You are currently viewing Educação Física – Vamos conhecer o Triathlon: Um esporte 3 em 1

Educação Física – Vamos conhecer o Triathlon: Um esporte 3 em 1

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/pessoas-praticando-esportes_897299.htm#query=triatlhon&position=8&from_view=search&track=country_rows_v2>. Acesso em 03 ago. 2023.

Hoje vamos aprender sobre um esporte emocionante e desafiador chamado TRIATHLON. O triathlon é uma competição muito legal que envolve três atividades esportivas diferentes: natação, ciclismo e corrida. É como fazer três esportes em um só.

1. Natação: A primeira parte do triatlo é a natação. Os atletas pulam na água de uma piscina ou de um lago e nadam uma certa distância. Eles usam roupas especiais para nadar mais rápido e também têm óculos para proteger os olhos da água.

2. Ciclismo: Depois de sair da água, os atletas correm para pegar suas bicicletas. Eles usam capacetes de segurança e pedalam em um percurso específico. A bicicleta os leva a lugares incríveis, e eles têm que ser rápidos e habilidosos para não perder tempo.

3. Corrida: Após terminarem o ciclismo, os atletas deixam suas bicicletas e começam a última parte do triatlo: a corrida. Eles correm a pé por uma pista até chegarem à linha de chegada. Mesmo depois de nadar e pedalar, eles têm muita energia para correr até o final!

O Triathlon atrai atletas de diversas idades e foram desenvolvidos mecanismos para regulamentar a modalidade e garantir igualdade entre os competidores, considerando faixas etárias e possíveis deficiências. Manuais de Árbitros, Regras e Operações foram criados para promover um ambiente competitivo e justo.  Em março de 1989, na cidade de Avignon, na França, foi fundada a International Triathlon Union (ITU). A Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) é o órgão máximo do Triathlon no Brasil.

O triathlon é dividido em várias categorias e estilos de competição. A primeira e mais famosa prova é o Iron Man, que tem 3800 metros de natação, 180 Km de pedaladas e 42 Km de corrida. Como a dificuldade de completar essa prova é muito grande, foram surgindo alternativas, como o Short Triathlon, com 750 metros de natação, 20 Km de ciclismo e 5 Km de corrida. O Triathlon Olímpico as distâncias seriam as seguintes: 1500 metros de natação, 40 Km de ciclismo e 10 Km de corrida em asfalto.

Esse esporte é uma maneira incrível de se exercitar, se desafiar e se divertir ao mesmo tempo. Você não precisa ser um atleta profissional para praticar. Pode ser um evento curtinho, só para se divertir com seus amigos. E, o mais importante, é se divertir e fazer o seu melhor!

Agora que você conhece esse esporte 3 em 1, talvez queira experimentar os três esportes diferentes também. Lembre-se de sempre se divertir e praticar com segurança. Quem sabe, no futuro, você pode se tornar um super atleta de triathlon.

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

Qual é a ordem correta das atividades em um Triathlon?

(A) Corrida, natação, ciclismo

(B) Ciclismo, corrida, natação