You are currently viewing Ciências da Natureza – Energia elétrica, como é produzida?

Ciências da Natureza – Energia elétrica, como é produzida?

Olá! Você já parou para pensar, como a energia elétrica é produzida? Com certeza você já ouviu falar sobre usina hidrelétrica, será como ocorre o processo de produção de energia em uma usina hidrelétrica? Como energia hidrelétrica chega até a nossa casa? Vamos aprender como ocorrem esses processos?


Descrições das atividades:


Atividade 1

Assista ao vídeo sobre “Como funciona uma usina hidrelétrica?”.


Vamos assistir esse outro vídeo, sobre o “Caminho da Energia Hidrelétrica”, como a energia hidrelétrica chega até a nossa casa.


Atividade 2

Após assistir aos vídeos, observe a imagem e escreva um texto, relatando a produção de energia hidrelétrica, desde o início do seu processo até a chegada em nossas casas.

FONTE

Atividade 3


Você sabia que existem outras maneiras de transformar energia em energia hidrelétrica?
Entre as principais formas utilizadas no Brasil, há três que necessitam de água, são elas: Energia Hidrelétrica, Energia Nuclear e Energia Termoelétrica.
Agora que você conheceu um pouco sobre o processo de produção de energia hidrelétrica, que tal você investigar outros tipos de fontes de energia, e fazer uma registrar em seu caderno com uma ilustração

Atividade 4


Agora você irá conhecer um pouco, sobre uma das maiores hidrelétrica do mundo:
• A Usina de Itaipu, está localizada no Rio Paraná é a principal usina de energia do país. Pois, as usinas hidrelétricas são responsáveis por 90% da energia produzida no Brasil. Que tal assistir ao vídeo sobre a Usina de Itaipu?

Por dentro de Itaipu: conheça a hidrelétrica que mais produz energia no mundo

O que você achou do vídeo, legal né! Escreva o que você achou sobre o vídeo.

Curiosidades sobre a energia, você sabia que?

  • O Brasil ocupa a 6ª posição no ranking de energia mais cara do mundo;
  • A maior usina hidrelétrica do mundo se localiza na China;
  • O Brasil é o país que mais recebe cargas de energia elétrica vinda de raios;
  • China e Estados Unidos são os países que mais consomem energia elétrica no mundo.

Atividade 5

Você sabia que, em Goiás atualmente, estão em operação aproximadamente 20 usinas, sem falar nas pequenas centrais de energia, e nas outras fontes de energia renováveis e não-renováveis. Observe os mapas na sequência:

Fonte
Fonte

Agora que tal, você fazer uma pesquisa sobre as fontes de energia renováveis em Goiás, escolha uma fonte de energia que aparece no primeiro gráfico, e descrevendo as suas características, a localidade em que é mais utilizada, os benefícios de investir nesse tipo de energia.


Proponentes – ProfessoresEliane Rodrigues Montalvão
Instituição EducacionalEscola Santa Rita de Cássia
CRE
Habilidade
Brasil de Ramos
(EF05CI02-D) Analisar as implicações do ciclo hidrológico na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais ou locais.
Referênciashttps://conhecimentocientifico.r7.com/energia-eletrica/ https://memt.com.br/blog/?p=508 https://www.sigamais.com/noticias/negocios/energisa-sulsudeste-realiza-investimentos-na-linha-de-transmissao-que-traz-energia-a-adamantina/
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2380/o-uso-da-agua-na-geracao-de-energia-eletrica http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL420846-9356,00-ITAIPU+GERA+DA+ENERGIA+CONSUMIDA+PELO+BRASIL.html http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=captulo_9_fontes_alternativas_e_energia_no_brasil