You are currently viewing História – Folclore

História – Folclore

O Dia do Folclore Brasileiro é 22 de agosto!

A data foi escolhida porque foi no dia 22 de agosto de 1846 que a palavra folklore foi inventada por um escritor inglês. O inventor ligou duas palavras da língua inglesa: FOLK e LORE, que juntas significam sabedoria popular!

A data foi criada para alertar sobre a importância e a valorização das manifestações folclóricas no país.


Folclore Brasileiro tem características das culturas indígena, africana e portuguesa. Ele é um conjunto de expressões culturais populares que englobam diversos aspectos da identidade nacional. Folclore é o conjunto de conhecimentos de um povo.

Esse conjunto é composto por diversas manifestações, das quais podemos citar: as festas, as lendas, os mitos, as canções, brincadeiras, danças, comidas típicas e outros costumes culturais e regionais que são transmitidos de geração para geração. Apesar de toda a riqueza do conjunto de manifestações, o folclore só começa a figurar nas narrativas oficiais a partir do século XIX.


Temos diversas Lendas que compõem nosso Folclore:

A lenda da Iara, também conhecida como Uiara ou Mãe D’Água, uma sereia encantadora! O Curupira, um protetor implacável da fauna e da flora! Que persegue todos que maltratam e agridem a natureza! O Curupira é um menino de cabelo vermelho e os pés virados para trás.

A Mula sem cabeça é uma mulher que foi amaldiçoada após ter um romance com um padre. A maldição foi ser transformada num quadrúpede acéfalo, ou seja, sem cabeça, que galopa soltando fogo.

Lobisomem, um homem que após ter sido mordido por um lobo a cada noite de lua cheia se transforma em Lobo.

Também temos o Boitatá, o Boto, e tantas outras maravilhosas lendas que aguçam nossa imaginação!

Aaaaaaah ! Não podemos deixar de evidenciar o Saci… vai que ele fica sabendo e apronta uma travessura!

O Saci-pererê é um personagem muito travesso que se diverte fazendo brincadeiras com os animais e com as pessoas. Suas principais travessuras são trançar os cabelos dos animais durante a noite, fazer sumir objetos, e ainda, assobiar de maneira muito estridente para assustar os as pessoas, principalmente quando estão sozinhas.

Dizem que para capturar o Saci-pererê, a pessoa deve arremessar uma peneira dentro dos redemoinhos de vento. Após capturá-lo, é necessário retirar-lhe o gorro, aquele chapeuzinho vermelho que ele usa sempre! E depois prendê-lo em uma garrafa.

A lenda do Saci é contada em todas as regiões brasileiras e, por isso, a estória modifica-se conforme o local. Em alguns lugares esse personagem possui nomes diferentes como: Saci-Cererê, Matimpererê, Matita Perê, Saci-Saçurá e Saci-Trique.

É cada história que a gente fica sabendo das travessuras desse Saci!… Agora assista ao vídeo que mostra personagens do nosso folclore:

Folclore Brasileiro em Animação Infantil – Canal: Animar Estúdio – Estúdio de Animação 2D
https://www.youtube.com/watch?v=eCLPV-uc5sw

Quanta riqueza o Folclore Brasileiro! Ainda temos as Danças no conjunto de manifestações folclóricas. As principais delas são:

O Samba de Roda, onde se dança numa roda ao som de sambas, acompanhado de batida de palmas e cantos.

O Maracatu, o Frevo, o Baião, a Catira, também a Quadrilha que é uma dança típica de Festas Juninas, onde um orador proclama frases que determinam os movimentos da dança.

Por falar em festas juninas, as festas do folclore brasileiro é um misto de outras  expressões folclóricas reunidas. Destas, as principais são: o Carnaval: esta festa remonta o século XVII, mas que passou à cultura oficial na década de 1930. O Congado, a Folia de Reis, as Festas Juninas como já mencionado e tantas outras!


Atividade 1

Faça em seu caderno uma Narrativa Visual com os personagens do folclore brasileiro que você acha que mais representa nossa região!
Narrativa Visual é uma história contada por meio de desenhos, ou seja, você vai contar uma história apenas com desenhos!
Bom trabalho!


Ciclo da Adolescência – Experiências e Curiosidades


ComponentesObjetos de Conhecimento/ ConteúdosObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Arte Artes VisuaisMaterialidades e Imaterialidades: Patrimônio cultural material e imaterialConhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, respeitando seus contextos pessoais e sociais.
HistóriaCultura imaterial e pluralidade cultural e étnicaIdentificar as principais influências culturais do povo brasileiro em relação ao conhecimento científico e popular, na perspectiva de compreender a contribuição de cada povo, indígena, europeu e africano, na constituição da nossa sociedade.
Arte TeatroElementos da Linguagem: Teatralidades na vida cotidiana – presença de elementos teatraisDescobrir teatralidades na vida cotidiana e fazer registros verbais e/ou não verbais: oralidade, escrita, desenho, expressão corporal, audiovisual, entre outras formas, identificando, explorando e comparando os elementos teatrais, variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas.