You are currently viewing Educação física – Voleibol – Características  históricas – culturais.

Educação física – Voleibol – Características históricas – culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/MADaFdb0zT8/1/screen.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20240408%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20240408T202039Z&X-Amz-Expires=66888&X-Amz-Signature=910336ba0a74ce1fc317d862e9a7ca5ed5fc442bc8e61b199964fcbe4b21d950&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response expires=Tue%2C%2009%20Apr%202024%2014%3A55%3A27%20GMT. Acesso: 23 de Agosto de 2023.

CONCEITO E HISTÓRIA

Voleibol, modalidade esportiva classificada como esporte de rede ou parede divisória, criado em 1895 pelo americano William G. Morgan, professor e diretor de educação física na Associação Cristã dos Moços (ACM) de Holyoke, Massachusetts.

Morgan queria criar um esporte que fosse menos violento e mais acessível que o basquete, que havia sido criado apenas quatro anos antes.

PRIMEIRO NOME

O primeiro nome do voleibol era MINTONETTE, dado por William em homenagem a um jogo de badminton, jogo muito popular na época.  No entanto, logo depois, o nome foi mudado para voleibol, devido à forma como a bola era “voleada” de um lado para o outro durante o jogo. Novas regras foram incorporadas para incluir limites de toques e uma bola de vôlei mais leve.

POPULARIDADE

O primeiro jogo de voleibol foi disputado em 07 de julho de 1896, ACM de Holyoke, com uma rede de 1,98 metros de altura e uma bola de basquete. O esporte se espalhou pelos Estados Unidos e, em 1900, foi incluído nos Jogos Olímpicos de Paris como uma modalidade de demonstração.

VOLEIBOL NAS OLIMPÍADAS

O voleibol tornou-se um esporte olímpico oficial em 1964, e desde então tem sido disputado em todas as edições dos jogos. Hoje, é um dos esportes mais populares do mundo, praticado por milhões de pessoas em todo mundo, jogado em escolas e universidades americanas.

EVOLUÇÃO

 O esporte evolui ao longo dos anos, com mudanças nas regras, táticas e equipamentos, mas ainda mantém suas raízes como um jogo divertido e social que pode ser jogado em qualquer lugar. Popularizou-se ao redor do mundo principalmente por meio de competições internacionais e eventos esportivos, como as olimpíadas.

Além disso, a disseminação do esporte também impulsiona por sua simplicidade e facilidade de adaptação em diferentes locais, já que pode ser jogado em quadras de diferentes tamanhos e com diferentes números de jogadores. Em 1993 foi introduzido no Brasil por um grupo de americanos.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

O voleibol evoluiu ao longo dos anos, com mudanças significativas nas regras, táticas e equipamentos. As primeiras modificações nas regras foram

(A) limites de toques e bola mais leve.

(B) altura da rede e tamanho da quadra.

(C) número de jogadores e tempo de jogo.

(D) tipo de bola e tamanho da rede.

QUESTÃO 02

O professor e diretor da ACM, Willian Morgan criou um esporte menos violento e mais acessível que o basquete, que havia sido criado apenas quatro anos antes. O primeiro nome dado a esse esporte foi

(A) bola ao cesto.

(B) mintonette.

(C) voleibol.

(D) badminton.

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno. Como o voleibol popularizou-se ao redor do mundo?

QUESTÃO 04

 Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras do quadro abaixo.

POPULARIDADEMUNDOPROMOVERVOLEIBOLTÓQUIO  OLÍMPICO

O _____________________________ tornou-se um esporte _________________________ pela primeira vez em ____________________________ em 1964.  A inclusão do voleibol como esporte olímpico foi resultado de um esforço conjunto da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e do Comitê Olímpio internacional (COI). A FIVB trabalhou para ___________________________ o esporte em todo mundo e aumentar sua ____________________________________. Enquanto o COI procurou expandir o número de esportes olímpicos e atrair mais público para os jogos olímpicos. Desde então, o voleibol tem sido um presença constante nas olimpíadas, tanto na categoria masculina quanto na feminina, ajudando a aumentar ainda mais sua popularidade e disseminação ao redor do ________________________________.

(A) voleibol, olímpico, Tóquio, promover, popularidade, mundo.

(B) basquete, olímpico, Estados Unidos, polarizar, popularidade , mundo.

(C) futebol, olímpico, Inglaterra, divulgar, popularidade , mundo.

(D) handebol, olímpico, Alemanha, disseminar, popularidade, mundo.

Autoria e formaçãoElaine Faria de Oliveira, licenciatura em Educação física
Componente CurricularEducação Física
Habilidades / Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(GO-EF09EF02) Praticar esportes de marca, precisão, invasão, rede, parede, campo e taco.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.