You are currently viewing Geografia – Efeito estufa: sua importância e consequências futuras

Geografia – Efeito estufa: sua importância e consequências futuras

Olá! Tudo bem? Nesta aula estudaremos sobre efeito estufa e camada de ozônio. Você sabe qual a importância do efeito estuda para a vida terrestre? Como conscientizar sobre os cuidados para evitar o aquecimento global? Quais são as consequências do aquecimento global? O que é camada de ozônio e qual a sua importância? O que são os CFC’s? Como posso contribuir para evitar o aquecimento global e preservar a camada de ozônio?

TEXTO 1

Na atmosfera terrestre estão presentes alguns gases (gás carbônico, vapor de água e metano) que atuam em escala global, retardando a emissão de calor pelo planeta. Portanto, parte da energia proveniente do Sol, fica “retida” na Terra, fazendo com que a temperatura do planeta seja superior à que seria esperada. Esse processo contribui para o aquecimento da Terra, sendo chamado de “Efeito Estufa”.

Apesar de se falar sobre as consequências negativas do efeito estufa, observamos com clareza a sua contribuição para a manutenção da vida. Após a leitura do texto presente no link abaixo, explique qual é a importância fundamental deste fenômeno para o nosso planeta. Anote no caderno o que você concluiu.

disponível em link

Sabendo que o cultivo de algumas plantas em viveiros é realizado por meio de estufas, onde as paredes e o telhado geralmente são feitos de vidro ou de plástico incolor, a entrada da energia solar é facilitada, porém a sua saída é dificultada. Consequentemente a temperatura interna fica maior que a externa. Este processo pode ser comparado ao efeito estufa que ocorre no planeta Terra. Assim, de acordo com o conhecimento obtido e acesso ao link abaixo, use a sua criatividade e faça o esquema (desenho) de uma estufa com a incidência de raios solares.

disponível em link

TEXTO 2

Em 1896, o químico sueco Svante Arrhenius percebeu que a temperatura atmosférica terrestre estava relacionada com a concentração de gás carbônico (CO2). Assim, previu que um aumento na concentração desse gás provocaria também aumento da temperatura atmosférica. Na atualidade tem sido comprovado cientificamente que a concentração desse gás na atmosfera está aumentando a cada ano, ocorrendo o aquecimento global.

Acesse o link abaixo e mencione as principais causas que têm contribuído para o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera e o consequente aumento artificial do efeito estufa.

Dispnível em link

Você como um estudante crítico e participante ativo da sociedade, selecione e explique duas propostas ou atitudes que podem reduzir a emissão de gás carbônico (CO2) na natureza, controlando assim o efeito estufa.

Sugestões:

(Como evitar o efeito estufa) https://brasilescola.uol.com.br/geografia/efeito-estufa.htm

(Mudanças climáticas) https://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSlMho


Texto 03

A camada de ozônio é responsável por reter boa parte dos raios solares ultravioleta, impedindo-os de atingir a superfície terrestre. Assim, atua como um filtro, protegendo os seres vivos de seus efeitos nocivos. Substâncias conhecidas como CFC’s (cloro, flúor, carbono) possuem efeito destrutivo sobre esta camada e eram muito utilizadas em sprays de aerosol (desodorantes e inseticidas). Atualmente o seu uso é proibido, pois há evidências científicas que mesmo após a sua eliminação, os CFC’s ainda continuam destruindo a camada de ozônio por longo período.

Sabemos que os raios ultravioleta causam danos à saúde do ser humano, entre estes danos estão a redução da capacidade do organismo de combater as doenças e o aumento da probabilidade de se ter câncer de pele. Desta forma, acesse este link e mencione duas formas de prevenir o câncer de pele.

Cite duas medidas que podemos adquirir individualmente ou coletivamente para preservar a camada de ozônio.

Sugestão de leitura: link

Saiba Mais | Referências:

Canto & Canto. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano. 7º Ano. Editora Moderna. 7ª Edição. 2019.

Objeto de ConhecimentoEfeito estufa Camada de Ozônio
Habilidades(EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas, etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro. (EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.
Proponentes/ Professores:Amanda de Morais Alves Lorena Nunes da Cruz
Instituição Educacional:Escola Municipal Professora Dalísia Elizabeth Martins Doles
CRE:Maria Helena Batista Bretas

Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Educação Ambiental e Saúde