You are currently viewing Geografia – Estou perdido. E agora?

Geografia – Estou perdido. E agora?

Olá! Seja bem-vindo ao portal Conexão Escola! Você já se perdeu alguma vez na vida? Procurou um endereço e não encontrou? Tentou olhar um mapa e não conseguiu? Já passou por isso? Eu já. Então, para nos ajudar a nos localizar, vamos aprender o que é Cartografia e para que esta técnica serve.


Hoje você vai aprender o que é, e pra que serve cartografia.

Atividade 1

CARTOGRAFIA

Confira aqui a definição de cartografia e veja as diversas formas de representá-la. Quantas vezes você já se perguntou: “Onde fica a escola?”,Onde fica o Brasil?”, “Onde fica tal rua?”, “Como chegar ao parque?”, “Vou viajar para o interior de Minas Gerais. Mas onde fica?”. Essas perguntas podem ser respondidas sem que alguém emita sequer um som pela boca. Basta olhar para um mapa.

Mas o que é um mapa?

O mapa é uma representação gráfica da superfície terrestre que serve para a orientação e a localização de objetos, pessoas, ruas, cidades e países no espaço geográfico.

Fonte: WWF-Brasil. O Bioma. Cerrados Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/cerrado/bioma/ . Acesso em 03 de agosto de 2020.

Além do mapa, você já deve ter visto gráficos e tabelas, que são também representações gráficas. Eles servem para demonstrar determinados acontecimentos no espaço geográfico. Por exemplo, gráfico de crescimento populacional, de taxas de desemprego, etc.

Fonte: Rodrigues, Régis. Cartografia. A importância da Cartografia. Escola Kids, 2020. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/cartografia.htm.  Acesso em: 20 de jul. de 2020.

Agora você sabe que mapas, gráficos e tabelas são representações gráficas para demonstrar acontecimentos no espaço geográfico.

Desse modo, a cartografia é o conhecimento responsável por juntar as informações geográficas e representá-las em mapas, gráficos e tabelas. A partir de conhecimentos científicos, técnicos e artísticos, a cartografia elabora representações gráficas.

As representações gráficas auxiliam tanto a orientação e a localização de alguma coisa no espaço geográfico, quanto a representação e a demonstração de fenômenos geográficos.

Fonte: RODRIGUES, Régis. Cartografia. A importância da Cartografia. Escola Kids, 2020. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/cartografia.htm>. Acesso em: 20 de jul. de 2020.

Atividade 2 

Assista ao vídeo abaixo para que você possa analisar como a cartografia está presente no nosso dia a dia.

“Projeções Cartográficas – Brasil Escola” Canal: Brasil Escola
https://www.youtube.com/watch?v=9mySKrQgeXo

Atividade 3 

Agora que você aprendeu qual a função da cartografia. Que tal fazer uma brincadeira legal?

Pegue uma folha em branco no seu caderno,  deite em cima dela e faça um desenho real seu.

E ai? Conseguiu? Deu certo?

Hum…. tô achando que não. Você está muito grandinho né?

Agora, que tal fazer uma representação reduzida da realidade?

Isso mesmo. Um mapa também é uma representação reduzida da realidade.

Agora mãos a obra. Faça uma cartografia em sua casa. Isso mesmo! 

Faça uma representação reduzida do seu bairro, tente lembrar de cada detalhe, faça em   tamanho reduzido para caber na folha do seu caderno. 

Observe como ficou a cartografia do bairro de um aluno do Ensino Fundamental.

Desenho Cartográfico. Brasil Escola. Disponível em:<https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/elaboracao-mapas-na-escola.htm>. Acesso em: 20 de jul. de 2020

Nossa aula chegou ao final. Realize as atividades sem pressa e com capricho.

Até a próxima.

Saiba mais:

“CARTOGRAFIA” Canal: Resumos Animados – https://www.youtube.com/watch?v=YYeEf4ZYybw

“Mapas do Mundo: Mapa Físico e Mapa Político” Canal: Aula365 – Brasil – https://www.youtube.com/watch?v=zt6mvqaD3TM

Objeto de ConhecimentoRepresentações cartográficas:
Tipos de representações cartográficas
Imagens bidimensionais e tridimensionais
ComponenteCurricularGeografia
Habilidades(EF03GE06-A) Identificar e interpretar mapas e imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.

(EF03GE07-A) Reconhecer e elaborar legendas em diversos tipos e escalas de representações cartográficas, incluindo as tecnologias digitais.

Proponentes/ Professores:Katia Mary dos SantosFabiane Soraia Oliveira
Instituição Educacional:Escola Municipal Waterloo Prudente.
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C – 3° Ano – Educação Ambiental e Saúde