You are currently viewing Ei, que esporte é esse?

Ei, que esporte é esse?

Olá, Como você está? Espero que esteja tudo bem. A proposta hoje é conhecer um pouco mais sobre esse esporte que envolve força, flexibilidade, resistência, rápido raciocínio, valores e outras qualidades. Vamos juntos?

Esse esporte veio do Japão e surgiu da vontade do senhor Jigoro Kano em manter seu corpo, sua mente e seu espírito em equilíbrio desenvolvendo também, valores e bons hábitos.

ATIVIDADE 1

Assista o vídeo a seguir e saiba mais sobre a história do Judô.

– Vídeo: Judô: História do Judô Kodokan de Jigoro Kano Resumida – Judoquinhas/ Judô infantil – Canal do Youtube: Judoquinhas

Judo: História do Judô Kodokan de Jigoro Kano Resumida – Judoquinhas | Judo Infantil – Canal Judoquinhas – YouTube

ATIVIDADE 2

Agora vamos ler esse texto abaixo que fala um pouco sobre as regras desse esporte:

Judô

Por Vanessa Rodrigues Couto

Pós-graduação lato sensu em Jornalismo (Faculdade Cásper Líbero, 2014)
Graduação em Educação Física (Complexo Educacional FMU, 2007)

O nome desse esporte já explica muito sobre sua origem. A junção das duas sílabas da palavra Judô, traduzidas do japonês, significam o caminho suave.

O Instituto Kodokan foi fundado no ano de 1882, pelo próprio Kano. A intenção do mestre japonês sobre a mais nova arte marcial era de agregar todos os tipos de público. Aliada a um código moral baseado em: cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e amizade.

O Judô espalhava-se pelos quatro cantos do mundo, aterrissando no Brasil entre os períodos de 1920 e 1930, logo após a chegada dos imigrantes japoneses.

O local dos embates são de 10m² onde para vencer o oponente é preciso derrubá-lo de forma que as costas toquem o solo, pode-se também segurá-lo por até 20 segundos ou fazer com que o adversário desista. Vale lembrar que são proibidos socos e chutes.

Vestidos sempre com cor de quimonos diferentes: azul ou branco, os judocas são separados por categorias de peso:

Masculino

• Ligeiro: Até 60kg
  • Meio leve: Até 66kg
  • Leve: Até 73kg
  • Meio médio: Até 81kg
  • Médio: Até 90kg
  • Meio pesado: Até 100kg
  • Pesado: Acima de 100kg

Feminino

• Ligeiro: Até 48kg
  • Meio leve: Até 52kg
  • Leve: Até 57kg
  • Meio médio: Até 63kg
  • Médio: Até 70kg
  • Meio pesado: Até 78kg
  • Pesado: Acima de 78kg

Nomes das pontuações:

• Ippon: Derrubar de forma rápida o oponente com as costas no solo. Imobiliza-lo por até 20 segundos ou fazer com que desista utilizando–se de uma chave de braço por exemplo. Após sua execução a luta é finalizada.
  • Wazari: Similar ao ippon, porém no caso as costas não tocaram em sua totalidade o chão ou o golpe não foi com força e velocidade, podendo ser imobilizado entre 15 e 19 segundos.
  • Yuko: Tombar o rival no qual a lateral do corpo encoste no solo. Outra forma é por imobilização de 10 a 14 segundos.

Referências Bibliográficas:

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/esportes/judo/

ATIVIDADE 3:

Complemente seu estudo de hoje, assistindo esse vídeo que traz mais algumas informações. Fique atento, após o texto e os vídeos, reflita e responda as perguntas abaixo em seu caderno de Educação Física.

– Video: Aprenda a Ensinar Judô – Transforma Rio 2016. Professor Leonardo Lara. Canal: Rio 2016

Aprenda a Ensinar: judô – Transforma Rio 2016 – Canal Rio 2016 – YouTube

Perguntas:

1 – Vimos várias informações sobre o esporte chamado Judô. Após consultar o texto e os vídeos, faça um breve relato contando onde surgiu esse esporte? Quem foi seu criador? Quais são as pontuações?

2 – Uma das principais características do atleta de Judô é o autocontrole. Como você acredita que possamos desenvolver essa característica e em que momentos da nossa vida devemos praticá-la, evitando a violência, o desrespeito, a incompreensão?

ATIVIDADE 4

1 – Agora que estamos finalizando, faça uma ilustração que represente bem o esporte, com o local da luta e vestimenta adequada. Ótimo! Hoje pudemos saber um pouco mais sobre o Judô. Foi bem legal não acha? Se quiser aprofundar no assunto, veja as dicas no saiba mais. Se quiser praticar o esporte, lembre-se que deve consultar um médico e depois procurar uma escola especializada, com local adequado e treinador especializado no Judô. Continue acompanhando nossas aulas e não se esqueça que você é capaz. Até a próxima

Saiba Mais / Referências:

– Confederação Brasileira de Judô ► https://cbj.com.br/

Vídeo de Camilo Coutinho do canal ¨Judogui Judô¨

02 | O que significa Judô? – Canal Judogui Judô – YouTube

– Video: Curiosidades Olímpicas/Judô – Canal Bradesco-Seguros

02 | O que significa Judô? – Canal Bradesco Seguros – YouTube

– Video: Curiosidades do Judô – Canal do Youtube: Jorge Eduardo Professor Educação Física

Curiosidades do Judô – Canal Jorge Eduardo Professor Educação Física – YouTube
Objeto de Conhecimento  – História – Conceito – Características e técnicas básicas – Valores – Esportes e paradesporto de combate – Regras – Fundamentos técnicos e táticos
Componente CurricularEducação Física
Habilidades(EF67EF16) – Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnicos-táticos, indumentária, materiais, instalações instituições) das lutas do Brasil. (GO-EF07EF17) – Reconhecer preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas, propondo alternativas para superá-los com base na equidade, na solidariedade, na justiça e no respeito. (GO-EF07EF27) – Identificar, apropriar e analisar modalidades e características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nos esportes de marca, precisão, combate, invasão, rede/parede, campo e taco e técnico-combinatórios.
Proponentes/ Professores:Mônica Cristina Machado Patrícia Herrero Madureira Lopes
Instituição Educacional:Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes
CRE:Brasil Di Ramos Caiado