You are currently viewing Eu sou um espelho!

Eu sou um espelho!

Os jogos teatrais foram criados para auxiliar na preparação de atores e estudantes para a prática teatral. São desafiadores e divertido. Com os jogos teatrais, a aprendizagem acontece pela experiência e experimentação. Eles trabalham a parte técnica do trabalho do ator, mas também possibilitam o desenvolvimento da atenção, concentração, expressividade e outras capacidades.

The Mirror  Alexandre Desplat – O Espelho” – Canal: Setubas Channel

Atividade 1

Para realizar a atividade, você vai precisar de outra pessoa. Então, convide alguém da sua casa para jogar com você o jogo teatral chamado “Espelho”.

Agora, siga as instruções abaixo:

Uma pessoa será o jogador A e a outra pessoa o jogador B. Vocês precisam ficar de frente uma para a outra, assim:

Fonte: PickPik.com, link:  https://www.pickpik.com/head-face-male-girl-profile-isolated-9771>  Imagem isenta de direitos

Agora:

  • O jogador A inicia, fazendo movimentos aleatórios e o jogador B reflete esses movimentos, como se fosse um espelho (Procurem fazer movimentos mais lentos no início. Depois, podem ir aumentando a velocidade, aos poucos);
  • Passados 2 minutos, os jogadores trocam suas funções. O jogador A que estava fazendo os movimentos, agora será o espelho e o jogador B que era o espelho, agora fará os movimentos.
  • Repitam essa sequência pelo menos 4 vezes. Tentem variar, fazer movimentos pequenos, grandes, ficar de pé, agachados, sentados, deitados. Não se esqueçam das expressões do rosto.
  • Joguem com bastante atenção e registrem essa experiência em vídeo ou fotos (Vocês podem posicionar o celular em algum lugar fixo, como uma mesa. Assim, vocês conseguirão jogar e fazer o registro ao mesmo tempo).

Obs. Não tente adivinhar o movimento do outro jogador, apenas seja um espelho.

Atividade 2

Assim que terminarem todas as sequências, converse com seu parceiro ou parceira sobre:

  • Como foi a experiência para você?
  • Você gostou mais de fazer os movimentos ou de repetir?
  • O que foi mais difícil?
  • Você acha que ao repetir a sequência, aos poucos, os movimentos ficaram mais naturais e espontâneos?

Logo abaixo, você poderá ver outros vídeos que mostram o jogo do espelho, além de acessar vários jogos e brincadeiras da cultura popular.

Divirta-se e até a próxima!


SAIBA MAIS:

“Jogo teatral do espelho” – Canal: Frei Cultura
Link: https://www.youtube.com/watch?v=vVGvYyyflVM

“Quintal da Cultura – Brincar de espelho – 28/06/12” – Canal: Quintal da Cultura
Link: https://www.youtube.com/watch?v=SQI4Cuqx9Lc

OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO:HABILIDADES:
Arte/Processos de Criação: Jogos teatrais, dramáticos, tradicionais/populares, vídeos, roteiros, músicas
Educação Física
(GO-EF04AR20-A) Desenvolver a atenção, a percepção, a imaginação, a criatividade, a capacidade de improvisação e de interpretação por meio de jogos teatrais, dramáticos, tradicionais/populares e da exploração de vídeos, roteiros e músicas.

(GO-EF04EF22) Debater, por meio de múltiplas linguagens: corporal, oral, escrita e audiovisual, a relação da prática dos movimentos gímnicos com a superação das capacidades físicas e emocionais.

(GO-EF04EF23) Praticar e relacionar movimentos gímnicos com a consciência corporal, controle e domínio do próprio corpo em situações do cotidiano.