You are currently viewing Educação Física: Tênis

Educação Física: Tênis

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação Física foi veiculada na TV no dia 23/09/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nessa aula, vamos estudar sobre o que são esportes e aprender sobre um esporte chamado Tênis.

Assista a videoaula abaixo, com a temática- Esporte de rede: Tênis.

 Você sabe o que são os esportes?

Em alguns pontos os esportes se parecem muito com as brincadeiras e os jogos. Com as brincadeiras e com os jogos, os esportes têm em comum o fato de serem atividades divertidas, capazes de nos ensinar ou nos treinar e várias coisas. Entre os jogos e os esportes as semelhanças são o caráter competitivo e a presença de regras mais elaboradas e interligadas que NÃO PODEM ser mudadas no decorrer da atividade. Mas tem duas coisas que só os esportes têm: REGRAS OFICIAIS E CAMPEONATOS OFICIAIS. E para manter as regras iguais para todos os praticantes de um esporte e em todos os campeonatos existem as Federações e as Confederações, que são as instituições oficiais de cada esporte, são elas que definem as regras oficiais e organizam os torneios oficiais dentro do seu esporte.

TÊNIS

Agora que você já entendeu o que é um esporte, vamos aprender um pouco sobre um esporte muito legal chamado Tênis. O Tênis é um esporte de rede, que pode ser praticado de forma simples (um atleta de um lado da rede, disputando contra outro 01 atleta do outro lado da rede) ou na forma em dupla (uma dupla de cada lado da rede) podendo ser dupla masculina, dupla feminina ou dupla mista (um homem e uma mulher). O objetivo do jogo é lançar e rebater uma bolinha com uma raquete, de um lado para o outro da rede de modo que o seu oponente não consiga devolver a bolinha pro seu lado da quadra com no máximo um toque da bolinha no chão (o quicar no chão) dentro da quadra dele.

O jogo não é dividido em tempos de minutos, mas sim em games e sets contados em pontos. Ganha o jogo quem ganhar 2 sets, ganha o set quem ganhar 6 games e ganha um game, quem fizer 04 pontos. 

OBS: Os pontos no jogo de Tênis têm uma contagem diferente e para ganhar um set o atleta precisa abrir 02 pontos de vantagem, mas na aula de hoje vamos utilizar uma contagem simplificada para facilitar o entendimento da lógica do jogo.

ÉTICA E VALORES

O jogar limpo é uma condição primária para o desenvolvimento pessoal do jogador de tênis. Frequentemente vemos os melhores jogadores do mundo corrigindo os árbitros, fazendo simplesmente o que é correto e indo na contramão da ideia de vencer a todo custo (ao invés de se aproveitar de um equívoco da fiscalização, por exemplo), demonstrando um estado de maturidade crítica e emocional!

ATIVIDADE 1

Para essa atividade, precisamos primeiro conhecer a quadra de Tênis e entender as regras relacionadas às suas linhas e áreas. Para isso veja o vídeo a seguir:

Agora resolva a seguinte questão:

 Vai ter início uma partida de Tênis Simples, o Juiz chamou os dois jogadores junto a rede para fazer o sorteio de quem daria o saque inicial e o jogador da quadra A é quem vai dar o saque inicial, em qual posição o jogador da quadra B deve se preparar para receber o saque?

ATIVIDADE 2

Agora no vídeo a seguir veja como treinar seu controle e o seu tempo de bola se deslocando de de diferentes formas pelos espaços da sua casa enquanto mantém a bolinha em movimento com a ajuda da raquete:

Mas e se você não tiver nem a bolinha e nem a raquete de tênis? Aí você pode improvisar a bolinha com um balão, uma bolinha de borracha ou até mesmo uma bolinha de papel! Está se perguntando como substituir a raquete? Ah, pra isso você pode utilizar qualquer material um pouco mais rígido como papelão, uma bandeja de plástico ou pode usar um caderno de capa dura, como no vídeo a seguir:

Ciclo da infância: Habilidade estruturante/Habilidades complementares (GO-EF04EF05) Vivenciar e fruir diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/ parede, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo.