You are currently viewing Educação Física – Esporte de rede

Educação Física – Esporte de rede

Olá estudantes! Hoje iremos aprender sobre a história, fundamentos e regras de um esporte coletivo e de rede muito conhecido e popular entre os brasileiros, o voleibol.


ATIVIDADE 1

Leitura do texto: “Voleibol na educação física escolar”

O ensino tradicional da educação física é pautado na prática, sistematizada ou fracionada, das principais modalidades desportivas. As atividades contempladas variam de acordo com a região, obedecendo às questões estruturais, culturais, logísticas e de interesse da escola e dos escolares. O voleibol é atualmente uma das atividades mais requisitadas no desenvolvimento das aulas de educação física nas escolas. A grande popularidade atingida pela modalidade fez com que a sua prática fosse intensificada, atraindo uma maior atenção dos alunos. Uma boa parte das crianças e adolescentes só tem acesso à prática de alguma modalidade desportiva nas aulas de educação física escolar. Assim, entendemos que o voleibol no contexto escolar deve ser explorado não só no quesito procedimental, mas também nos aspectos conceituais e atitudinais. O aluno deve aprender além dos movimentos específicos. É interessante que o aluno tenha acesso às informações históricas da modalidade, suas alterações e a forma como isso ocorreu em nosso País, principalmente se levarmos em conta o papel que o voleibol hoje desempenha na sociedade brasileira, devido aos resultados alcançados nas mais diferentes competições (BARROSO e DARIDO, 2006). De acordo com Krug (2005), a fase de desenvolvimento de movimentos relacionados com o esporte tem seu início por volta dos oito anos de idade. Estes movimentos devem servir como uma ferramenta para combinar e refinar as habilidades fundamentais, que já foram trabalhadas em um período anterior e precisam ser estimuladas. O mesmo autor propõe uma divisão, demonstrando como pode ocorrer a interação entre as os diferentes tipos de habilidade promovida pela prática do voleibol. O desenvolvimento dessas habilidades deve acontecer de uma forma lúdica, através de atividades que façam com que a criança tenha prazer na prática da modalidade e se sinta atraída para conhecer mais a fundo as questões inerentes ao desporto. Desta forma, o voleibol escolar pode ser um elemento massificador da prática do esporte, à medida que oferece oportunidades a um número de alunos que não consegue ser atingido em nenhum outro programa de iniciação. Embora não seja o objetivo principal, o surgimento de valores que possam se tornar futuros jogadores de voleibol pode vir a reboque, sendo o voleibol escolar uma via em dois sentidos.

Fonte

ATIVIDADE 2

Assista o vídeo: VOLEIBOL: REGRAS, HISTÓRIA E FUNDAMENTOS. Canal: Prof. Giovani Soldera:


Anote em seu caderno as principais regras, fatos históricos e os fundamentos que o voleibol apresenta.

ATIVIDADE 3

Leia o texto: “A prática de vôlei oferece muitos benefícios para a saúde e para o corpo”. Faça uma lista com os principais benefícios que o vôlei proporciona à saúde.

Fonte

ATIVIDADE 4

Existe espaços para a prática do voleibol onde moro?

► Esta é uma pergunta muito importante e deve ser respondida por você, estudante que já aprendeu muito sobre esta modalidade esportiva.

► Próximo à sua casa existem espaços públicos (praças ou quadras) destinados à pratica do voleibol?

Praça da Juventude – Parque das Amendoeiras.

► Existem espaços privados, onde é necessário o pagamento para utilizar o espaço das quadras?
► Você utiliza esses espaços em seu momento de lazer?

ATIVIDADE 5

Vamos Praticar?

Neste período de isolamento social você pode iniciar o aprendizado dos fundamentos em casa. Pode ser utilizada uma bola de vôlei ou qualquer outra bola que você tenha. O ideal é que você realize a atividade em um ambiente externo, evitando que a bola acerte alguém ou algo que possa ser danificado. Utilize roupas e calçados confortáveis (bermuda, camiseta, meias e tênis) para praticar o vôlei. Importante! Retire os acessório (correntes, brincos e anéis) porque podem provocar lesões.


Saiba Mais | Referências:

1. A primeira medalha de ouro Olímpica do VÔLEI MASCULINO foi conquistada em 1992 em Barcelona (Espanha) contra o time da Holanda.

Barcelona 1992 – Final Masculina – Brasil x Holanda – Canal Robson Ferrera – YouTube

2. Já primeira medalha de ouro Olímpica do VÔLEI FEMININO foi conquistada em 2008 em Pequim (China) contra o time dos Estados Unidos.

Brasil conquista o primeiro ouro olímpico do vôlei feminino | Pequim 2008 | Throwback Thursday – Canal Olympic – YouTube
Objeto de ConhecimentoEsporte: História, Regras e Fundamentos técnicos.
HabilidadesGO-EF08EF22 – Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes.
EF89EF06 – Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demais práticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre.
Proponentes/ Professores:Divina Kelly Moreira
Instituição Educacional:Escola Municipal Virgínia Gomes Pereira
CRE:Central

Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) – Corpo, Expressão e Movimento