You are currently viewing Educação Física: Tiro com arco

Educação Física: Tiro com arco

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação física  foi veiculada na TV no dia 17/06/2021 (quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A aula de hoje abordará sobre o esporte de precisão Tiro com Arco , bem como a compreensão, experimentação e fruição no contexto da Educação física.

https://yata.ostr.locaweb.com.br/eb200d2dff552d2a0e973942be54f884e709338c9acc68002fccff921bc51120

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Tiro com arco

Educação física – 9º ANO – Ciclo da adolescência

Olá, tudo bem? Vamos para mais uma aula! Hoje você terá a oportunidade de saber mais sobre o esporte de precisão Tiro com Arco.  Estudaremos história, conceito, valores, regras e fundamentos técnicos e táticos presentes nesse esporte.

HISTÓRIA 

A História do tiro com arcos é muito mais muito antiga. Desde a Pré-história e na Antiguidade a cerca de 20.000 anos na Idade da Pedra Lascada essa atividade já era praticada. As pinturas rupestres mais antigas já mostram homens primitivos caçando com arco.

https://i.pinimg.com/236x/f1/d3/ac/f1d3ac99b3ba0ca316b0c0690e516287.jpg

Muitos povos da Europa, da Ásia, da África e das Américas utilizam o arco e flecha como instrumento de caça a longa distância ou armamento de Guerra. 

 

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRP4M1rY_KeYC-YXZdtDLqVDF01dLAtROPHVg&usqp=CAU

A prática era utilizada muito mais como necessidade do que propriamente como esporte ou diversão. Foi a partir de meados do século XVI, que o tiro com arcos começou a ser tratado como um esporte, e foram criados os primeiros torneios. 

https://iela.ufsc.br/sites/default/files/indio_0.jpg

CONCEITO

Tiro com arco é um esporte que também leva o nome de arqueirismo, ou arquearia, tendo como objetivo utilizar um arco e atirar flechas em um alvo circular. É popularmente conhecido como Arco e Flecha.

Assista ao vídeo sobre a História do Arco e flecha 

https://www.youtube.com/watch?v=gLbGT_JsXmI

VALORES

Atualmente o Tiro com arco é considerado um esporte democrático e inclusivo, jogado por pessoas de diferentes gêneros, idades e com deficiência e em vários países sem qualquer restrição e de maneira informal (quadra, areia, ao ar livre, etc.)

O potencial acadêmico do esporte adaptado | Unicamp

https://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/inlineimages/img_10_acessibilidade_interna_10.jpg

REGRAS BÁSICAS

OBJETIVO DO JOGO  

O objetivo do jogo é acertar o centro do alvo para obter pontos. Quanto mais próximo do alvo central, mais pontos o atirador ganha. No final de uma partida, ganha o arqueiro ou dupla que mais pontos conseguirem.

EQUIPAMENTOS 

Equipamentos como rest, loop, mira, peep, estabilizadores e pesos são utilizados para que os tiros sejam mais precisos. Além disso, são utilizados dois tipos de arcos como equipamentos, o recurvo e o composto. Com esses arcos os alvos são de papel ou de materiais sintéticos. Para quem utiliza o arco recurvo é necessária uma dedeira, e para quem utiliza o arco composto um disparador. Todos os competidores devem ter como equipamentos: roupas e calçados esportivos de tecidos leves, protetor de pulso e protetor de peito (para arqueiros que usam arco recurvo)

Esportes de Precisão: Tiro com Arco – 6º Ano – 3º corte – 2º quinzena –  Educação Física | Portal NetEscola

https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/tiro-3.jpg

FUNDAMENTOS TÉCNICOS E TÁTICOS

EMPUNHADURA  

O arqueiro deve girar o braço estendendo o arco para frente e levemente para dentro.

POSICIONAMENTO CORRETO E FIXAÇÃO DO OMBRO


O arqueiro deve manter a posição do ombro no momento da preparação

ALTURA E POSIÇÃO CORRETAS DA MÃO DE CORDA


A melhor altura do braço ao puxar a corda é entre os olhos e os lábios 

MANTER O CENTRO DE GRAVIDADE CORRETO DURANTE A PREPARAÇÃO

Colocar o centro de gravidade do corpo sobre o centro da largura entre os pés. 

HARMONIA ENTRE A PARTE SUPERIOR E INFERIOR DO CORPO


A parte superior do corpo e os quadris devem permanecer fixos durante a preparação. 

POSIÇÃO ONDE A CORDA É COLOCADA NOS DEDOS

A posição onde a corda é colocada sobre os dedos pode ser na primeira articulação. O local dos dedos na corda antes de puxá-la pode ser atrás da primeira junta, mas quando se atinge o ponto de ancoragem (ponto de referência da puxada), a corda deve estar na primeira articulação dos dedos.

Assista ao vídeo – Conheça o tiro com arco 

ATIVIDADE 01

Após leitura do texto e assistir aos vídeos explicativos converse com seus familiares sobre esse esporte.  Faça uma pesquisa de como construir um arco, uma flecha artesanal para experimentação do jogo. Coloque em prática tudo o que vocês aprenderam e se divirtam-se bastante. Registre esse momento com fotos e vídeos e faça um texto em seu caderno contando o que você aprendeu sobre Tiro com arco.

Ciclo da infância e adolescência:
Habilidade estruturante/Habilidades complementares
(GO-EF08EF22) Praticar esportes de marca, precisão, invasão, rede, parede, campo e taco.