You are currently viewing Língua Portuguesa e Matemática – Estimulando os hábitos de poupar

Língua Portuguesa e Matemática – Estimulando os hábitos de poupar

Tudo Bem? Você tem algum amigo que te falou que está economizando para realizar um sonho? Comprar um brinquedo, uma roupa diferente, fazer um passeio e comprar um jogo bem legal. É assim mesmo que podemos conseguir algo que queremos muito, gastando o dinheiro com o que é necessário e economizando. Para isso acontecer, você e sua família precisam aprender a poupar e gastar o dinheiro com o que é essencial.

Nós gostamos muito de comprar coisas novas e interessantes, como um brinquedo, um jogo legal, uma roupa diferente, um sapato. Mas devemos pensar bem sobre a verdadeira necessidade destes objetos para nós. Portanto, é importante que você aprenda sobre a importância de economizar, pois assim, você e sua família poderão realizar sonhos. 

Atividade 1

Acesse o link abaixo e assista  ao vídeo Turma da Mônica “De Onde Vem o Dinheiro”, junto com alguém de sua família, para você entender que o dinheiro vem do trabalho das pessoas adultas.

Fonte: YouTube. De onde vem o dinheiro? Canal: Sicredi.

Atividade 2

É por meio do trabalho, que as pessoas adultas recebem o dinheiro para fazer suas despesas mensais. Converse com alguém que mora com você e responda:Qual é a profissão das pessoas adultas que moram com você? 

Qual é a profissão das pessoas adultas que moram com você?

E você? Quanto ficar adulto vai querer exercer qual profissão? Porquê?

Utilize seu caderno ou anote no bloco de nota do celular sobre a profissão que você vai exercer quando estiver adulto.

Atividade 4- 

Você estudou e verificou que em sua casa há despesas fixas, ou seja, aquelas que os adultos tem que pagar todo mês, como: água, luz, telefone, alimentação, aluguel entre outras. Sabendo que você é um estudante e ainda não possui salário (dinheiro), faça ao que se pede:

  • Cite algumas ações que você pode fazer pra ajudar sua família a economizar nas despesas fixas:
  • Durante esse período de isolamento social, por motivo da pandemia do Coronavirus, houve economia no consumo de energia e água em sua família? Porquê?
  • Escreva um sonho que é seu e de sua família.
Componentes:Habilidades 
Língua Portuguesa(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

 Matemática
(EF04MA27-A) Ler, interpretar, analisar e resolver problemas com dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada, em gráficos de colunas, barras, simples ou múltiplas, linhas e pictóricos e identificar alguns dos elementos constitutivos, como título, legendas e fontes, utilizando informações do cotidiano e/ou contidas em textos jornalísticos e/ou científicos.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.