You are currently viewing Geografia – Formação das primeiras civilizações

Geografia – Formação das primeiras civilizações

Olá! Hoje vamos aprender sobre como o homem deixou de viver nas cavernas para habitar e construir as primeiras cidades, denominadas de Civilizações.


ATIVIDADE 1******

Vamos ler um fragmento do texto “REVOLUÇÃO AGRÍCOLA”

SAIBA COMO ELA OCORREU

Entende-se por revolução, algo que tenha causado uma transformação grandiosa na sociedade. Porém, quando falamos do processo de saída do nomadismo para o sedentarismo a partir do domínio da agricultura estamos falando da revolução agrícola, ainda que não de forma rápida. A transformação da sociedade aqui foi impactante mas aconteceu de forma lenta.

Os estudos arqueológicos apontam que as primeiras atividades agrícolas se deram há aproximadamente 10 mil anos, na região próxima ao Mar Morto. Em outros locais do nosso planeta o processo também ocorreu, porém em diferentes tempos: há 8 mil anos na Índia, 7 mil na China, 6.500 na Europa, 5 mil no Continente Africano, 4.500 nas Américas. O principal produto cultivado eram os cereais, especialmente trigo e cevada, além de variados tipos de milho e batata. O domínio da agricultura se deu de forma gradativa, ou seja, aos poucos foi se aperfeiçoando, os homens e mulheres foram aprimorando também as técnicas de produção agrícola ao selecionar as melhores plantas para determinado solo. Essa revolução também é conhecida como Revolução Neolítica, pois marca o processo de transição da vida de caça e coleta nômade para o sedentarismo agrícola, possibilitando, inclusive, o aumento da população em grande escala.

O sedentarismo, a agricultura e a domesticação de animais possibilitaram o armazenamento de produtos, prática até então impensável nos grupos nômades. Ao fixarem-se em um só local precisaram planejar o consumo e cuidar do plantio. Traçavam também relações com outros grupos, efetuando trocas culturais e comerciais.

Disponível em: www.infoescola.com/historia/revolucao-agricola/    (Texto: Adaptado)

******ATIVIDADE 2******

Após a leitura do texto acima e feita sua reflexão, assista na ferramenta You tube o vídeo: “Grandes Civilizações Mesopotâmia Parte 1”  do Canal :Grandes Civilizações.

https://www.youtube.com/watch?v=0U2hNdUb1ks&t=33s

******ATIVIDADE 3******

Considerando as discussões e reflexões anteriores. Vimos que, a agricultura foi um importante instrumento no processo de transição do nomadismo para o sedentarismo. Vamos agora entender um pouco melhor sobre esses conceitos e em seguida, você irá fazer uma pesquisa sobre estes assuntos. 

Agricultura: O termo agricultura significa “arte de cultivar”, de maneira mais simplificada podemos entender essa palavra como o conjunto de técnicas concebidas para cultivar a terra a fim de obter produtos dela, nesta etapa que estamos estudando estes produtos são os alimentos.

Nomadismo: O nomadismo pode ser definido como um modo de vida em que as pessoas não possuem habitação fixa, sendo essas pessoas chamadas de nômades. Essas pessoas não produzem alimentos para sua sobrevivência, vivem da caça de animais e coleta de frutas e plantas para se alimentar. 

Sedentarismo: Podemos definir a palavra “sedentário” no sentido da história dos homens primitivos, como sendo o período em que os seres humanos dominaram a agricultura (arte de cultivar a terra). A partir daí, passaram a morar em lugares fixos, pois, conseguiam obter os alimentos necessários para sua sobrevivência em suas plantações. 

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-agricultura.htm

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/curiosidades/nomadismo.htm

Exercício 1: Mostre seu entendimento ou pesquise e escreva no seu caderno mais conceitos de:

-Agricultura

-Nomadismo 

-Sedentarismo

Exercício 2: Responda as questões em seu caderno.

A agricultura foi muito importante para os povos antigos. E nos dias de hoje?

Converse com seus familiares e liste os produtos agrícolas mais importantes cultivados em Goiás.


Saiba Mais | Referências:


Objeto de Conhecimento
Componente Curricular
O que forma um povo do nomadismo aos primeiros sedentarizados.
História
Habilidades(GO-EF05HI01-D). Compreender a passagem do nomadismo à sedentarização observando aspectos como localização e recursos naturais.

Proponentes/ Professores:Julio Rodrigues Costa, Maria Helena Gonçalves Barreto, Maria Cristina Pinto. 
Instituição Educacional:Escola Municipal Buena Vista
CRE:Jarbas Jayme

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5° Ano – Ética e Cidadania