Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª ANO do Ensino fundamental – Anos iniciais.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-silhueta-de-ginasta-de-design-plano_28452781.htm#page=2&query=gin%C3%A1stica&position=41&from_view=search&track=sph >. Acesso em 04 de mai. 2023.
Um pouquinho sobre a história a ginástica
A ginástica é uma prática muito antiga que surgiu há muitos anos atrás, na pré-história, como forma de sobrevivência. Já na Grécia Antiga, os gregos consideravam a ginástica como uma parte importante da educação, pois acreditavam que um corpo saudável era essencial para uma mente saudável.
O termo “ginástica” tem sua origem nos termos gregos “gymnastiké”, que etimologicamente significa a “arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo” e “gymnádzein”, que tem por tradução aproximada “treinar” e, em sentido literal, significa “exercitar-se nu”.
Ao longo dos anos, a ginástica evoluiu e se espalhou por todo o mundo. Em alguns lugares, como na Índia, a ginástica evoluiu para se tornar uma prática espiritual e religiosa. Já em outros lugares, como na Alemanha, a ginástica evoluiu para se tornar um esporte competitivo.
No final do século XIX, a ginástica artística foi criada na Europa, que consiste em movimentos acrobáticos executados em aparelhos como barras paralelas, argolas, trave de equilíbrio e solo. A ginástica artística tornou-se um esporte olímpico em 1896, e desde então tem sido uma das modalidades mais populares dos Jogos Olímpicos.
Hoje em dia, a ginástica é praticada em todo o mundo, em uma variedade de formas e estilos, e sua classificação é feita de duas formas: modalidades competitivas e não competitivas, ou seja, esportivizadas e não esportivizadas.
De acordo com a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) Ginástica é uma forma de exercício físico classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica de Trampolim).
E também as não competitivas (Ginástica de Conscientização Corporal, Ginástica Acrobática e Ginástica para Todos), como as praticadas em academias, grupos, clubes, escolas e etc.
A ginástica é uma atividade física muito importante, que ajuda a desenvolver força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora. Além disso, a ginástica pode ajudar a melhorar a autoconfiança, a disciplina e a capacidade de trabalho em equipe.
Movimente-se com a ginástica!
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
O texto abaixo, fala sobre a origem da ginástica, mas estão faltando 5 palavras. Complete corretamente, usando as palavras citadas abaixo:
EDUCAÇÃO | SOBREVIVÊNCIA | SAUDÁVEL | ANTIGA | GINÁSTICA |
A ginástica é uma prática muito ______________ que surgiu há muitos anos atrás, na pré-história, como forma de _____________________. Já na Grécia Antiga, os gregos consideravam a ________________________ como uma parte importante da _________________, pois acreditavam que um corpo saudável era essencial para uma mente ___________________.
QUESTÃO 2
Marque a alternativa que NÃO representa um tipo de ginástica competitiva.
- rítmica.
- yoga.
- artística.
- trampolim.
QUESTÃO 3
Marque a alternativa que representa um tipo de ginástica NÃO competitiva.
- natação.
- acrobática.
- rítmica.
- atletismo.
QUESTÃO 4
Encontre no caça-palavras alguns dos elementos da ginástica citados abaixo:
EQUILÍBRIO | GIROS | ESTRELA | RODANTE | PONTE | ROLAMENTO |
Q | E | S | T | R | E | L | A | B | R |
W | Q | A | Z | P | P | D | F | G | O |
E | U | A | X | O | J | D | F | Z | L |
R | I | S | C | I | G | P | A | S | A |
T | L | D | G | I | R | O | S | F | M |
Y | Í | F | V | Y | D | N | R | H | E |
U | B | G | B | T | S | T | G | N | N |
I | R | H | N | R | X | E | H | B | T |
O | I | J | M | E | B | Z | U | R | O |
R | O | D | A | N | T | E | T | W | L |
Agora escolha 2 desses movimentos e explique como ele acontece na prática.
Autoria | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | (GO-EF05EF07) Vivenciar e criar de forma individual e coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, como: equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais, construindo coreografias a partir da análise do cotidiano. (GO-EF05EF17) Praticar diversas manifestações da ginástica geral que possibilitem autoconhecimento do corpo humano, reconhecendo suas potencialidades e limitações, considerando os aspectos biológicos e culturais. |
Referências | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 3º, 4º e 5º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Araras/SP: Gráfica e Editora Topázio, 1999. https://www.cbginastica.com.br/ |