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Educação física – Jogos eletrônicos e Gêneros esportivos

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal, Jogos eletrônicos e Gêneros esportivos. Embarque nesse universo virtual, de play e se divirta com novos saberes. Vamos aos estudos? 

JOGOS ELETRÔNICOS E GÊNEROS ESPORTIVOS 

Imagem arquivo pessoal: Elaine Faria de Oliveira. Data de acesso: 28 de Fevereiro de 2023.

JOGO ELETRÔNICO, também denominado VIDEOJOGO ou VIDEOGAME, no qual o jogador interage através de periféricos conectados ao aparelho, como controles  (joysticks) e/ou teclado com imagens enviadas a uma televisão ou um monitor, podendo ser jogado em computadores pessoais, em máquinas de fliperama, em consoles ou celulares.

Você sabia que os jogos eletrônicos podem ser utilizados para diferentes finalidades? 

Para além da diversão, há jogadores que buscam o condicionamento físico, coordenação motora, socialização, passatempo, uma atividade para aliviar o estresse e até mesmo uma oportunidade de estudar e aprender mais sobre eles. Ao longo de sua história, evoluíram-se e transformaram-se em modelos com interfaces simples e mais elaboradas.

Dentro desse universo tecnológico de entretenimento, é possível encontrar jogos eletrônicos com sensor de movimentos que simulam a práticas corporais presentes nas aulas de Educação física como: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA, BRINCADEIRAS E JOGOS, LUTAS, ESPORTES, DANÇA E GINÁSTICA transformando o corpo do jogador no próprio controle promovendo diversas formas de movimentos.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

Analise as questões alusivas às características dos jogos eletrônicos.

I – Os jogos eletrônicos substituem a prática real de exercícios físicos  em  relação  aos  movimentos  corporais.

II – A prática de jogar jogos eletrônicos , melhora  da  habilidade em resolução de  problemas.

III – Os  princípios  de  aprendizagem  encontrados  nos  jogos  eletrônicos  não apresentam  validade  quando aplicados  na  educação  escolar.

IV – Os jogos eletrônicos apresentam pouco potencial na construção dos conhecimentos a partir do estímulo, da ludicidade e da interatividade.

(A) todos os enunciados são assertivos.

(B) os enunciados I,II e III estão corretos.

(C) apenas o enunciado IV está correto.

(D) todos os enunciados estão incorretos.

QUESTÃO 02

Leia o texto para responder a questão.

Dentro desse universo tecnológico de entretenimento, é possível encontrar jogos eletrônicos com sensor de movimentos que simulam as práticas corporais presentes nas aulas de Educação Física. O jogo que apresenta essa característica, corresponde ao jogo

(A) Atari.

(B) Xbox 360 – Sensor Kinect.

(C) Nintendo. 

(D) Computer Space. 

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno. 

Sabemos que os Jogos além de ser considerada uma atividade completa, é uma prática divertida, desafiadora e que proporciona vários benefícios para nosso organismo. Cite pelo menos 05 desses benefícios.

QUESTÃO 04

Para responder em seu caderno. 

Os jogos eletrônicos nos proporcionam vários benefícios, contudo o uso excessivo acaba afetando, de certa forma, a socialização entre os jovens. Você concorda com essa assertiva? Argumente sua resposta.

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF07EF22) Vivenciar diversos jogos eletrônicos, compreendendo as transformações socioculturais presentes nessas práticas, identificando as influências, impactos e possibilidades no lazer, alto rendimento e saúde.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.