You are currently viewing Educação Física – Trekking – Características históricas e culturais.

Educação Física – Trekking – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem do arquivo pessoal: Elaine Faria de Oliveira. Acesso: 09 de Abril de 2024.

CONCEITO

Trekking é uma prática corporal de aventura na natureza que envolve caminhadas prolongadas em trilhas naturais, geralmente em áreas montanhosas ou rurais.

É uma forma popular de explorar a natureza, exercitar-se e desfrutar de paisagens deslumbrantes. Aqui estão alguns pontos importantes sobre o trekking.

HISTÓRIA

O trekking tem suas raízes em diversas culturas ao redor do mundo. No entanto, a origem moderna do trekking como o conhecemos hoje remonta à Europa do século XIX, especialmente na Suíça e no Reino Unido.

Durante este período, a aristocracia e a classe alta britânica começaram a explorar as montanhas dos Alpes suíços como uma forma de escapar das cidades superlotadas e poluídas.

ETIMOLOGIA DA PALAVRA TREKKING

O termo “trekking” tem suas origens na África do Sul e foi adotado durante o século XIX. Originalmente, o termo era usado para descrever viagens ou jornadas prolongadas feitas por colonos ou exploradores através de territórios selvagens e muitas vezes áridos, como os encontrados no interior da África Austral.

Essas jornadas eram frequentemente difíceis e exigiam um grande esforço físico e mental dos participantes. O termo “trekking” derivou-se do holandês “trek”, que significa “mover-se” ou “viajar”.

Os colonos holandeses que se estabeleceram na África do Sul no século XVII usavam o termo “trek” para descrever suas próprias jornadas de migração e exploração.

MODALIDADES

Existem várias modalidades de trekking, desde caminhadas de um dia em trilhas locais até expedições de vários dias ou semanas em rotas remotas e desafiadoras.

EQUIPAMENTOS

O trekking requer equipamentos básicos, como calçados adequados para caminhadas, mochila, vestuário apropriado para o clima, alimentos e água, além de itens essenciais de segurança, como um mapa, bússola, kit de primeiros socorros e equipamentos de navegação.

NÍVEIS DE DIFICULDADE

As trilhas de trekking variam em dificuldade, desde rotas suaves e bem marcadas até caminhos íngremes e rochosos que exigem habilidades de escalada. É importante escolher uma trilha adequada ao seu nível de condicionamento físico e experiência.

DESTINOS POPULARES

O trekking é praticado em todo o mundo, com destinos populares incluindo montanhas como os Alpes, os Himalaias, os Andes e o Monte Kilimanjaro, além de parques nacionais, reservas naturais e trilhas costeiras.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Além do aspecto recreativo, o trekking oferece diversos benefícios para a saúde, como melhoria da condição cardiovascular, fortalecimento muscular, redução do estresse e aumento do bem-estar mental.

PRÁTICA DO TREKKING E A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

É importante praticar o trekking de forma responsável, minimizando o impacto ambiental através da prática do Leave No Trace (Não deixe rastros), que envolve a adoção de práticas sustentáveis, como o descarte adequado de lixo, respeito pela vida selvagem e conservação dos recursos naturais.

No geral, o trekking é uma atividade emocionante e gratificante que permite aos praticantes explorar belas paisagens naturais, desafiar-se fisicamente e experimentar uma conexão mais profunda com o ambiente ao seu redor.

Questão 01 

Trekking é uma prática corporal de aventura na natureza que envolve caminhadas prolongadas em trilhas em ambientes naturais, geralmente em áreas montanhosas ou rurais. O termo “trekking” derivou-se

(A) do holandês “trek”, que significa “mover-se” ou “viajar”.

(B) do alemão que significa “escalar montanhas”.

(C) do português que significa “corrida de orientação”.

(D) do chinês que significa ” caminho suave”.

Questão 02

O trekking é uma atividade praticada globalmente, com destinos populares que incluem montanhas e montes famosos como

(A) o Everest.

(B) o Kilimanjaro.

(C) o Mont Blanc.

(D) o Matterhorn.

Questão 03

a) Quais são algumas das práticas recomendadas para minimizar o impacto ambiental durante uma expedição de trekking?

b) Por que é importante respeitar a flora e a fauna durante uma jornada de trekking?

Questão 04

a) Quais são os benefícios de longo prazo da integração entre a prática do trekking e a conservação ambiental?

b) Realize uma pesquisa e responda. Quais medidas práticas você acha que os governos e as organizações não governamentais poderiam adotar para promover uma prática mais sustentável do trekking e a conservação ambiental em áreas naturais?

Autoria e formaçãoElaine Faria de Oliveira, licenciada em Educação física.
Componentes CurricularesEducação Física
Habilidades: (GO-EF08EF19) Vivenciar e fruir diferentes práticas corporais de   aventura urbanas e na natureza, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais e respeitando o patrimônio  natural e minimizando os impactos da degradação ambiental.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017 . 

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.

Seabra, Carlos – O livro dos jogos das crianças indígenas e africanas / Carlos Seabra; ilustração de Willian Yukio. 1. ed. Itapira, SP: editora Estrela Cultural, 2019.