Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal, Jogos eletrônicos e Gêneros esportivos. Embarque nesse universo virtual, de play e se divirta com novos saberes. Vamos aos estudos?
JOGOS ELETRÔNICOS E GÊNEROS ESPORTIVOS
JOGO ELETRÔNICO, também denominado VIDEOJOGO ou VIDEOGAME, no qual o jogador interage através de periféricos conectados ao aparelho, como controles (joysticks) e/ou teclado com imagens enviadas a uma televisão ou um monitor, podendo ser jogado em computadores pessoais, em máquinas de fliperama, em consoles ou celulares.
Você sabia que os jogos eletrônicos podem ser utilizados para diferentes finalidades?
Para além da diversão, há jogadores que buscam o condicionamento físico, coordenação motora, socialização, passatempo, uma atividade para aliviar o estresse e até mesmo uma oportunidade de estudar e aprender mais sobre eles. Ao longo de sua história, evoluíram-se e transformaram-se em modelos com interfaces simples e mais elaboradas.
Dentro desse universo tecnológico de entretenimento, é possível encontrar jogos eletrônicos com sensor de movimentos que simulam a práticas corporais presentes nas aulas de Educação física como: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA, BRINCADEIRAS E JOGOS, LUTAS, ESPORTES, DANÇA E GINÁSTICA transformando o corpo do jogador no próprio controle promovendo diversas formas de movimentos.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
Analise as questões alusivas às características dos jogos eletrônicos.
I – Os jogos eletrônicos substituem a prática real de exercícios físicos em relação aos movimentos corporais.
II – A prática de jogar jogos eletrônicos , melhora da habilidade em resolução de problemas.
III – Os princípios de aprendizagem encontrados nos jogos eletrônicos não apresentam validade quando aplicados na educação escolar.
IV – Os jogos eletrônicos apresentam pouco potencial na construção dos conhecimentos a partir do estímulo, da ludicidade e da interatividade.
(A) todos os enunciados são assertivos.
(B) os enunciados I,II e III estão corretos.
(C) apenas o enunciado IV está correto.
(D) todos os enunciados estão incorretos.
QUESTÃO 02
Leia o texto para responder a questão.
Dentro desse universo tecnológico de entretenimento, é possível encontrar jogos eletrônicos com sensor de movimentos que simulam as práticas corporais presentes nas aulas de Educação Física. O jogo que apresenta essa característica, corresponde ao jogo
(A) Atari.
(B) Xbox 360 – Sensor Kinect.
(C) Nintendo.
(D) Computer Space.
QUESTÃO 03
Para responder em seu caderno.
Sabemos que os Jogos além de ser considerada uma atividade completa, é uma prática divertida, desafiadora e que proporciona vários benefícios para nosso organismo. Cite pelo menos 05 desses benefícios.
QUESTÃO 04
Para responder em seu caderno.
Os jogos eletrônicos nos proporcionam vários benefícios, contudo o uso excessivo acaba afetando, de certa forma, a socialização entre os jovens. Você concorda com essa assertiva? Argumente sua resposta.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF07EF22) Vivenciar diversos jogos eletrônicos, compreendendo as transformações socioculturais presentes nessas práticas, identificando as influências, impactos e possibilidades no lazer, alto rendimento e saúde. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |