You are currently viewing Fases da Lua e suas influências no planeta Terra

Fases da Lua e suas influências no planeta Terra

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 03/11, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

Na proposta dessa atividade vamos estudar como as fases da Lua podem afetar nosso planeta

As fases da Lua – fonte: pixabay

Fases da Lua e suas influências no planeta Terra

Os professores do site Britânnica Escola explicam que a Lua é um grande satélite natural que gira em torno da Terra. Depois do Sol, é o corpo celeste mais brilhante. A distância média entre a Lua e a Terra é de cerca de 384.400 quilômetros, o que é pouco em comparação com a distância entre outros planetas e a Terra. Na realidade, a Lua é próxima o suficiente para afetar o nível dos oceanos. Todo dia os mares parecem subir e descer, e isso acontece por influência da força da gravidade da Lua. Embora fraca demais para afetar todo o planeta, a atração da Lua faz as águas se movimentarem, criando, desse modo, as marés. Vista da Terra, a Lua muda de aparência conforme a época, ou seja, muda de fase. Às vezes, ela parece um círculo completo (na fase cheia), outras vezes aparece como uma fatia fina (no quarto crescente e no quarto minguante) ou fica completamente escura (na fase nova). Apesar disso, sua forma não muda. Na verdade, a Lua reflete a luz do Sol. À medida que a Lua orbita em volta do nosso planeta, o Sol brilha em partes diferentes dela, e é isso que as torna visíveis para quem está na Terra. Às vezes, a posição relativa da Lua, do Sol e da Terra causa um evento chamado eclipse. Durante um eclipse do Sol, a Lua bloqueia a visão dele por alguns momentos para quem está na Terra. Durante um eclipse da Lua, a Terra impede o Sol de brilhar sobre a Lua.

Assista ao vídeo da Khan Academy – Fases e movimentos da lua:

Khan Academy – Fases e movimentos da lua – PARTE 1

Khan Academy – Fases e movimentos da lua – PARTE 2

As marés são causadas por uma força natural chamada gravidade. Devido à gravidade, todos os corpos no universo se atraem. O Sol e a Lua exercem atração sobre a Terra, mas a influência lunar é maior, pois a Lua está mais próxima da Terra. A influência da Lua sobre a Terra movimenta as águas, provocando as marés. Na face da Terra voltada para a Lua, a água se avoluma formando uma onda. Essa onda resulta na maré alta. À medida que a Terra gira e a Lua se move ao redor dela, as marés também mudam. Como a Lua se move em torno da Terra em um percurso regular, o ciclo das marés segue um padrão regular.

Questão 1
Explique qual a importância da Lua para o nosso planeta.

Questão 2
Explique como a Lua pode afetar o nosso planeta.

Questão 3
Explique como as marés funcionam e qual o papel da Lua e do Sol.

Questão 4
Analise o calendário dos meses de Novembro e Dezembro, depois cite quais são as fases da Lua entre os dias 25/11 a 05/12.

Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Fases da Lua e suas influências no planeta Terra  – Bloco 2

Referências:Fundação Lemann
Habilidades(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
Objetos do ConhecimentoSistema Sol, Terra e Lua.
Componente Curricular:Ciências