You are currently viewing Frações

Frações

Olá, nessa aula iremos entender um pouco mais sobre frações e identificá-las em nosso cotidiano, se ligue e vamos lá!


Vamos ler o texto e observar os exemplos. Fração é uma forma de representar uma divisão de dois números inteiros. Dessa forma, nada mais é do que uma divisão onde o dividendo é numerador e o divisor é o denominador. Observe o desenho dessa pizza!


Desafio: observe as duas imagens e as desenhe no seu caderno, em seguida analise a seguinte questão: Luís comprou uma pizza e uma barra de chocolate para lanchar com seus amigos Flávio e Beto, cada um dos três comeram um pedaço de cada. 

Quantas partes deveríamos pintar da pizza e do chocolate para indicar a quantidade que os amigos comeram? Pinte no seu caderno as partes que foram comidas.

Se fossemos elaborar uma fração para a pizza e outra para o chocolate, as frações seriam iguais?

Se Luís e seus dois amigos tivessem comido toda a pizza, como ficaria a representação na forma de fração? O que podemos entender do resultado dessa fração?

Agora vamos jogar? Veja como você se sai nesse jogo que vai testar o que você aprendeu sobre frações (aplicativo para celular): https://play.google.com/store/apps/details?id=air.fracoes&hl=pt_BR

Até a próxima aula!

Saiba Mais | Referências:

“Curtas Matemáticos – Conceito de Fração” Canal:
labim – https://www.youtube.com/watch?v=LP8GZ1E9I5o

Objeto de ConhecimentoRepresentação fracionária dos números racionais: reconhecimento, significados, leitura e representação na reta numérica.
Habilidades(EF05MA03-B) Identificar e representar frações (igual, menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando materiais manipuláveis e/ou não e reta numérica, como recurso.

Proponentes/ Professores:Andréa Eugenia da Silva, Geraldo Márcio Oliveira Carneiro, José Wilker Brito Ribeiro, Délia, Maria José, Ana Maria e Zenaide.
Instituição Educacional:Escola Municipal Buena Vista
CRE:Jarbas Jayme

 Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo