You are currently viewing Arte – Elementos da natureza e a Arte

Arte – Elementos da natureza e a Arte

Esta aula pertence ao componente curricular de Arte, indicada para o 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Com as artes visuais podemos desenvolver, estimular a criatividade e a imaginação, trabalham a coordenação motora e a percepção espacial.

Imagem livre. Passeio Em Família Crianças Excursão Caminhada. Link: https://pixabay.com/pt/photos/passeio-em-fam%c3%adlia-crian%c3%a7as-excurs%c3%a3o-421653/

Uma forma divertida e sustentável de trabalhar com as artes visuais é por meio do aproveitamento e reaproveitamento de elementos da natureza, como folhas secas, flores, sementes e galhos. Esses materiais, além de serem lindos e diferentes, são fontes gratuitas de inspiração.

Com esses elementos em mãos, podemos criar desenhos, pinturas, colagens, esculturas e até mesmo instalações artísticas. As folhas e sementes podem ser usadas para criar padrões e texturas em desenhos e pinturas, enquanto os galhos e outros materiais naturais podem ser usados para construir peças tridimensionais.

A criatividade é o limite! 

Podemos criar animais, formas abstratas, personagens de histórias infantis e muito mais. A vantagem de usar elementos naturais é que cada peça é única e tem sua própria história.

Durante essa atividade temos a oportunidade para falar sobre a importância da preservação ambiental. Conversar sobre a natureza e seus ciclos, sobre os benefícios de preservar e proteger nossos recursos naturais, é uma forma de estimular a consciência ecológica desde cedo. 

É importante lembrar que essa atividade deve ser orientada por um adulto ou um educador. Os materiais devem ser coletados preferencialmente do chão, em locais seguros e onde não haja riscos para as crianças e a natureza. 

Ou seja, a arte é uma importante ferramenta para o desenvolvimento e o uso de elementos naturais é uma forma criativa e sustentável de incentivar a criatividade e a consciência ambiental. Tenha em mente que essa atividade deve ser realizada com cuidado para preservar a natureza e garantir a segurança de todos. 

Com essas dicas e inspirações, mãos à obra e boa diversão!

Questões

No outono caem as folhas para que no inverno não sofram com o frio e na primavera estejam fortes e belas com novas folhas.

Questão 1

Quantas estações do ano existem?

A) quatro

B) cinco

C) uma

D) três

Questão 2

Qual estação vem depois do outono?

A) primavera

B) verão

C) inverno

D) outono

Questão 3

O que acontece com as folhas e as árvores no outono?

A) as folhas das árvores mudam de cor e caem.

B) o clima fica mais quente.

C) as árvores começam a florescer e as temperaturas ficam mais baixa

D) as folhas das árvores mudam de cor e caem.

Questão 4

Você já pensou em criar obras de arte com elementos naturais?

Faça um passeio pela escola, no jardim de casa ou na rua (acompanhado de um adulto). No caminho, observe como um artista as folhas, flores, sementes e gravetos.

Aqueles que você encontrar caídos e achar interessante, pegue e guarde para nossa atividade.

Vamos providenciar o restante do material?

  • cola branca
  • papel (folha branca, papelão ou papel pardo), 
  • elementos da natureza coletados e 
  • canetinha, lápis de escrever ou lápis de cor. 

Imagem de acervo pessoal. Ariadiny Morais, 08 de abril de 2022

Obs.: Os elementos da natureza coletados devem ser preferencialmente os que já estão caídos no chão ou ressecados.

Caso usem elementos verdes/frescos, a atividade deve ocorrer logo em seguida, pois em geral eles murcham ou ressecam de um dia para o outro.

Questão 3

Atenção: É importante fazer a atividade em dupla ou grupo, com familiares ou colegas de sala, aumentando as possibilidades de criação e de recursos.

Antes de iniciar, vamos definir o tema de nossa criação. 

Imagem de acervo pessoal. Ariadiny Morais, 08 de abril de 2022

Possibilidade – Natureza, represente algum lugar ou animais com os materiais disponíveis. (trabalhar leituras como o livro – Um Passeio Pela Natureza para proporcionar mais ideias e fomentar a criatividade).

Veja algumas ideias:

Imagem de acervo pessoal. Ariadiny Morais, 08 de abril de 2022
Imagem de acervo pessoal. Ariadiny Morais, 08 de abril de 2022

Depois de finalizar é importante tirar uma foto, bem iluminada, para garantir o registro. Lembre-se, a natureza é viva e pode ser que no dia seguinte sua obra não esteja da mesma forma.

As fotos podem ser divulgadas para a comunidade escola pelos meios digitais de comunicação.


Saber mais

Mais atividades que utilizam a natureza em: Atividades na Natureza com a Criançada. Link: https://www.jardinsdaana.com.br/l/atividades-na-natureza-com-a-criancada/

Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação
Componente Curricular:Arte
Objetivos:
Contextos e Práticas: Patrimônio cultural material e imaterial

Processos de Criação: Criação e ressignificação em artes visuais
Sentidos Plurais

Contextos e Práticas: Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais.
Habilidades:
(GO-EF03AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, respeitando seus contextos pessoais.

(GO-EF03AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais, ampliar seu repertório imagético e inventivo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade, dando sentido de pertencimento a esses espaços e aos contextos afetivos e sociais.

(GO-EF03AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo, fortalecendo o respeito às diferenças sociais e compreendendo-se enquanto sujeito atuante na sociedade
Referências GOIÁS. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). GOIÂNIA/GO: CONSED/ Undime goiás, 2018. disponível em: <https://cee.go.gov.br>. Acesso em: 24 de mar de 2022. 

Quasarte. A importância da imagem no ensino da arte: Diferentes metodologias. Disponível em: <http://quasarte.blogspot.com/2007/06/importncia-da-imagem-no-ensino-da-arte.html#:~:text=Faz%2Dse%20imprescind%C3%ADvel%2C%20discutir%20e,de%20cada%20indiv%C3%ADduo%20em%20classe>. Acessado em:  26 de mar de 2022. 

PAULA, Julia de. Atividades na Natureza com a Criançada. 06/10/2020. Disponível em: https://www.jardinsdaana.com.br/l/atividades-na-natureza-com-a-criancada/ Acessado em: 06 de abril de 2022