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Kids playing chess

Educação Física – Xadrez – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

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  CONCEITO 

O xadrez é um jogo de salão que exige estratégia e habilidade, jogado em um tabuleiro quadriculado com 64 casas alternadamente claras e escuras, organizadas em uma grade de 8×8. 

HISTÓRIA

Muitos historiadores acreditam que o jogo tenha se originado na Índia, por volta do século VI d.C. Originalmente chamado de “Chaturanga”, o jogo era uma representação da guerra entre quatro exércitos: elefantes, cavalos, carros e infantaria.

POPULARIDADE 

O xadrez se espalhou pela Pérsia, onde recebeu o nome de “Shatranj”, e depois para o mundo islâmico, onde se tornou extremamente popular. Durante a Idade Média, o xadrez chegou à Europa, onde sofreu modificações significativas em suas regras e peças.

PADRONIZAÇÃO DAS REGRAS

O jogo começou a tomar forma na Europa durante o final da Idade Média e o Renascimento. As regras foram padronizadas e muitos dos movimentos das peças foram alterados para tornar o jogo mais dinâmico e estratégico, tornando o jogo altamente competitivo, com torneios e campeonatos sendo realizados em todo o mundo. 

A Federação Internacional de Xadrez (FIDE), fundada em 1924, é a organização responsável por regulamentar o jogo e organizar competições de nível mundial.

XADREZ NA ERA MODERNA 

No século XX, o xadrez alcançou novos patamares de popularidade, com jogadores famosos como Bobby Fischer, Garry Kasparov e Magnus Carlsen elevando o jogo a novos níveis de prestígio e complexidade.

MECÂNICA DO JOGO 

A mecânica do jogo de xadrez envolve mover as peças de acordo com regras específicas. Cada tipo de peça tem movimentos particulares. 

TORREEssa peça pode movimentar-se horizontalmente ou verticalmente por qualquer número de casas.
BISPOEssa peça pode mover-se na diagonal por qualquer número de casas.
RAINHAEssa peça pode mover-se em qualquer direção (horizontal, vertical ou diagonal) por qualquer número de casas.
CAVALOEssa peça apresenta um movimento peculiar em forma de “L”, avançando duas casas em uma direção e uma casa perpendicular a essa direção.
PEÃOEssa peça pode mover-se para frente uma casa por vez, mas têm opções especiais de movimento na primeira jogada e podem capturar peças inimigas diagonalmente.
REIEssa peça pode mover-se  para qualquer casa adjacente (horizontal, vertical ou diagonal) desde que não coloque ele próprio em xeque.

XADREZ ONLINE 

Com o advento da internet, o xadrez online tornou-se uma forma popular de jogar e competir. Plataformas como Chess.com e Lichess oferecem oportunidades para jogadores de todos os níveis competirem entre si em tempo real.

QUESTÃO 01

O xadrez é um jogo de tabuleiro estratégico que se acredita ter sido concebido na Índia por volta do século VI d.C., originalmente conhecido como 

(A) senet.

(B) bagha chall.

(C) mehen.

(D) chaturang.

QUESTÃO 02

Ao longo dos anos o jogo de Xadrez espalhou-se para a Pérsia, onde passou por algumas mudanças e recebeu o nome de

(A) seega.

(B) shatranj.

(C) gamão.

(D) dama.

QUESTÃO 03

a) Em sua opinião, de que maneira o xadrez influenciou o desenvolvimento cultural e intelectual das civilizações onde se espalhou ao longo da história?

b) Qual o papel das diferentes versões do xadrez ao longo dos séculos, desde o “chaturanga” indiano até o xadrez moderno, na evolução do jogo?

c) Por que o xadrez ganhou tanta popularidade na Europa durante a Idade Média, mesmo sendo um jogo complexo e exigente?

QUESTÃO 04

As regras do jogo ditam o movimento das peças de forma específica. Cada tipo de peça possui sua própria maneira de se movimentar. Identifique a função de cada uma dessas peças no jogo.

BISPOCAVALOPEÃORAINHAREITORRE
Essa peça pode movimentar-se horizontalmente ou verticalmente por qualquer número de casas.
Essa peça pode mover-se na diagonal por qualquer número de casas.
Essa peça pode mover-se em qualquer direção (horizontal, vertical ou diagonal) por qualquer número de casas.
Essa peça apresenta um movimento peculiar em forma de “L”, avançando duas casas em uma direção e uma casa perpendicular a essa direção.
Essa peça pode mover-se para frente uma casa por vez, mas têm opções especiais de movimento na primeira jogada e podem capturar peças inimigas diagonalmente.
Essa peça pode mover-se  para qualquer casa adjacente (horizontal, vertical ou diagonal) desde que não coloque ele próprio em xeque.
Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidades (GO-EF07EF26) Vivenciar diversos jogos de salão apropriando de fundamentos técnicos – táticos, e compreendendo suas organizações sociais.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.