You are currently viewing Educação Física: Yoga

Educação Física: Yoga

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Educação física foi veiculada na TV no dia 23/09/2021  (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

 Vamos para mais uma aula. Nessa aula você terá a oportunidade de saber mais sobre o Ginástica de conscientização corporal na modalidade YOGA.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Ginástica de conscientização corporal: Yoga.

GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL

CONCEITO

As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência a posturas ou a conscientização de exercícios respiratórios, voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo. O autoconhecimento das sensações/percepções corporais permite a identificação de alguns desequilíbrios que, se forem percebidos em seu início, podem ser tratados, evitando a manifestação de doenças. A ginástica de conscientização corporal consiste em diferentes maneiras de como o corpo deve ser abordado, e o objetivo desta forma de ginástica é utilizar diferentes técnicas alternativas ou ginásticas suaves para que o indivíduo se sinta bem, tanto fisicamente, quanto mentalmente.

MODALIDADES: Yoga, Tai chi chuan, Alongamento, etc.

YOGA

CONCEITO

Prática milenar com origem na Índia, há mais de 5000 anos, caracterizada por movimentos complexos e belos. Yoga é muito mais do que posturas. Derivado da palavra em sânscrito “yuj”, que significa “unir ou integrar”,. Yoga é harmonizar o corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação.

D:\Users\Elaine\Desktop\sunset-yoga-zen-meditation.jpg

VALORES  – YOGA COMO PRÁTICAS INTEGRATIVAS 

Desde 2017, a Yoga faz parte das práticas integrativas e complementares realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) foi criada em 2006 e oferece abordagens de cuidado integral à população com recursos terapêuticos diversos.

PRINCÍPIOS DA YOGA

Yamas: Viver seguindo um padrão ético de vida

Nyama: Autodisciplina

Ásanas: Posturas físicas

Pranayamas: Controle da respiração

Pratyahara: Observação consciente, sem envolvimento dos sentidos

Dharana: Estado de concentração

Dhyana: Meditação

Samady: Consciência plena, libertação final

D:\Users\Elaine\Desktop\images (2).jpg
D:\Users\Elaine\Desktop\download (4).jpg

MOVIMENTOS BÁSICOS DA YOGA 

TÉCNICA YOGANIDRA: Método de exercícios com intuito de relaxar músculos de cada ponto do corporal com consciência das ações 

TÉCNICA PRÁNÁYÁMA: Método de exercícios com objetivo de trabalhar os músculos da respiração, para melhor absorção do oxigênio 

TÉCNICA ÁSANAS: Método de exercícios com objetivo de desbloquear pontos tensionados, que interrompem o fluxo vital 

D:\Users\Elaine\Desktop\images (5).jpg
D:\Users\Elaine\Desktop\images (4).jpg
D:\Users\Elaine\Desktop\images (3).jpg

Assista ao vídeo sobre Yoga para iniciantes

ATIVIDADE 01

Com base no que você aprendeu, com leitura dos textos e assistir aos vídeos explicativos apresentados, converse com seus familiares sobre o tema abordado: Yoga. Em seguida, responda a seguinte pergunta: Você já participou de aula de Yoga? Descreva como foi sua aula, sua impressão, onde, com quem e quais movimentos foram propostos e realizados. Identifique os movimentos nos quais você teve mais facilidade e mais dificuldade em executar. Pesquise sobre outros movimentos de Yoga. Registre tudo em seu caderno. 

ATIVIDADE 02

Agora que você aprendeu sobre Yoga, que tal convidar seus familiares para experimentação dos movimentos? Inicie com movimentos mais fáceis. Registre essa experiência em seu caderno com detalhes. Se possível tire fotos e grave vídeos.