no link a seguir. 

O que você aprendeu? Será que é possível economizar seguindo essas orientações?

Agora, resolva o problema a seguir, observando a relação de proporcionalidade.

Já pensou no que você poderia fazer se conseguisse economizar e guardar R$30,00 por mês, durante um ano? E se você guardasse R$30,00 por mês durante 5 anos, quanto teria ao final desse período? E se o fizesse por 10 anos?  Pegue um lápis, um papel e faça os cálculos. Pequenas economias podem render grandes quantias, não é mesmo?

Acesse o link abaixo e leia a explicação dada pelo site “Alunos OnLine” da UOL, sobre grandezas e medidas:

https://alunosonline.uol.com.br/matematica/grandezas-medidas.html

Na matemática, a grandeza é tudo aquilo que pode ser contado e medido, como o tempo, a velocidade, comprimento, preço, idade, temperatura, entre outros. Veja o vídeo a seguir e aprenda um pouco mais:

Aquelas grandezas em que a variação de uma provoca a variação da outra numa mesma razão, são chamadas de grandezas diretamente proporcionais. Isso quer dizer que, se uma dobra, a outra dobra, se uma triplica, a outra triplica, se uma é dividida em duas partes iguais, a outra também é dividida à metade. Veja um exemplo de proporcionalidade de grandezas na figura abaixo:

No problema que você resolveu anteriormente, o tempo (quantidade de meses) e o valor economizado por mês são grandezas diretamente proporcionais. Dobrando a quantidade de meses, dobra a quantidade do valor economizado.

Pelo que aprendemos até aqui, os gastos excessivos são prejudiciais para a nossa vida financeira e dificultam a realização de alguns sonhos, que requerem economia de dinheiro. Entendemos também que é possível se tornar um consumidor consciente e adquirir o hábito de poupar. 

Você sabe fazer um mapa conceitual (esquema)?

Um “Mapa conceitual” ou esquema é um tipo de diagrama que procura representar, com o máximo de detalhes possíveis, a relação de conceitos e ideias existente sobre um mesmo assunto. Veja o exemplo:

Agora que você aprendeu todas essas coisas, faça um esquema e registre no caderno toda a aprendizagem de hoje.

Por fim, toda essa atividade que você fez foi escrita com textos verbais e não-verbais. Você sabia que esses textos são considerados multimodais? O que são textos multimodais? 

São textos multimodais aqueles que apresentam variados modos, feitios, aspectos, formas, ou seja, aqueles que foram produzidos articulando simultaneamente meios e formas, como por exemplo: gesto e fala; escrita e leitura; imagem e texto etc.

—————-

Materiais Complementares:


Sobre Mapas Mentais: https://unisecal.edu.br/blog/como-estudar-com-mapas-mentais/


Para se divertir…

A cultura do consumo desmedido no Brasil – Gustavo Cerbasi  https://www.youtube.com/watch?v=gjn_ucCJeEA

Opções de charge / tirinha (impacto das compras parceladas no orçamento):

www.blogaftm.com.br, Gazo.


Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – H e I – Educação Financeira e Empreendedorismo.

Matemática
Objeto de conhecimento: 
Variação de grandezas: diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais
Habilidade: (EF08MA13) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas
diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.
Habilidades de Língua Portuguesa: (EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos.







Ciclo da Adolescência – Turma I (8º ano) –