You are currently viewing Em Busca do Elo Perdido

Em Busca do Elo Perdido

Olá! Nessa atividade você conhecerá a origem dos primeiros habitantes do território que, atualmente, chamamos de Brasil. Como ocorreu a chegada no continente americano da espécie que conquistou o planeta, o Homo Sapiens!  Saberá como viviam, os ancestrais dos indígenas brasileiros, há milhares de anos atrás, como sobreviviam e que desafios enfrentavam. Que comece a Jornada pela Vida!

 

Questão 1

Para entender como a Humanidade chegou até aqui a milhares de quilômetros de seus surgimento na África, acesse o vídeo A Jornada da Vida – Luzia e depois registre, em seu caderno, as ideias sobre essas descobertas.


a) No vídeo aparecem vários fosseis. Você poderia citar alguns? Caso, tenha dúvida sobre o que seja um fóssil, pesquise na internet ou em um dicionário que tenha em casa.


b) Você aprendeu que a nossa espécie surgiu no continente africano, especificamente na Etiópia, que tal, consultar o mapa mundo e ver onde fica a Etiópia?


c) De acordo com os pesquisadores, o Brasil foi povoado, em diferentes períodos, por três ondas migratórias. Quais seriam essas ondas? E qual importância dessas ondas para compreender a origem dos primeiros brasileiros?


d) Que tal agora, você expressar os conhecimentos sobre a busca da origem dos primeiros brasileiros, o elo perdido. Pode ser por meio de uma HQ (história em quadrinhos, desenho ou um texto escrito). Dica, aproveite para registrar o que você achou mais interessaste na Jornada da Vida.


Questão 2

Você aprendeu que os primeiros habitantes do Brasil, marcaram as cenas de suas vidas nas paredes das cavernas ou em grandes blocos de pedra. Essa forma de registro foi denominada pelos pesquisadores de Arte Rupestre. Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=jgptsj8w18w    (Arte rupestre) e veja como eram criativos os primeiros brasileiros.  

a) Pronto para o desfio? Que tal fazer uma Arte Rupestre, inspirada nos registros deixados pelos homens e mulheres que viveram nas cavernas? Para isso você precisará de revistas ou jornais usados; palha de aço (bombril); tesoura; canetinha ou lápis de cor ou giz de cera; folha de papel A4,caderno de desenho ou o seu caderno de anotações.

Você precisará seguir os seguintes passos: 1º desenhar as suas mãos nas folhas de revistas ou jornais, umas 4 ou 5 vezes; 2º na folha de papel A4, caderno de desenho ou caderno de anotações, coloque as mãos recortadas e passe a palha de aço, raspando a cor da revista ou jornal para cima do papel. Escolha a quantidade e a posição das mãos que você preferir; 3º  agora desenhe cenas inspiradas nas pinturas rupestres que você assistiu no vídeo ou em outras fontes que você pesquisou. Mãos à obra!


Para Saber Mais

(Arqueologia e conservação | Parque Nacional Serra da Capivara (episódio 2).

“CAMINHOS DE LUZIA”

Conhecendo Museus – Ep. 44: MUSEU DO HOMEM AMERICANO

OBJETOS DE CONHECIMENTO: As origens da humanidade: vestígios arqueológicos.  Discutindo e descortinando preconceitos e discriminações raciais.
HABILIDADES: (EF06HI04) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano