You are currently viewing Educação física – Um pouquinho da história sobre a ginástica

Educação física – Um pouquinho da história sobre a ginástica

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª ANO do Ensino fundamental – Anos iniciais.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-silhueta-de-ginasta-de-design-plano_28452781.htm#page=2&query=gin%C3%A1stica&position=41&from_view=search&track=sph >. Acesso em 04 de mai. 2023. 

Um pouquinho sobre a história a ginástica

A ginástica é uma prática muito antiga que surgiu há muitos anos atrás, na pré-história, como forma de sobrevivência. Já na Grécia Antiga, os gregos consideravam a ginástica como uma parte importante da educação, pois acreditavam que um corpo saudável era essencial para uma mente saudável.

O termo “ginástica” tem sua origem nos termos gregos “gymnastiké”, que etimologicamente significa a “arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo” e “gymnádzein”, que tem por tradução aproximada “treinar” e, em sentido literal, significa “exercitar-se nu”. 

Ao longo dos anos, a ginástica evoluiu e se espalhou por todo o mundo. Em alguns lugares, como na Índia, a ginástica evoluiu para se tornar uma prática espiritual e religiosa. Já em outros lugares, como na Alemanha, a ginástica evoluiu para se tornar um esporte competitivo.

No final do século XIX, a ginástica artística foi criada na Europa, que consiste em movimentos acrobáticos executados em aparelhos como barras paralelas, argolas, trave de equilíbrio e solo. A ginástica artística tornou-se um esporte olímpico em 1896, e desde então tem sido uma das modalidades mais populares dos Jogos Olímpicos.

Hoje em dia, a ginástica é praticada em todo o mundo, em uma variedade de formas e estilos, e sua classificação é feita de duas formas: modalidades competitivas e não competitivas, ou seja, esportivizadas e não esportivizadas.

De acordo com a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) Ginástica é uma forma de exercício físico classificada em duas modalidades,  as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica de Trampolim).

E também as não competitivas (Ginástica de Conscientização Corporal, Ginástica Acrobática e Ginástica para Todos), como as praticadas em academias, grupos, clubes, escolas e etc.

A ginástica é uma atividade física muito importante, que ajuda a desenvolver força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora. Além disso, a ginástica pode ajudar a melhorar a autoconfiança, a disciplina e a capacidade de trabalho em equipe.

Movimente-se com a ginástica!

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

O texto abaixo, fala sobre a origem da ginástica, mas estão faltando 5 palavras. Complete corretamente, usando as palavras citadas abaixo:

EDUCAÇÃOSOBREVIVÊNCIASAUDÁVELANTIGAGINÁSTICA


A ginástica é uma prática muito ______________ que surgiu há muitos anos atrás, na pré-história, como forma de _____________________. Já na Grécia Antiga, os gregos consideravam a ________________________ como uma parte importante da _________________, pois acreditavam que um corpo saudável era essencial para uma mente ___________________.

QUESTÃO 2

Marque a alternativa que NÃO representa um tipo de ginástica competitiva.

  1. rítmica.
  2. yoga.
  3. artística.
  4. trampolim.

QUESTÃO 3

Marque a alternativa que representa um tipo de ginástica NÃO competitiva.

  1. natação.
  2. acrobática.
  3. rítmica.
  4. atletismo.

QUESTÃO 4

Encontre no caça-palavras alguns dos elementos da ginástica citados abaixo:

EQUILÍBRIOGIROSESTRELARODANTEPONTEROLAMENTO
QESTRELABR
WQAZPPDFGO
EUAXOJDFZL
RISCIGPASA
TLDGIROSFM
YÍFVYDNRHE
UBGBTSTGNN
IRHNRXEHBT
OIJMEBZURO
RODANTETWL

Agora escolha 2 desses movimentos e explique como ele acontece na prática.


AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação física
Componente Curricular:Educação física
Habilidades:(GO-EF05EF07) Vivenciar e criar de forma individual e coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, como: equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais, construindo coreografias a partir da análise do cotidiano.
(GO-EF05EF17) Praticar diversas manifestações da ginástica geral que possibilitem autoconhecimento do corpo humano, reconhecendo suas potencialidades e limitações, considerando os aspectos biológicos e culturais.
Referências
Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 

DC-GO Ampliado 2018/2019.

DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 3º, 4º e 5º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Araras/SP: Gráfica e Editora Topázio, 1999.

https://www.cbginastica.com.br/