You are currently viewing Esportes de Campo e Taco

Esportes de Campo e Taco

Olá pessoal, tudo bem? Vamos dar continuidade ao nosso conteúdo sobre Esportes e suas categorias? Nas atividades anteriores falamos sobre os Esportes: de Marca, Precisão, Técnico-combinatórios, com Rede Divisória ou Parede de Rebote, lembram? Hoje vamos fazer uma reflexão sobre os Esportes de Campo e Taco, conhecer um pouco sobre suas especificidades, curiosidades, seus talentos e praticar. Vamos lá!

Já ouviu falar dessa categoria esportiva? Pois bem, os Esportes de Campo e Taco: são os esportes os quais a estratégia de jogo para pontuar requer o ato de rebater a bola o mais longe possível e tentar percorrer no campo a maior quantidade de bases. Exemplo: Beisebol, Críquete e Softbol.

Na sua escola, em casa e até mesmo com a meninada da rua: vizinhos, colegas próximos, os primos, as pessoas que você convive e nos lugares de lazer que possivelmente possa frequentar, já praticou alguma atividade de “rebater” a bola com um taco?

Como poderia chamar? Como imagina esse jogo? Quantas pessoas participariam dele? Quais materiais poderiam ser usados? Onde seria possível praticar? Vamos pegar nosso caderno e anotar?

Para entender um pouco mais, assista aos vídeos:

Vídeo 1 – Esportes de Campo e Taco

“Esportes de campo e taco” – Canal: Ativo5 – Youtube

Já jogou algo parecido na sua escola? Gostaria de praticar? Um jogo tradicional bem comum para nossa cultura é o “Bete”. Assemelha-se ao Beisebol. No vídeo você pode notar a prática desse esporte e suas variações, nos diferentes locais pelo mundo.

O Beisebol é o mais conhecido de todos, praticado em diversos países, mas é muito forte nos Estados Unidos, onde ocorrem a maior parte das competições premiadas. Os esportes com taco favorecem pessoas com uma grande envergadura de braços, ou seja, que possuem braços longos.

Vamos aprender um Pouquinho mais sobre essa curiosa prática? Pesquise sobre esse esporte anote as principais regras e depois anote suas impressões em seu caderno.

Esse esporte te fez lembrar um jogo muito popular por aqui, não foi? Nos vídeos a seguir você irá relembrar o jogo de Taco ou Bete. Assista:

Vídeo 2 – Jogo de Taco é levado a sério em campeonato brasileiro

Jogo de Taco é levado a sério em campeonato brasileiro – Canal Esporte Fantástico -YouTube

E aí? Gostou do jogo de Taco? Para nós aqui em Goiás, falamos: Bete. Consegue escrever 3 regras mostradas no vídeo? Faça suas anotações. Quando retornar à escola, vai direto mostrar para seus colegas e professor (a), o que acha? Como poderíamos praticar o “Bete” mesmo em casa, nesse momento de quarentena?

Vídeo 3 – Educando – Largando os Bets

Educando – Largando os Bets – Canal Will Stopinski – YouTube

Agora, observe as imagens:

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

Disponível em link

Você consegue identificar qual é a atividade relacionada a cada imagem?

Existem muitos atletas dessa modalidade no Brasil? Você pode citar algum? Uma dica: Um dos vídeos, falou!!!!!

Qual dessas figuras, equipamentos representam um Esporte Olímpico? O Brasil já teve atletas representantes nessa modalidade?

Agora é a sua vez! Desafio:

Consegue identificar os locais de prática desses esportes de Taco?

Observe a figura abaixo:

Imagem 4

Disponível em link

Descreva qual das figuras representam o Campo da prática do Beisebol e do Críquete? Quais as diferenças entre um campo e o outro?

Você sabia que o softball, ou softbol, é um esporte praticado principalmente por mulheres. Trata-se de uma versão mais simplificada do beisebol. Leia um pouco mais sobre esse esporte no link a seguir:

https://www.infoescola.com/esportes/softbol-softball/ (“Softbol” – Site InfoEsola)

Foi divertido saber um pouco mais sobre os esportes de Campo e Taco, não é mesmo? Mais legal ainda é utilizar esses conhecimentos em seu dia-a-dia. Nessa aula foi possível conhecer a prática de desses esportes tão diferentes. Você gostou? Guarde suas anotações e dê uma olhadinha:” Para saber mais”!

Até breve!

Para saber mais:

Pratique:

(“App – Jogos de Beisebol”)

(“App – Jogos de Críquete”)

OBJETOS DE CONHECIMENTO:Esporte de marca; esporte de precisão; esportes de rede/parede; esporte de campo e taco; esportes de invasão: História; Conceito; Valores; Regras; Fundamentos técnicos e táticos.
HABILIDADES:(GO- EF08EF22) Vivenciar esporte de marca, precisão, rede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes.
(EF89EF04) Identificar os elementos técnico-táticos individuais, combinações táticas e sistemas de jogo das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte vivenciadas.

Ciclo da Adolescência – Turma H (8º ano) – Corpo, Expressão e Movimento