You are currently viewing Esporte de Precisão

Esporte de Precisão

Olá! Seja bem vindo ao Programa Conexão Escola.

Esta aula foi veiculada na TV. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nessa atividade de hoje iremos falar sobre esporte de precisão. Você conhece?

Esportes de precisão é só uma forma de classificar os esportes que tem como objetivo acertar um alvo. Para praticá-los você precisa de muita paciência e concentração. As modalidades são bem interessantes, desafiadoras e divertidas.

E aí, com essas informações já conseguiu identificar algum esporte de precisão? Ainda não?! Então Veja o vídeo “Que esporte é esse?”, analise bem as imagens e tente descobrir qual é o esporte de precisão que o vídeo retrata.

“Que esporte é esse?” – Canal: Lopes de Melo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=cth0Xf2WrjQ&feature=youtu.be

Conseguiu identificar qual é o esporte de precisão que o vídeo mostrou? Quem disse GOLFE, acertou!

A palavra golfe vem do inglês golf que, por sua vez, vem do alemão kolb, que significa taco. A origem desse esporte tem várias versões. Uma das mais prováveis é que os escoceses o tenham criado por volta de 1400. No Brasil, o golfe chegou no final do Século XIX, através dos engenheiros ingleses e escoceses que construíam a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

O golfe foi uma  das modalidades das Olimpíadas de 1900 e 1904, depois deixou de ser esporte olímpico, voltando após 112 anos, como modalidade olímpica, em 2016. Devido à pandemia do Coronavírus, os Jogos Olímpicos de Tóquio, vão ocorrer no verão de 2021, e não esse ano, de 2020, como estava previsto. E o golfe é uma das 46 modalidades confirmadas.

O GOLFE é um jogo no qual jogadores usam tacos especialmente desenhados, para baterem numa bola pequena e dura, com o intuito de avança-la através do campo de jogo, que geralmente, é dividido em 18 seções, chamados buracos, utilizando o menor número de tacadas possível. É preciso embocar a bola em todos os buracos, não pode pular nenhum, caso isso aconteça, o jogador é desclassificado.

Não há um campo de golfe igual a outro. Por isso, cada campo é um novo desafio. O golfe pode ser jogado individualmente ou em grupos de dois a quatro jogadores, e tem como particularidade a ausência de um “adversário” propriamente dito; o único adversário do golfista é o próprio campo, o resultado depende de seu esforço individual e sorte.

Vamos saber mais sobre esse esporte, assistindo ao vídeo “Por dentro do Golfe”, da Secretaria Especial do Esporte.

“Portal Brasil 2016 – Por dentro do Golfe” – Canal: Secretaria Especial do Esporte – Link: https://www.youtube.com/watch?v=06yZBITWsCc&feature=youtu.be

Como você observou no vídeo, os termos usados no golfe são todos em inglês, como por exemplo tee, rough e putter. O golfe emprega uma linguagem especifica a nível mundial, e quem não a conhecer, pode ficar um pouco perdido ao assistir esse fascinante esporte. Mas não se preocupe, com o tempo, você vai estudando e se familiarizando cada vez mais com o golfe, e logo, logo irá aprender todos esses termos. E o mais importante, não saber esses termos, não impede que você pratique esse esporte na escola ou aí na sua casa.

Tem um termo no golfe que é o Hole in One. Quando você estiver assistindo um jogo de golfe e acontecer um hole in one, você verá que todos ficarão super empolgados e animados, pois é uma jogada super difícil.  Fazer um “hole in one” refere-se a uma tacada certeira, ou seja, acertar a bola no buraco logo à primeira tentativa.

Assista ao vídeo “ Melhores Holes in One” , e aprecie algumas dessas fascinantes jogadas.

“Melhores Holes in one” – Canal: Lopes de Melo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=s6z7YYfRCUQ

O golfe preza muito pela ética. Mas, você sabe o que é ética?

Para você entender melhor o que ética significa assista ao vídeo do Professor Jefferson Acevedo.

” O que é ética” – Canal: Lopes de Melo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=_GnuGeZP3Sc&feature=youtu.be

Viu como a ética está presente em tudo na nossa vida, inclusive no esporte, e no golfe não é diferente. O golfe é conhecido por ser um esporte de gentilezas. Os jogadores cumprimentam-se e desejam um bom jogo aos seus companheiros. Não o perturbam na sua vez de jogar. Ajudam-no a identificar o local de queda da bola e se necessário ajudam à sua procura, e não ficam bravo pela conquista do outro, muito pelo contrário, comemoram juntos.

Além disso, um outro princípio ético do golfe é o respeito pelo campo. Todos jogadores mantêm o campo limpo e conservado. Isso é respeito e cuidado com a natureza e conosco, que fazemos parte do meio ambiente.

Agora que já aprendemos sobre a origem, algumas regras, curiosidades e condutas éticas do golfe, que tal você jogar, aí da sua casa? Assista ao vídeo “Golfe Adaptado” e aprenda a construir e a jogar o golfe com materiais alternativos. Chame seus familiares para assistirem o vídeo com você, para que assim que acabar a atividade de hoje, vocês, juntos, construam os materiais e se divirtam jogando o golfe adaptado.

“Golfe Adaptado” – Canal: Lopes de Melo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=CTMXVL_hm-4

Viu como é fácil construir os materiais para o golfe adaptado? Depois de construírem esses materiais e jogarem o golfe, quero que escreva, em seu caderno:

  • Como foi jogar golfe? Você encontrou alguma dificuldade? Qual?
  • Quais estratégias você utilizou para cumprir o percurso com o menor número de tacadas? Você conseguiu acertar o buraco, que no nosso caso, é passar a bolinha por debaixo do papelão em apenas uma tentativa? Qual foi sua estratégia?

Chegamos ao final da nossa atividade. Espero que você tenha gostado! Realizem as atividades solicitadas e assim que possível, socialize com seu professor e seus colegas. E não deixem de vivenciar o golfe com sua família, vocês vão se divertir muito!

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – B/2º ano – Corpo, Expressão e Movimento

Assista a íntegra do Programa Conexão Escola Tv, veiculado pela TV UFG e TV Sagres:


Componente CurricularHabilidades
Educação Física(GO-EF02EF05) Vivenciar e fruir diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão e invasão bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo e identificando seus elementos comuns.