You are currently viewing História – Especiarias: Temperando a História

História – Especiarias: Temperando a História

Olá! Você sabe o que são especiarias? São produtos de aroma ou sabor acentuado que tem origem vegetal (flor, fruto semente, casca, caule, raiz). A busca marítima por novas rotas para compra das especiarias mudou o rumo da história, com a descoberta de novas terras e disseminação de pessoas, produtos e costumes pelos continentes. Vamos aprender mais sobre a invenção do comércio e da circulação de produtos?

O comércio das especiarias foi importante para a civilização humana. Produtos como a canela, noz-moscada, gengibre, cravo e a pimenta eram muito lucrativos, pois eram vendidos a preço de ouro. Se hoje você tem a facilidade de comprar algum desses produtos foi graças ao desenvolvimento do comércio, que estimulou também a troca cultural entre os povos ao longo do tempo. Vamos aprender mais sobre esse assunto?

Atividade 1

Acesse o link e leia o texto:

https://www.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/74077-veja-como-o-sal-e-as-especiarias-ajudaram-a-temperar-a-historia.htm
“Veja como o sal e as especiarias ajudaram a temperar a História” – Site: Mega Curioso

Atividade 2

Agora que você leu o texto e aprendeu um pouco mais sobre as especiarias, converse com sua família sobre a utilização das especiarias na sua casa. Qual a sua preferida e mais utilizada? Essa especiaria tem origem em qual país?

Atividade 3

Escolha uma das especiarias citadas no texto (sal, canela, pimenta do reino, baunilha, cravo, entre outras) e faça uma pesquisa sobre ela observando as seguintes questões:

*País de origem;
*Formas de utilização (tempero, remédio, cosmético, conservante etc.)
*Como era utilizada pelos povos no passado e como é utilizada no presente.

ComponentesHabilidades 
História(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.
Língua Portuguesa(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.