You are currently viewing Geografia – Unidades de Conservação

Geografia – Unidades de Conservação

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Unidades de Conservação são áreas de preservação ambiental, áreas protegidas por suas características naturais especiais, regulamentadas pela Lei no. 9.985, de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), são instituídas pelo Poder Público. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é órgão federal responsável pela gestão dessas áreas no governo federal, cada esfera de poder (federal, estadual e municipal)  contribuem na manutenção e preservação desses espaço, ficando sob responsabilidade do ICMBio definir as UCs em qualquer que seja a Unidade da Federação brasileira.


Questão 01

Constituição Federal de 1988 – art. 225

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm

Quais atitudes devem ser tomadas pelo Poder Público e pela coletividade (população), para que se faça valer o direito garantido pelo artigo 225 da Constituição Federal de 1988? 

Questão 02


Fonte: www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/servicos/geoprocessamento/DCOL/dados_vetoriais/MapaUCS_junho_2019_web.pdf

Considerando o mapa das Unidades de Conservação de Goiás, aponte quais são as Áreas de Proteção Ambiental e os Parques Nacionais presente em território goiano.

Questão 03


Fonte: http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27099-o-que-sao-unidades-de-conservacao/

O Brasil possui 334 Unidades de Conservação que ocupam aproximadamente 171 milhões de hectares. Considerando que as UCs estão divididas em dois tipos, aponte quais são as diferenças entre Unidades de Conservação de Proteção Integral e Uso Sustentável.

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e curte esse vídeo!

Canal Geo Power “Atividade 18 – Unidades de conservação – 7º Ano”. Disponível em: <
https://www.youtube.com/watch?v=3BPLPBvbvBo>. Acesso em: 16, dez. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-7o-ano/


Habilidade:(EF07GE11-A) Caracterizar e relacionar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional com a distribuição da biodiversidade brasileira, com foco nos domínios morfoclimáticos.
Referencial Teórico: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.   
AB’SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê, 2003.
BRASIL – ICMBio. Mosaicos e Corredores Ecológicos.Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. 2018. Disponívelem:<https://www.icmbio.gov.br/portal/mosaicosecorredoresecologicos>. Acesso em: dezembro de 2022.
BRASIL – ICMBio. Criação de Unidades de Conservação.Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. 2018. Disponívelem:<https://www.icmbio.gov.br/portal/criacaodeunidadesdeconservacao>. Acesso em: dezembro de 2022.
BRASIL – ICMBio. Mapa Unidades de Conservação- Junho de 2019. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. 2018. Disponível em:<https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/servicos/geoprocessamento/DCOL/dados_vetoriais/MapaUCS_junho_2019_web.pdf>. Acesso em: dezembro de 2022.
SILVA, A. O. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228990/23395>. Acesso em: dezembro de 2022.
O que são Unidades de Conservação. Dicionário Ambiental. ((o))eco, Rio de Janeiro, abr. 2013. Disponível em: <http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27099-o-que-sao-unidades-de-conservacao/>. Acesso em: dezembro de 2022.