You are currently viewing Equinócio e Solstício

Equinócio e Solstício


Olá, estudante! Esta aula está vinculada ao programa da TV no dia 20/11, sexta-feira, contemplando o eixo Experiências e Curiosidades. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a programação quando desejar, acessando link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe!


Já te contamos aqui no Portal Conexão Escola, que as estações do ano – PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO E INVERNO – acontecem, principalmente, por causa da inclinação da Terra e a incidência da lez solar em nosso planeta. Hoje vamos destacar dois fenômenos:

O SOLSTÍCIO, que é posicionamento do Sol ao máximo, no hemisfério norte ou sul e o EQUINÓCIO, que é quando a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração (12 horas cada).

Observe a imagem acima: nenhum dos pólos da Terra está inclinado em relação ao Sol nos Equinócios e, com isso, os raios solares incidem sobre a Linha do Equador, iluminando com a mesma intensidade os dois hemisférios. A palavra EQUINÓCIO vem do latim, aequus (igual) + nox (noite) = noites iguais.

Também é possível ver que os Solstícios mostram a forma como a luz solar chega ao nosso planeta. Eles também acontecem por duas vezes ao ano.

Quer saber mais sobre esse assunto? Veja a aula que a professora Geórgia Araújo, do canal Fora de Sala:

ATIVIDADE

Gostaram? Bom, agora é momento de pensar um pouco para escrever no caderno e contra pras pessoas aí da sua casa, ou da sua turma, o que aprendeu nesta aula:

1 – Qual o nome do movimento que a terra faz em volta de si mesma? E ao redor do sol? Qual o nome desse movimento?

2 – Quantas vezes por ano e quanto acontecem os Equinócios e os Solstícios?


Abaixo, veja o primeiro bloco do Programa Conexão Escola, exibido em 20 de novembro de 2020