You are currently viewing Esporte de Orientação

Esporte de Orientação

Olá! Seja bem vindo ao Programa Conexão Escola.

Esta aula foi veiculada na TV. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nessa atividade de hoje iremos falar sobre Esporte de Orientação.

Esporte de orientação, vocês conhecem? Acredito que muitos de vocês não conheçam. Infelizmente, ainda é um esporte pouco conhecido e praticado aqui no nosso país. Para conhecerem mais sobre essa modalidade esportiva que é tão desafiadora e emocionante, assista ao vídeo do Professor Neitson, que é membro da Federação de Orientação de Goiás.

“O Esporte Orientação na Escola” – Canal: Neitson Carlos Santos – Link: O Esporte ORIENTAÇÃO na ESCOLA – YouTube

Que bacana esse esporte, usa a própria natureza como campo de jogo. Goiânia bem que podia seguir o exemplo dos países nórdicos, por que com a quantidade de parques e bosques que nosso município possui, iriamos ter várias opções de lazer.

Agora é com você! Inspirado pelo modelo nórdico do esporte de orientação, reflita, junto com seus familiares, como você adaptaria esse modelo nórdico à nossa cidade?

O esporte orientação também é conhecido como esporte de aventura, da natureza ou radical. Se difere das modalidades esportivas, tidas como tradicionais, pois estão relacionadas a um maior grau de risco, dado às condições de irregularidade de terreno, vento e outras variantes imprevisíveis da natureza, exigindo assim um maior esforço físico e maior controle emocional.

Além disso proporciona inúmeras sensações e emoções, como:

  • o medo de enfrentar o desconhecido
  • a alegria de superar um obstáculo
  • a agradável sensação de entrar em contato com a natureza
  • e o orgulho de controlar os próprios medos e receios.

Você sabe qual a relação das práticas corporais de aventura na natureza, como o esporte orientação, com o meio ambiente? Assista ao vídeo da Luana Francis, professora e educadora ambiental, daqui, da nossa Rede Municipal de Ensino de Goiânia, e tente entender melhor essa relação.

“Educação Ambiental e Práticas Corporais” – Canal: Lopes de Melo – Link:
https://www.youtube.com/watch?v=sNev5QiUDzE&feature=youtu.be

Conseguiram entender como as práticas corporais de aventura são atividades que ampliam a consciência e sensibilidade do corpo com a natureza? Consciência que não passa apenas pela informação, mas pela relação de troca e respeito.

Não se pode negar que o contato com a natureza, através das práticas corporais de aventura, apresenta um viés positivo e outro negativo. Por um lado, pode, por exemplo, aumenta a consciência ecológica dos envolvidos com a prática esportiva, inibindo a ação predatória.

No entanto, quando não planejadas, essas mesmas práticas podem interferir negativamente nos fatores ambientais, podendo ocasionar danos aos ambientes onde são praticados, como: poluição sonora e ambiental; devastação, erosão e compactação do solo, assoreamento de córregos e nascentes, dentre outros.

Por isso, como ainda não temos a estrutura dos países nórdicos, é necessário fazer o esporte de orientação com supervisão adequada. Siga a dica da professora Luana Francis, visite o parque Areião junto com sua escola, quando acabar a pandemia do coronavírus, ou procure a Federação de orientação de Goiás. Para saber mais sobre a federação, faça pesquisas no site: https://www.fogoias.esp.br/home.

E você, qual a sua opinião sobre os esportes que são praticados na natureza? Você acredita que essa prática aflora o compromisso ético do ser humano com a natureza ou que a natureza é mero palco para satisfação dos homens? Reflita com seus familiares sobre esse assunto, escreva em seu caderno a conclusão que chegaram, e assim que possível, compartilhe com seus professores e colegas.  

Agora vamos praticar. Baseado em tudo que aprendeu nessa atividade, você fará esporte de orientação adaptado aí na sua casa. Será um caça ao tesouro. Para isso você irá organizar:

  • um mapa da sua casa;
  • marcar pontos de controle em locais estratégicos;
  • Em cada ponto você deixará um enigma, onde o participante deverá responde-lo em uma folha, para que no final você possa conferir as respostas;
  • Disponibilizar uma bussola;

Você será o organizador do caça ao tesouro e seus familiares serão os caçadores. Será o vencedor da atividade quem percorrer todo o percurso que você irá traçar no mapa, passar por todos os pontos de controle, acertar todos os enigmas, e tudo isso no menor tempo. Seja criativo e divirta-se!

Assista ao vídeo do Gabriel, que é professor de Geografia, daqui da nossa Rede Municipal de Ensino, onde ele explica como se orientar e localizar no espaço geográfico, e com isso facilitará você a construir o mapa da sua casa e aos caçadores usarem a bussola. Se liga aí!

“Orientação e Localização no espaço geográfico” – Canal: Professor Gabriel Paiva – Link: Orientação e Localização no espaço geográfico – YouTube

Conseguiram entender a rosa dos ventos? Conseguiu se localizar aí na sua casa através dos pontos cardeais e colaterais? Pode parecer difícil no começo, mas logo se localizará com mais facilidade.

Chegamos ao final da atividade! Realizem as atividades solicitadas e se divirtam com o caça ao tesouro. Espero que tenham compreendido que o esporte de orientação é uma ótima opção de exercício físico e lazer, mas que quando mal planejado e executado pode ocasionar diversos impactos ambientais negativos.

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – 5º Ano/Turma E – Corpo, Expressão e Movimento

Componente CurricularHabilidade
Educação Física(GO-EF05EF20) Vivenciar e analisar práticas corporais de aventura na instituição escolar e em áreas verdes, explorando diversos materiais, técnicas e estratégias, resgatando e empregando os valores e atitudes com vistas à sustentabilidade.

Assista a íntegra do Programa Conexão Escola Tv, veiculado pela TV UFG e TV Sagres: